Planejamento - Professor Dimensões e implicações da especificidade da disciplina; Organização Didática – saberes escolares; Competências/ Habilidades – seleção de conteúdo – relevância social e cultural; Processo de Internalização; Planificar as informações; Utilizar dados e resultados para mudanças de estratégias; Promover a prática em busca da autonomia.
A aula observada/acompanhada Apresenta sequência e intencionalidade pedagógica? O professor se planeja para a aula (estuda a S.A.,organiza e prepara os materiais/ recursos necessários)? O professor tem clareza e coloca foco nos objetivos, nas atividades e nas habilidades a serem alcançados?
A aula observada/acompanhada A gestão de sala de aula adotada pelo professor está ou não contribuindo para o trabalho? O professor faz uso de estratégias que estimulem a participação dos alunos?
A aula observada/acompanhada O professor tem conseguido tomar medidas a partir do que tem observado sobre o desenvolvimento dos alunos? O professor faz registros das habilidades alcançadas e reorganiza sua situação a partir dessa observação?