20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Advertisements

Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Informática na Educação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Material didático para EaD
Maio / 2006.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Universidade sem Fronteiras
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Contexto de Educação a Distância
A Educação Mediada pela Tecnologia
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Informática e educação Claudio de Oliveira
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
IV Seminário de Pesquisa em EaD
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Mediação e Relações Pedagógicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
Comunicação Coordenada
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Profa. Reane Franco Goulart
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Rethinking Literacy Education in New Times:
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UM ESTUDO DE CASO Dra. Kariny Cristina de Souza Raposo Esp. Myrtes Buenos Aires UNIFEMM - CENTRO.
Metodologia Científica
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Softwares Educacionais – Cód
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Experiências do Grupo NUTED
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Transcrição da apresentação:

20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva Profa.Lucia Giraffa PUCRS VIRTUAL

Anos 80 do século XX

Qual era o contexto? Forte cultura de uso do LOGO e assemelhados Pouca oferta de software para o contexto brasileiro Pesquisa iniciando ....muitas possibilidades e a Comunidade de IE se organizando Resistência dos professores Medo do computador substituir o professor Desenvolvimento em grupos isolados

Anos 90 do século XX

Qual era o contexto? Aumenta a oferta de software para o contexto brasileiro Comunidade de IE se estabelece Superestimação do “poder” do software educacional Entendimento da necessidade de equipes interdisciplinares Inicio da “profissionalização” do SE e criação de acervos

Século XXI

Qual é a situação? Muita oferta de software para o contexto brasileiro Comunidade de IE consolidada e crescendo de forma diferenciada e criativa Forte incentivo aos repositórios e compartilhamento de resultados SE como elemento articulador de pesquisa robusta em todas os segmentos de Computação WEB como elemento de acesso e divulgação complexidade para se produzir SE

O que mudou nestes 20 anos?

Mudança de paradigma de ensinar e de aprender ..... Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009 Mudança de paradigma de ensinar e de aprender .....

Novas desafios para atender ao público oriundo da Geração Digital .... Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009 Novas desafios para atender ao público oriundo da Geração Digital ....

Necessidade de Repensar a forma de fazermos Educação * 16/07/96 Necessidade de Repensar a forma de fazermos Educação Um novo perfil de aluno Um novo perfil de professor Produção do conhecimento na era digital Implicações da Cibercultura no cotidiano das pessoas ... *

Impacto da utilização das TICs na Educação * 16/07/96 Impacto da utilização das TICs na Educação Mudança na organização e produção dos materiais de apoio às aulas Facilidade de organizar materiais atualizados e diversificados (personalizados) Mudança no conceito de autoria (autoria “coletiva”) Respeito aos direitos autorais (fotos, textos, músicas, vídeos, ...) *

Quais os desafios e oportunidades? Objetos digitais para aprendizagem na WEB que incentivem a descoberta, autonomia e interação A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning e isto deve ser contemplado nos projetos. Realidade Aumentada e futura incorporação de outros sentidos Flexibilidade de uso da aplicação (pedagógico)

Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009

Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009

Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009

Sugestões de leituras.. A vida Digital Pierre Levy Cibercultura O que é Virtual? A inteligência coletiva A máquina do universo Tecnologias da Inteligência Nicolas Negroponte A vida Digital

Sugestões de leituras (2) ... HOMO ZAPPIENS- EDUCANDO NA ERA DIGITAL Wim Veen e Ben Vrakking Ed. Artes Médicas 2009 A Revista Educação e Linguagem (ISSN 141509902, disponível em https://www.metodista.br/periodicos/educacao_linguagem.html), do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, dedica sua edição mais recente ao tema “Ensino Superior e Educação a Distância”. Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009

Sugestões de leituras (3) ... A Cultura Digital Autor: Rogério da Costa Editora:PUBLIFOLHA 2008   O Culto do Armador: como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores Autor: Andrew Keen Editora: ZAHAR 2009 Don’t Make Me Think – A common sense approach to web usability Autor: Steve Krug Editora: New Riders 2006 The Dumbest Generation – How the Digital Age Stupefies Young Americans and Jeopardizes Our Future Autor: Mark Bauerlein Editora: Tarcher Penguin Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009

Locais para visitar ... http://www.oecd.org/dataoecd/14/25/38337941.pdf http://www.slideshare.net/cliotech/engaging-digital-natives http://www.slideshare.net/GeorgeH/digital-immigrants

Obrigada pela oportunidade e Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009 Obrigada pela oportunidade e sucesso a todos ! Abração Lucia