Diagrama de Atividades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagrama de Atividades
Advertisements

CIn-UFPE1 Diagramas de Atividades UML. CIn-UFPE2 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas);
Análise e Projeto de Sistemas Diagramas de Atividades Prof. Edjandir Corrêa Costa
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
EA976 – Engenharia de Software AULA 16 Diagrama de Atividades e Diagrama de Estados.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE. Exemplos: 1.Resultado no lançamento de um dado; 2.Hábito de fumar de um estudante sorteado em sala de aula; 3.Condições climáticas.
Registro de Marcas e Patentes Grupo: Ana Luiza Guedes Mello Débora Ferreira Maciel Kemilly Silva Costa Lisandra Pires Neto Torres.
Diagrama de Use Cases. Objetivo  O Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Diagramas Dinâmicos Diagramas de Interação Diagramas de Sequência Diagramas de Colaboração Diagramas de Estado (Statechart) Diagramas de Atividade.
Qual é o melhor regime para sua empresa?
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Lógica de Programação I
Introdução a Algoritmos
Recursão.
Estrutura Condicional
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
Diagrama de Use Cases.
Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
UML: Casos de Uso.
Prof. Wellington Franco
IP – Condicionais e controle de fluxo
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
PROBABILIDADES.
Estrutura de decisão Neste tipo de estrutura o fluxo de instruções a ser seguido é escolhido em função do resultado da avaliação de uma condição. Uma.
Descrição de Casos de Uso
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Cadastro de Funcionário
Introdução à Programação
Revisão para AIISC Hoje faremos vários exercícios de revisão.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
BANCO DE DADOS II.
Diagramas de Sequência
Análise & Projeto – Diagrama de Entidade-Relacionamento
Estrutura de Repetição
Cálculo do clique maximal de um grafo
Arranjo Físico Celular
Elaboração de Casos de Teste Funcionais RUP
UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada
Organização básica de arquivos
Linguagem de Programação I
Cálculo combinatório.
Aula 3.2.
PROJETO DE TUBULAÇÃO TELEFÔNICA
Algorítmos e Técnicas de Programação
Algorítmos e Técnicas de Programação
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Linguagem de Programação I
Variância e Desvio padrão
Função exponencial – Parte 1
REGIN | Operacional Lei REDESIM – 11598/07.
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Diagrama de atividades
ALGORITMOS.
ALGORITMOS.
Diagramas de Atividades
Princípios de Telecomunicações
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Geometria Computacional
Circuitos Sequenciais
Metodologia Científica e Tecnológica
Introdução a progrmação Comandos condicionais: if e switch
Aula 02 - Introdução à Lógica Matemática
Modelagem de Markov.
Aula 3 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

Diagrama de Atividades

Introdução Tipo de fluxograma estendido Permite representar ações concorrentes e sua sincronização. Pode-se especificar: Processos de negócios Comportamento interno de um objeto Comportamento de casos de uso Algoritmos

Elementos de diagrama de atividades Elementos podem ser divididos em dois grupos: controle seqüencial e controle paralelo . Elementos utilizados em fluxos seqüenciais: Ação Atividade Estados inicial e final, e condição de guarda Transição de término Pontos de ramificação e de união Elementos utilizados em fluxos paralelos: Barras de sincronização Barra de bifurcação (fork) Barra de junção (join)

Elementos

Fluxo de controle sequencial Um estado em um diagrama de atividade pode ser: um estado atividade leva um certo tempo para ser finalizado. um estado ação: realizado instantaneamente. Deve haver um estado inicial e podem haver vários estados finais e guardas associadas a transições.

Fluxo de controle sequencial Um ponto de ramificação possui uma única transição de entrada e várias transições de saída. Para cada transição de saída, há uma condição de guarda associada. Quando o fluxo de controle chega a um ponto de ramificação, uma e somente uma das condições de guarda deve ser verdadeira. Pode haver uma transição com [else]. Um ponto de união reúne diversas transições que, direta ou indiretamente, têm um ponto de ramificação em comum.

Fluxo de controle paralelo Uma barra de bifurcação recebe uma transição de entrada, e cria dois ou mais fluxos de controle paralelos. cada fluxo é executado independentemente e em paralelo com os demais. Uma barra de junção recebe duas ou mais transições de entrada e une os fluxos de controle em um único fluxo. A transição de saída da barra de junção somente é disparada quando todas as transições de entrada tiverem sido disparadas.

Diagrama de Atividades – formato geral

Swimlanes Algumas vezes, as atividades de um processo podem ser distribuídas por vários agentes que o executarão. Ex. processos de negócio de uma organização. Isso pode ser representado através de swim lanes. As raias de natação dividem o diagrama de atividade em compartimentos . Cada compartimento contém atividades que são realizadas por uma entidade.

Exemplo de swimlanes

Modelagem de processo de negócios

Modelagem da lógica de casos de uso A realização de um caso de uso requer que alguma computação seja realizada. Esta computação pode ser dividida em atividades. “Passo P ocorre até que a C seja verdadeira” “Se ocorre C, vai para o passo P”. Nessas situações, é interessante complementar a descrição do caso de uso com um diagrama de atividade.

Modelagem da lógica de casos de uso Os fluxos principal, alternativos e de exceção podem ser representados em um único diagrama de atividade. Identificação de atividades através do exame dos fluxos do caso de uso.

Modelagem de Casos de Uso

Modelagem de Algoritmos Nível de abstração mais baixo Possibilidades de modularização

Exercícios Faça um diagrama de atividades para representar o algoritmo para o cálculo do fatorial de um número.

Locação de DVDs O sócio deve se dirigir ao atendente e apresentar seu código de registro. O atendente pesquisará o sócio para verificar se este realmente se encontra registrado. Se a pessoa em questão não estiver registrada, a locação deve ser recusada. Caso o sócio esteja cadastrado, o sistema deve verificar se este possui alguma pendência, ou seja, se possui alguma locação ainda não devolvida. Se houver alguma pendência a locação deverá ser recusada. Se o sócio não possuir pendências, então o atendente irá registrar a locação, bem como cada uma das cópias locadas.