DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA Matemática

2007 - 2008 Leitura crítica por docentes de Universidades. DEB Itinerante – contribuições dos professores da rede pública.

DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA Dimensão Histórica Fundamentos Teórico- Metodológicos Conteúdos Estruturantes Encaminhamentos Metodológicos Avaliação

HISTÓRICO Duas dimensões: Matemática como ciência => compreender a construçao do conhecimento matemático, desde suas origens, situando os Conteúdos Estruturantes. Matemática como disciplina escolar => como a disciplina se configurou no currículo escolar brasileiro.

FUNDAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Educaçao Matemática é uma área que investiga o estudo dos fatores que influenciam, direta ou indiretamente, sobre os processos de ensino, aprendizagem e do conhecimento matemático.

Investiga, também, como o aluno, por intermédio do conhecimento matemático, desenvolve valores atitudes de natureza diversa, visando a sua formaçao integral como cidadão. (DCE, 2008, p. 48)

CONTEÚDO ESTRUTURANTE Conhecimentos de grande amplitude que estruturam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para sua compreensão.

Tratamento da Informação Os Conteúdos Estruturantes da disciplina de Matemática para a Educação Básica são: Números e Álgebra Grandezas e Medidas (2008) Geometrias Funções Tratamento da Informação

O texto traz os desdobramentos dos Conteúdos Estruturantes, mas não pontua Conteúdos Específicos. Procura orientar o professor no sentido de evidenciar o que o aluno deve compreender para os níveis de Ensino Fundamental e Médio em cada um desses conteúdos.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO Articulação entre os Conteúdos Estruturantes => conceitos se intercomunicam e complementam. Contextualização na Matemática.

Articulaçao de conteúdos 5ª Série Conteúdo Estruturante: Geometrias Conteúdo Básico: Geometria Plana Conteúdo Específico: Perímetro e Área dos poligonos. Articulaçao com outro conteúdo específico: Operaçoes com números naturais (adição e multiplicação)

Os conteúdos deverão ser abordados de forma articulada, que possibilitem uma intercomunicaçao e o entendimento que a apropriaçao de conceitos pode ocorrer em outros contextos. O professor ao evidenciar essas relações, possibilita ao aluno a compreensão que o conhecimento matemático não é fragmentado.

Articulação entre as tendências Metodológicas: Modelagem Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Mídias Tecnológicas; História da Matemática; Investigações Matemáticas.

AVALIAÇÃO Considera-se que a avaliação deve acontecer ao longo do processo de ensino e aprendizagem, ancorada em encaminhamentos metodológicos que abram espaço para a interpretaçao e discussão, que considerem a relaçao do aluno com o conteúdo trabalhado, o significado desse conteúdo e a compreensão alcançada por ele.(DCE, 2008, p.69)

Na avaliação observa-se: Capacidade de comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito. Participação em produção coletiva. Interpretação do texto matemático. Os meios utilizados na resolução de um problema e no seu retrospecto.

O professor deve considerar as noções que o estudante traz, decorrentes da sua vivência, de modo a relacioná-las com os novos conhecimentos abordados nas aulas de Matemática.