Planejamento - Professor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
As visões desenvolvimento e aprendizagem
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Formas de Planejamento
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação no contexto do Trabalho
Programa Ler e Escrever
O sucesso do trabalho pedagógico
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Avaliação Diagnóstica
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
3º Momento Resultados Simare 2014
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
REPLANEJAMENTO 2015.
Por uma educação de qualidade
Professor(es) Apresentador(es):
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Método de Ensino.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projetos e Sequências Didáticas
Termo de Terminalidade
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Planejamento - Professor Dimensões e implicações da especificidade da disciplina; Organização Didática – saberes escolares; Competências/ Habilidades – seleção de conteúdo – relevância social e cultural; Processo de Internalização; Planificar as informações; Utilizar dados e resultados para mudanças de estratégias; Promover a prática em busca da autonomia.

A aula observada/acompanhada Apresenta sequência e intencionalidade pedagógica? O professor se planeja para a aula (estuda a S.A.,organiza e prepara os materiais/ recursos necessários)? O professor tem clareza e coloca foco nos objetivos, nas atividades e nas habilidades a serem alcançados?

A aula observada/acompanhada A gestão de sala de aula adotada pelo professor está ou não contribuindo para o trabalho? O professor faz uso de estratégias que estimulem a participação dos alunos?

A aula observada/acompanhada O professor tem conseguido tomar medidas a partir do que tem observado sobre o desenvolvimento dos alunos? O professor faz registros das habilidades alcançadas e reorganiza sua situação a partir dessa observação?