PRODUÇÃO DE TEXTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFª. ESP.BRUNA KELY DA SILVA GALVÃO LIMA.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Feedback Realimentação ou retroalimentação
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Programa Ler e Escrever
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Observação da sala de aula
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
A estrutura do texto escrito: interação a distância
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Programa de Formação Continuada
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Resumo.
Estrutura do documento:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Texto Dissertativo Argumentativo
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Etapas de uma sequência didática
Por que o jornal na escola?
Como redigir um bom texto?
“Um país se faz de homens e livros”
FICHAMENTO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A produção de textos e o ENEM
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO DE TEXTO

O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL?? Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

Segundo os vários dicionários que circulam pelo meio estudantil: ato ou efeito de produzir, construir, fazer, criar pela imaginação

Outras duas perguntas também óbvias e fáceis: O que é texto Outras duas perguntas também óbvias e fáceis: O que é texto? Texto é tecido (o escritor como um tecelão, tecendo palavras, parágrafos, períodos e por fim a obra completa). O que é textual? Textual é tudo o que é relativo ao texto, ou seja, tudo o que vem transcrito em um texto.

Produção Textual é a construção (produção) de textos Produção Textual é a construção (produção) de textos.Nada mais é do que a reunião de palavras que compõem a Língua Portuguesa, com o auxílio da imaginação (CRIATIVIDADE) para formar um conjunto de parágrafos (frases que formam um período e depois um texto completo) e que tem por objetivo um todo (textual) composto de coesão (concordância) e coerência (razão, harmonia) e beleza.

A produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a redação, produção realizada pelo aluno (normalmente com tema proposto pelo professor), por produção de textos no ambiente escolar. Essa troca, unida a interações e propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo linguística ,ganha considerável importância visto a necessidade de tornar o aluno leitor-produtor. Parâmetros Curriculares

QUAL O OBJETIVO DA PRODUÇÃO DE TEXTO??? Formar escritores competentes, autônomos e capazes de produzir textos coerentes , coesos e eficazes.

EXEMPLOS DE PROPOSTA DE PRODUÇÃO

Faça o rascunho e passe o texto a limpo a caneta. EXEMPLO I Após os estudos, pesquisas e leitura de textos(relatórios) elabore um relatório registrando suas descobertas sobre :”A vida das plantas”.Utilize as informações recebidas durante as aulas. Faça o rascunho e passe o texto a limpo a caneta.

EXEMPLO II Redija um artigo de opinião, em linguagem culta, de modo a expressar com clareza os argumentos apresentados em defesa de sua posição. As perguntas e imagens apresentadas têm somente a intenção motivadora: você pode traçar um novo roteiro para a discussão do tema, mostrando novos problemas e soluções. O que fazer com as favelas? Urbanizá-las ou acabar com elas, desmontando-as e transferindo-as de lugar? O que é melhor para os favelados e para os demais cidadãos? As favelas são, de fato, locais de moradia de trabalhadores ou abrigos de bandidos? A culpa da violência urbana está nas favelas? Qual será o futuro da cidade do Rio de Janeiro, com tantos morros ainda por serem ocupados?

Dê um título interessante e escreva entre 20 e 25 linhas. EXEMPLO III Leia com atenção a charge acima. Nela está embutida uma crítica sobre as consequências da ação do homem na natureza. Observe atentamente cada elemento que a compõe e escreva um texto dissertativo sobre o assunto. Lembre-se da estrutura do texto dissertativo estudada na unidade anterior: introdução, desenvolvimento e conclusão Dê um título interessante e escreva entre 20 e 25 linhas. Faça o rascunhando seu texto e após passe a limpo com a caneta Bom trabalho!

EXEMPLO IV Levando em consideração os estudos realizados através de sequências de atividades sobre o tema A dança Contemporânea ,assista a parte I do vídeo Samwaad – “Rua do encontro” de Ivaldo Bertazzo. Observe os detalhes da apresentação , anote o que for necessário e após elabore uma resenha descritiva.

PRODUÇÃO DE TEXTO:

REFLEXÕES Quais habilidades preciso desenvolver em meus alunos para que eles possam escrever um texto? Qual é a minha contribuição enquanto professor para desenvolver a capacidade de produzir textos em meus alunos? Como direciono o antes, o durante e o depois quando trabalho a produção de textos com meus alunos? O trabalho de revisão de textos em sala de aula está possibilitando o aprendizado para futuros textos? Os critérios de correção estão possibilitando que meus alunos reflitam sobre a escrita? Quais alternativas estou trabalhando para que os alunos encontrem estratégias que irão possibilitar o aperfeiçoamento de sua criação?

BIBLIOGRAFIA BAKHTIN, M. M. /VOLOCHINOV, V. N. (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: SEF, 1998. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. BRITTO, L.P.L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. São Paulo: Mercado de Letras, 1997. DOLZ, J. & B. Schneuwly. Genres et progression en expression orale et écrite. Eléments de réflexions à propos d’une expérience romande. Enjeux, 1996: 31-49. Tradução a sair em Roxane Rojo e Glaís Cordeiro (orgs.): Gêneros Aprendendo a Escrever, Ana Teberosky, 200 págs., Ed. Ática PROPOSTA CURRICUAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

“Para produzir textos de qualidade, seus alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. A chave é ler muito e revisar continuamente.”