Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação

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Transcrição da apresentação:

Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e Científica Professor Leonel Morgado Nunes, R. R. rrnunes@utad.pt Março/2011

Questão da Pesquisa

Por que usar Estudo de Caso? método de pesquisa empírico considerado adequado para investigar fenómenos num dado contexto; fronteiras entre fenómeno e o contexto não são evidentes; estudos de caso exploratórios são usados para investigações iniciais de um fenómeno para derivar hipóteses e teorias, enquanto estudos de caso confirmatórios são usados para confirmar ou refutar hipóteses e testar teorias. EASTERBROOK, S. M., SINGER, J., STOREY, M, e DAMIAN, D. Selecting Empirical Methods for Software Engineering Research. In F. Shull and J. Singer (eds) "Guide to Advanced Empirical Software Engineering", Springer, 2007. WAINER, J.. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a ciência da computação. In: Tomasz Kowaltowski; Karin Breitman. (Org.). Atualização em informática 2007. : Sociedade Brasiliera de Computação e Editora PUC rio, 2007, v., p. 221-262. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 3.ed. ISBN: 85-363-0462-6. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Projeto Estudos de Caso Exploratório Entrevista com especialista; Sessão de 1 hora; 15 Alunos de graduação; Dados a serem coletados: Registro das mensagens; questionário de avaliação; entrevistas-abertas; Captura de vídeo da sessão de entrevista. Diferentes fontes de dados são geralmente usadas em Estudos de Caso

Estudos de Caso Exploratórios Quais são os problemas que ocorrem ao usar bate-papo para realizar entrevistas? Terra Chat Bate-papo do Second Life

Problemas Identificados Pergunta-sem-resposta; Dificuldade para identificar o par resposta-pergunta; Sobrecarga de perguntas; Inversão de papéis; Falta de visibilidade da produção do turno.

Pergunta-sem-resposta “Como diminuir o número de perguntas que ficam sem respostas?” 36 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (16%) 30 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (20%)

Hipótese “Se as mensagens com perguntas que ainda não foram respondidas forem destacadas e organizadas através de uma lista, então restarão menos pergunta-sem-resposta ao final de uma sessão de entrevista.”

Estudo Piloto Identificar os problemas de funcionalidade, de usabilidade e bugs no sistema InterVIU. InterVIU

Problemas Identificados Bug: Falta de controle sobre as barras de rolagem; Usabilidade: Dificuldade de reconhecimento das áreas na interface; Usabilidade: Área de resposta sub-dimensionada; Usabilidade: Falta de visibilidade da Produção do Turno; Funcionalidade: Impossibilidade de complementar perguntas e respostas.

Projeto Estudo de Caso Confirmatório Entrevista com especialista; Sessão de 1 hora; 30 Alunos de graduação divididos em 2 grupos: 15 alunos usam a ferramenta InterVIU; 15 alunos usam o sistema “Entrevista” (InterVIU sem a área de perguntas). Dados a serem coletados: Registro das mensagens; questionário de avaliação; entrevistas-abertas ; Captura de vídeo da sessão de entrevista.

Estudo de Caso Confirmatório Confirmar ou refutar a hipótese e analisar a ocorrência de outros fenômenos na realização de entrevistas em sistemas computacionais. InterVIU “Entrevista”

Pergunta-sem-resposta foi resolvido “Diminuiu o número de pergunta-sem-resposta usando o InterVIU” 18 perguntas nenhuma pergunta-sem-resposta 25 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (24%)

Tem certeza que é Estudo de Caso? Por que não é Experimentação? - nem todas as variáveis estão definidas e controladas; - algumas variáveis são apenas parcialmente controladas; - presença de dados e análises qualitativas. Por que não é Pesquisa-Ação (Investigação-Acção)? - o objectivo da pesquisa não é mudar um procedimento; - o pesquisador actuou como observador do grupo sem alto grau de envolvimento; - foi realizada uma investigação com o objectivo de dar um único passo para tentar resolver um único problema específico.

Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e Científica Professor Leonel Morgado Nunes, R. R. rrnunes@utad.pt Março/2011