Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Formação Sala de Leitura e Filosofia
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Ministério.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Termo de Terminalidade
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental PNLD – 2013

A Resolução CNE/CEB Nº 7, de 14 de dezembro de 2010 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, em especial no Art. 30. Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

A Alfabetização e o Letramento; O desenvolvimento das diversas formas de expressão: língua portuguesa, a literatura, a música e demais artes, a educação física, assim como o aprendizado da matemática, da ciência, da história e da geografia;

A continuidade da aprendizagem como um ciclo sequencial garantindo o prosseguimento dos estudos; Cabe aos professores adotar formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade das crianças nas salas de aula…

…e as levem a explorar mais intensamente as diversas linguagens artísticas, a começar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.

A escolha O processo de escolha deve ser realizado pelo conjunto de professores de cada escola, considerando-se:

A preocupação com a formação integral dos alunos, buscando aliar aos conteúdos didáticos elementos para o debate e a reflexão, contribuindo para a formação cidadã dos educandos.

Analisar quais obras apresentam as características consideradas importantes para atender ao projeto político pedagógico da escola e que melhor se adaptam à realidade de seus alunos.

Analisar as obras atualmente em uso: isso possibilita uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido na escola e considerar um novo material a partir das questões: A seleção de conteúdos é adequada?

A sequência em que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola? O conjunto de conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo? A linguagem é clara e precisa?

Texto das explicações é acessível para os alunos? As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender os textos? Manual de orientação do professor contribuiu o suficiente para um melhor uso do material?

A forma como as coleções se apresentam no PNLD 2013 tem por objetivo atender às novas demandas apresentadas no âmbito da reorganização do Ensino Fundamental de nove anos e da constituição de um ciclo para os três primeiros anos desse segmento.

Assim, as coleções estão organizadas: letramento e alfabetização (1º ao 3º) e de língua portuguesa (4º ao 5º), de alfabetização matemática (1º ao 3º) e de matemática (4º ao 5º).

Língua Portuguesa Critérios eliminatórios específicos Explicitar clara e corretamente as concepções de língua/linguagem e de ensino-aprendizagem que adota, assim como os princípios teórico- metodológicos assumidos e os objetivos da proposta didático- pedagógica;

Manter-se coerente com os princípios e objetivos dessa proposta, respeitando os preceitos que lhe dão identidade e que permitem não só identificá-la, mas compreender seu alcance e operá-la de forma adequada;

Descrever com precisão e funcionalidade, do ponto de vista dos usuários visados, a organização geral da proposta; Explicitar e justificar, no caso de recorrer a mais de um modelo didático-metodológico,

...o arranjo proposto, indicando claramente a articulação entre seus componentes; isso, necessário no caso dos livros destinados à alfabetização, cujos objetos de ensino e de aprendizagem, relacionados ao letramento e à alfabetização, demandam, por sua natureza diversa, tratamentos didáticos específicos;

Desenvolver as capacidades inerentes à leitura e à produção da escrita, à compreensão e produção de textos orais e à reflexão sobre a língua e a linguagem.

Critérios de organização didático-metodológica Selecionar e articular os conteúdos de forma a garantir a progressão do ensino-aprendizagem;

Solicitar do aluno o uso das funções cognitivas requeridas para a elaboração de novos objetos de conhecimento, respeitando a progressão necessária a essa elaboração; Oferecer suportes para o exercício de operações de nível superior (análise, síntese, resolução de problemas);

Favorecer a integração e a interpretação dos novos conhecimentos no conjunto sistematizado de saberes; Orientar os professores no que diz respeito à identificação e à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno;

Considerando os quatro eixos que organizam o ensino-aprendizagem em língua materna (1. Leitura; 2. Produção de textos; 3. Oralidade; 4. Análise e reflexão sobre a língua, com a construção correlata de conhecimentos linguísticos),  

...a coerência e a adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pelas coleções devem pautar-se, ainda, por dois outros grupos de critérios.

Relativos à natureza dos textos selecionados A seleção textual deve justificar-se pela qualidade da experiência de leitura que possa propiciar e não pela possibilidade de exploração de conteúdos curriculares; os pseudotextos, criados única e exclusivamente com objetivos didáticos, são inaceitáveis;

Os gêneros discursivos presentes na coleção devem ser representativos da heterogeneidade do mundo da escrita, inclusive no que diz respeito a registros, estilos e variedades (sociais e regionais) do Português;

Os textos da tradição literária de língua portuguesa são imprescindíveis, especialmente os da literatura brasileira; Os autores devem ser representativos de diferentes tendências, estilos e/ou movimentos;

Nos volumes que compõem a coleção de Letramento e Alfabetização, a presença de textos da tradição e da literatura oral é imprescindível;

É imprescindível a presença de textos pertencentes a esferas socialmente mais significativas de uso da linguagem (como a jornalística, a científica etc.);

Entre os textos selecionados, os integrais devem comparecer em quantidade significativa; no caso dos fragmentos, é de fundamental importância que a unidade esteja preservada e que os cortes sejam adequadamente assinalados;

As fontes completas de cada texto ou fragmento precisam vir claramente indicadas; A coleção deve incentivar professores e alunos a buscarem textos e informações fora dos limites do próprio livro didático.

Relativos ao trabalho com o texto Organização de práticas pertinentes e adequadas de letramento, que levem o aluno a conviver com diferentes funções da escrita e a reconhecer e assimilar características, instrumentos;

A compreensão dos princípios que regulam a escrita alfabética, por meio de atividades de análise e reflexão sobre as propriedades sonoras da fala e sua relação com os recursos gráficos da escrita;

O desenvolvimento da fluência, tanto na leitura e na escrita quanto nas práticas de linguagem oral de interesse escolar.