AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
A ARTE DE AVALIAR: UM DESAFIO A SER VENCIDO
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Regras de ouro da Educação Física
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Planejamento Escolar Temas a serem abordados durante a elaboração do Plano de Ação 2013: Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ambientes de leitura;
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Secretaria da Educação e Cultura
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
Construindo o futuro do seu filho!
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Planejamento e 7 de março de 2014.
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
DESENHO DO.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
CONTRIBUIR PARA QUE OS JOVENS CONCLUAM O ENSINO MÉDIO COM QUALIDADE
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
3º Momento Resultados Simare 2014
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
REPLANEJAMENTO 2015.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
MAPA DE HABILIDADES.
O papel pedagógico do órgão gestor
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - 2014 Diretoria de Ensino – Região de Suzano Sandra e Alexandre (PCNP de Matemática) Edmeia e Giani (PCNP de Língua Portuguesa)

Sugestões de Planilha

Orientação para os Registros e Tabulações dos resultados do 1 º Semestre - 2013

O processo de avaliar tem, basicamente, três passos:  - conhecer o nível de desempenho do aluno (constatação da realidade);  - comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo educativo;  - tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.  "Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando provoca o desenvolvimento do educando", afirma Luckesi. 

O que são erros ? - Plano de Ação - Recuperação

E agora, o que fazer com os resultados? O que são erros ? – Plano de Ação - Recuperação Erro é o que não se aprendeu ou o que ainda não se aprendeu? Se nós considerarmos que o erro é o que ainda não se aprendeu, ele é muito mais valorizado, importante, fecundo e positivo para o processo avaliativo. Recuperação não é repetição. Ninguém se recupera repetindo o processo. A vida não se passa a limpo. A gente anda para a frente. Então, a recuperação tem que corresponder a um projeto de futuro - novas estratégias pedagógicas, explicações diferenciadas, ações interativas. Recuperar não é repetir, não é olhar para trás, não é fazer de novo. É fazer melhor, é caminhar para a frente, é fazer diferente.

Escola( Trio Gestor) / Professor e Acompanhamento Escola( Trio Gestor) / Professor e Diretoria de Ensino –Região de Suzano

Acompanhamento - Escola (trio Gestor) /Professor Diretoria de Ensino - Região de Suzano

Envio da Planilha de Acompanhamento As planilhas de Acompanhamento deverá ser entregues até o dia 05/05/2014 , com o objetivo de Observar, anotar, replanejar, as Orientações de formação com os professores.

ÓTIMO TRABALHO PARA TODOS NÓS !!!!!!!