SERVIÇO “QUERO VIDA”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
O campo da Psicologia no CRAS
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI)
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Manual do Cuidador.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Relatório de Atividade
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
No Âmbito da Assistência Social
Rede de atenção Intersetorial
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Apresentação Anual SexoIdade AnoUsuários Atendidos Usuários Desligados Total
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
CRAS nas PECs.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
CETREMI.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

SERVIÇO “QUERO VIDA”

GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL Organograma GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL MÉDIA COMPLEXIDADE SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL A IDOSOS E SUAS FAMÍLIAS “QUERO VIDA”

Local/ Horário de Funcionamento Avenida Presidente Castelo Branco nº 1.385, no Jardim São Matheus, localizado na região norte da cidade. Este local foi escolhido tendo em vista a proximidade de vários recursos. De 2ª a 6ª feira, das 07:30h às 17hs

Área de abrangência Âmbito Municipal; O serviço atende o idoso residente na cidade de Vinhedo independentemente do bairro em que reside.

Perfil do Usuário Idosos, de ambos os sexos, com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: administração de medicamentos, preparação de sua própria alimentação, realização da higiene pessoal, locomoção, etc.

Perfil do Usuário Idosos sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada (graus de dependência I ou II segundo a ANVISA). Familiares do idoso têm que estar trabalhando e/ou estudando, não tendo, assim, nenhuma disponibilidade de proverem os cuidados necessários ao idoso.  

Objetivo Geral Garantir espaço de acolhimento, proteção e convivência a idosos semi-dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

Objetivos Específicos Propiciar convívio social através de atividades adaptadas às necessidades do idoso, buscando recuperar a saúde física e emocional; Oferecer serviço de suporte as famílias quanto aos tratamentos médicos para os idosos; Integrar os idosos nas atividades dos demais Programas disponíveis no município de acordo com a capacidade física e emocional, visando melhoria na qualidade de vida; Propiciar alimentações adequadas, visando a melhoria da saúde do idoso;

Objetivos Específicos Realizar o acompanhamento familiar, para o fortalecimento do vínculo entre idoso e família. Realizar trabalho socioeducativo com os familiares na perspectiva de orientar quanto ao processo do envelhecimento e quanto aos cuidados adequados para o idoso; Prevenir situações de riscos pessoal e social aos idosos; Evitar o isolamento social e a institucionalização; Reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes domésticos com idosos; Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais a seus idosos, propiciando a elas condições básicas para alcance de autonomia e provimento de renda.

Permanência no Serviço A permanência de cada idoso no serviço está condicionada à avaliação contínua de sua situação, incluindo aspectos de adaptação do idoso e condicionantes que deram origem a situação de risco ou vulnerabilidade.

O serviço tem capacidade para atender até 20 idosos.

Atividades socioassistenciais Visitas domiciliares obrigatoriamente quando do ingresso do usuário ao serviço, e sempre que for necessário e/ou adequado para acompanhamento da situação do idoso. Promoção de acesso a benefícios e serviços socioassistenciais (Benefício de Prestação Continuada - BPC, por exemplo). Complementação do trabalho com a família tendo como referência o CREAS e sua integração com o CRAS. Elaboração de plano de desenvolvimento para cada idoso, promovendo seu acesso a bens públicos, ao convívio comunitário e, na medida do possível, sua autonomia. Incentivo e promoção da participação da família e da comunidade na atenção ao idoso. 

 Atividades de Saúde Administração de medicamentos receitados por profissional competente e com receita médica. Tais medicamentos são providenciados e enviados pelos familiares do idoso. Encaminhamentos do idoso para atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos de rotina, sempre com a participação da família. Providências nas situações que requeiram atendimento médico emergencial durante o tempo que o idoso esteja no serviço, com encaminhamento para Unidades de Pronto Atendimento. Visitas quinzenais de médico geriatra da rede pública municipal de Saúde para acompanhamento e orientações aos idosos.

Atividades socioeducativas Atividades grupais recreativas, de educação física, de lazer, culturais e de interação social, como passeios a parques, escolas, museus ou outros locais de interesse dos idosos. Reuniões socioeducativas com os familiares dos idosos com o objetivo de orientar sobre garantia de direitos, acesso a serviços sociais, relações familiares, etc. Promoção da convivência intergeracional.

Atividades de Alimentação REDE Privada – Média Complexidade Atividades de Alimentação São providenciadas as seguintes refeições: café da manhã, colação, almoço e lanche da tarde, com acompanhamento da Nutricionista.

REDE Privada – Média Complexidade Recursos Humanos 1 Encarregada / Assistente Social; 1 Psicólogo; 1 Nutricionista; 1 Educadora Física; 1 Enfermeira; 2 Técnico de Enfermagem; 1 Recepcionista / Administrativo; 2 Auxiliares de limpeza; 1 Merendeira; 1 Estagiária de Psicologia; 1 Cuidador.

Alongamento Perfumado Estimulação e Massagem REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Alongamento Perfumado Estimulação e Massagem

REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Boliche Adaptado Jogos de Mesa

REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Música Leitura de Notícias

Passeio ao Shopping Dom Pedro Passeios à praças públicas REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Passeio ao Shopping Dom Pedro Passeios à praças públicas

Encontro Intergeracional REDE Privada – Média Complexidade Alguns momentos... Encontro Intergeracional Semana do Idoso Quadrilha Quero Vida

REDE Privada – Média Complexidade Contato Denise Aparecida Francisco – Assistente Social E-mail: creas.asocial@vinhedo.sp.gov.br Telefone: (19) 3886-2324

Obrigada !