O profissional da Informação: em tempo de mudança.

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Transcrição da apresentação:

O profissional da Informação: em tempo de mudança. Profissional da informação e a gestão do conhecimento: perfil de habilidades demandadas por empresas de recrutamento e seleção de recursos humanos

Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III Professora: Ursula Blattmann   Acadêmica: Andreza Aparecida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARNIA 2005

Objetivo da pesquisa “Identificar e analisar as habilidades e competências exigidas do profissional da informação pelo mercado , por meio de pesquisa de campo com empresas de consultoria e/ou recrutamento e seleção de recursos humanos.”

A matéria-prima do profissional da informação “a informação agrega valor quando permite à empresa perceber as oportunidades e as ameaças, detectando tendências ou problemas.” “a informação agrega valor ao negocio quando as sua análise chega-se a novas maneiras de fazer negócios, novos serviços e novos produtos.” (Teixeira filho,19998) A interdisciplinaridade exigida no mercado, mostra lugar para o profissional da informação

Gestão da informação e do conhecimento “uma ferramenta gerencial para administrar o conhecimento e a informação e agregar-lhe valor ao filtrá-la, sintetizá-la e resumi-la permitindo os utilizadores – trabalhadores do conhecimento tomadores de decisão – a conseguirem a informação necessária para passar à ação”. (Wah,2000)

Gestão da informação e do conhecimento Profissional da informação e o mercado de trabalho. “Tendo em vista que as profissões da informação têm-se caracterizado pela variedade e pela multiplicidade de suas funções, parece plausível que um profissional realize, ao mesmo tempo, atividades consideradas tradicionais e atividades emergentes.” “Na era da informação, os profissionais da informação são essenciais ao efetivo funcionamento das organizações do conhecimento. Ressaltando mais um vez, esses profissionais ao atenderem prontamente às necessidades de informação críticas, possibilitam que a informação atue como uma vantagem competitiva para essas organizações.”

Método Pesquisa de caráter quantitativo e exploratório e realizado em duas parte: Foram identificada por meio da literatura, as habilidades requeridas pelo mercado; Foi feita um pesquisa que analisou o perfil demandado pelo mercado. Assim sendo, para essa coleta de dados, foi utilizado, como instrumento, um questionário por Empresas/Consultorias de recursos Humanos.

Resultados e discussão A área que solicitam a atuação desse, na maioria Telecomunicações; Fica claro que as empresa consideram gestão da conhecimento um diferencial de competitividade; As empresas adotam gestão do conhecimento para obtenção de vantagens competitivas, e com isso tomam ações que siga as tendências de mercado e acompanha as novas tecnologias; As funções da prática de gestão do conhecimento são: classificar as fontes de informação, acesso, recuperação e análise da informação, desenvolver produtos e serviços de informação, unir conhecimento e experiências das pessoas dentro da organização e trabalhar com a proteção do conhecimento – funções da área do profissional da Ciência da Informação;

Resultados e discussão Verifico-se que o profissional da informação precisa desenvolver e ampliar sua capacidade técnica e entender de negócios, finanças, marketing e relações-públicas, sendo essa uma das recomendações da pesquisa; De acordo com a pesquisa “o papel do profissional da informação é de assistir, intermediar e apoiar outras pessoas na busca de informação, pela gestão do conhecimento. A evolução de conceitos, tecnologia, formatos e suportes, amplia, evolui e diversifica a essência desse trabalho, demandando modificações às exigências de atuação, formação e capacitação desse profissional

Conclusão Reconhecendo o valor informação para a tomada de decisão nas organizações, pode-se concluir que há mercado para o profissional da Ciência da informação, pois para reconhecer o valor da informação é necessário habilidades e competência para trabalhar com a informação, com a interdisciplinaridade do processo de Gestão do Conhecimento.

Referência FERREIRA, Danielle Thiago. Profissional da informação e a gestão do conhecimento: perfil de habilidades demandadas por empresas de recrutamento e seleção de recursos humanos. In:SOUTO, Leonardo Fernandes. O profissional da informação em tempo de mudança. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. Cap. 1, p. 13-27.