ESCOLA DE TEM PO INTEGRAL 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Jornada Pedagógica – POIE
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERSPECTIVAS PARA 2009.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
CURRICULO +.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Diretoria de Currículos e Educação Integral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profa. Cristina Araújo de Farias
Ensino Bilíngue – Período Integral
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Disciplina de Arte.
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA DE TEM PO INTEGRAL 2013 E T I ESCOLA DE TEM PO INTEGRAL 2013

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL Uma das tendências atuais da Educação Integral é a forma de atendimento em tempo integral, que consiste na extensão do horário escolar dentro da própria escola, pressupondo “uma formação mais completa para o ser humano-cidadão-aluno” em busca de seu pleno desenvolvimento. A urgente necessidade de que ambos os elementos estejam presentes nas escolas brasileiras se reflete na legislação vigente.

A Lei Nº 9394/06 -“Art. 34. A jornada escolar no Ensino Fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola".

§ 1º São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nesta Lei. § 2º O Ensino Fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.” A reorganização curricular A Relação entre a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada A Parte Diversificada do Currículo das Escolas de Tempo Integral compõe-se de:  Atividades Complementares;  Oficinas Curriculares de temática determinada; e;  Oficinas Curriculares de temática eletiva.

Atividades Complementares As Atividades Complementares enfatizam competências leitoras, escritoras e matemáticas, imprescindíveis para o desenvolvimento dos componentes curriculares de todas as Áreas do Conhecimento: Hora da Leitura, Produção de Texto e Experiências Matemáticas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e; Língua Estrangeira Moderna, Leitura e Produção de Texto e Experiências Matemáticas, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Experiências Matemáticas Hora da Leitura Produção de Texto Experiências Matemáticas Alguns jogos podem ser confeccionados por educandos e professores, como dominós de pontos, dominós de operações, dominós de formas geométricas, jogos de trilha, Caracol do Resto, Stop. Outros podem ser jogados on-line, como jogos de multiplicação (http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-de-multiplicacao/, acessado em 21/01/2013) e os disponibilizados na página virtual da Revista Nova Escola:

Daqui pra lá, de lá pra cá: Jogo para pensar sobre Relações Espaciais. O enigma das frações: Atividade sobre os conceitos de Fração. Feche a caixa: Exercício para estimular o Cálculo mental. Jogo do castelo: Desafio sobre o sistema de Numeração Decimal. Labirinto da Tabuada: A Multiplicação e suas propriedades. Bilhar holandês: Relacionado ao Cálculo mental

Oficinas Curriculares Oficinas Curriculares de Temática Determinada LEM- Durante as aulas de Língua Inglesa, os professores devem falar inglês, pois as crianças também se sentirão encorajadas a expressar-se neste idioma. Significa que as crianças aprenderão, implicitamente, muitos vocábulos. Usando palavras curtas, sentenças repetitivas e gestos para elucidar o significado, linguagem corporal e objetos (realia), o uso da Língua Portuguesa não será necessário. O professor deve evitar usá-la. Se uma criança empregá-la, o professor deve responder em inglês, a menos que o estudante não compreenda o que está sendo dito.

Orientação de Estudos As atividades desta oficina objetivam o ensino de métodos de estudo que levem os estudantes a aprender de forma autônoma e independente. Oficinas Curriculares de Temática Eletiva

Eixo Temático: Linguagens Artísticas Atividades Artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro Eixo Temático: Cultura de Movimento Atividades Esportivas e Motoras Sugere-se a leitura prévia do Material Escola de Tempo Integral: Oficinas Curriculares de Atividades Esportivas e Motoras (2007) para se recuperar alguns princípios básicos para organização dessas Oficinas. No material, é possível se verificar a necessidade de as Oficinas se configurarem numa extensão do Currículo de disciplina específica, com a possibilidade de se priorizar a aquisição de conteúdos procedimentais, num conjunto de aulas destinadas, a incentivar o aumento do repertório motor dos estudantes. Assim, a estruturação inicial das Oficinas pode ocorrer por meio de projeto interdisciplinar, temática ou ponto a ponto com o conteúdo curricular.

Eixo Temático: Trabalho e Consumo Para o estudo desse tema, sugere-se utilizar os materiais disponibilizados no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Lá, é possível encontrar uma apresentação sobre a Educação Fiscal, conceitos que envolvem esse tema, jogos e atividades para serem utilizadas com os alunos, entre outros: http://www.fazenda.sp.gov.br/educacao_fiscal/default.sht (Acesso em 21/01/2013);

Tecnologia e Sociedade Oficinas Temáticas no Ensino Público – Formação Continuada de Professores: 6º, 7º, 8º e 9º Anos - EF anos finais: Hidrosfera – pág. 43 a 73/ Os Metais: Propriedades e Usos – pág. 74 a 87/ Os Alimentos: Composição e Nutrição – pág. 88 a 106. Revista Ciência Hoje o Por que os passarinhos não levam choque quando pousam nos fios elétricos? http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/revistas/reduzidas/191/#/4/ (Acesso em 21/01/2013);