MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Professor Auxiliar.
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Encontro dos Professores de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Recuperação Intensiva
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Não considere nenhuma prática como imutável
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Programa Ler e Escrever
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Nesse espaço virtual iremos revisar alguns conceito matemáticos os quais facilitarão a sua compreensão e resolução dos exercícios.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE.
Conceitos e Procedimentos
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Es Vocacional de 3º ciclo do ensino básico
Autora: Graziela Langone Fonseca
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Rita Prates e Sueli Araujo
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
REPLANEJAMENTO 2015.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
ENSINO MÉDIO RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Avaliação da Aprendizagem em Processo 3ª edição 2012 Rita de Cássia T. Prates e Sueli Ap. Gobbo Araujo.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
MAPA DE HABILIDADES.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson

1ª série - EM

1ª e 2ª série - EM

Dentre as questões propostas para análise nos últimos relatórios do SARESP e nas Avaliações Diagnósticas, podemos notar que algumas mantém as mesmas características e, mesmo assim, a incidência de erros é grande. Vamos evidenciar algumas delas:

Conjuntos Numéricos: relacionar, classificar e ordenar os números. Exemplos: Apontar os números na reta numérica. Relacionar números equivalentes. Frações: Equivalência, representação decimal e operações. Exemplos: -Representação parte todo através de imagem. -Operações através de Resolução de Problemas. -Representação de uma fração na forma decimal. Gráficos: Interpretação e Resoluções de Problemas com dados expressos em tabelas ou gráficos. Figuras Geométricas: Identificar elementos dos poliedros, planificações, medidas de área e perímetro. Operações com números inteiros. Exemplo: Problemas de temperatura com graus negativos e positivos. Campo Multiplicativo: Resolver problemas através de Combinações. Problemas com medidas de tempo: horas e minuto. Resolução de situações problema utilizando a proporcionalidade. Relógio: ângulos ou fração do tempo.

Analisando os dados de Matemática, de forma geral, notamos que os índices tem muito a melhorar em todos os temas, porém os que indicam maior dificuldade dos alunos são: Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Reflexão para o professor de Matemática: Na execução do meu planejamento eu estou abordando todos os temas interligados como é proposto no Currículo Oficial?

Num currículo extenso como o de Matemática, é importante que os alunos percebam a integração entre os diferentes temas estudados. A escolha dos conteúdos que fazem parte dos cadernos é baseada em algumas ideias fundamentais da Matemática. Currículo Oficial do Estado de São Paulo

Reflexão para os Gestores: Que ações eu posso propor aos docentes da minha escola, de forma que, todos os professores auxiliem no desenvolvimento das ideias fundamentais que perpassam o Currículo de Matemática?