Prof. Nilson Rosa de Faria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
CUSTOS DE PRODUÇÃO.
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração Estratégica
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
Administração de Sistemas de Informação II
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
A Construção do Plano de Negócio
CUSTOS.
Fundamentos de Administração
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1
Prof. Msc. Magali de Macedo
Planejamento de marketing
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
Funções de administração
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Análise do fluxo de caixa da empresa
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Técnico Contabilidade
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Logística Integrada Engenharia de Produção
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Controle Orçamentário Gerencial
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Plano de Negócios.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Análise das Demonstrações Contábeis
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007| Administração.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
Administração estratégica de recursos humanos
Contabilidade Gerencial
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

Prof. Nilson Rosa de Faria PROJETO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof. Nilson Rosa de Faria

ROJETO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO o processo de transformação é dirigido através de um processo gerencial, ou seja, de um processo decisório. Este processo decisório diz respeito a três tipos de decisões:>>>

Decisões estratégicas: são aquelas que estão voltadas ao relacionamento entre a empresa e o meio ambiente. Decisões administrativas: são aquelas que estão relacionadas com a forma e com a estrutura da empresa, ou seja, com a organização propriamente dita. Decisões operacionais: são aquelas que estabelecem os níveis operacionais da empresa, ou seja, são as decisões associadas ao processo de trans-formação.

A integração destes três tipos de decisões pode ser feita através de uma postura estratégica por parte da empresa, isto é, partindo-se do ponto de vista de que as decisões estratégicas são fundamentais para explicar o desempenho da empresa a longo prazo.

Isto é assim porque as decisões estratégicas, ao contrário das decisões táticas, não são facilmente reversíveis, porquanto uma empresa que possua o melhor controle operacional e/ou a melhor organização pode não ser rentável, se não estiver atuando com os componentes certos de produtos e mercados.

A conclusão é que os administradores deveriam dedicar grande atenção ao problema das decisões estratégicas, uma vez que as mesmas são vitais para garantir um posicionamento adequado para a empresa em termos econômicos. Este não é, normalmente, o caso: os administradores tendem a dedicar uma grande parte de seu tempo às questões operacionais, em detrimento das decisões administrativas e das decisões estratégicas.

Uma razão para que assim seja é o fato de que os três tipos de decisões competem entre si pelo tempo limitado dos administradores, o que faz com que as decisões operacionais (que são de importância mais imediata para o desempenho da empresa, mais freqüentes e de maior volume) recebam prioridade.

Uma conseqüência importante deste comportamento no processo decisó­rio é que as empresas tendem a apresentar respostas defasadas às mudanças que ocorrem no meio ambiente. Isto será tanto mais verdadeiro quanto mais seqüencial for o processo decisório em termos de decisões operacionais, administrativas e estratégicas.

Assim, não é incomum constatar que uma queda na geração de lucros seja diagnosticada como um problema de ineficiência operacional, Caso tais medidas não produzam os resultados esperados, então o problema é diagnosticado como sendo de ordem administrativa e são executadas as célebres reestruturações administrativas. Finalmente, caso estas reestruturações administrativas não funcionem, o problema é encarado como sendo estratégico, ou seja, decorrente de mudanças no meio ambiente.

a empresa deve evitar perceber as mudanças no meio ambiente de modo indireto, ou seja, os administradores devem adotar uma postura estratégica, que se consubstancie numa análise contínua do meio ambiente, sendo que esta atenção será particularmente importante na hora de investir.

A atividade de planejar pode ser executada segundo três diretrizes distin­tas: Satisfação Otimização adaptação.

Elementos para definição do vetor de crescimento. Produto Missão PRESENTE NOVO PENETRAÇÃO NO MERCADO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DIVERSIFICAÇÃO

O outro fator relacionado com o negócio da empresa e seu encadeamento é a vantagem competitiva que a mesma possui. A vantagem competitiva diz respeito às características da empresa que lhe dão condições especiais de competição (em termos de custos ou de outros fatores quaisquer) em determinados binômios de produtos e mercados.

Distribuição porcentual dos custos de investimento. PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO ITEM TOTAL • Estudos de viabilidade 0,3% a 1% Engenharia e imprevistos 8% 12% Supervisão e gastos gerais da construção 9% Construção da fábrica (Mão-de-obra inclusa) - Preparação e estruturas do terreno 20% Equipamento e instalação 45% 52% Gastos pré-operacionais e inicio de operação 3% 7% Juros durante a construção 4% 6% Capital de giro 5% 13%

Os gastos em elaboração e análise em função do risco. ALABORAÇÃO E ANALISE DE VIABILIDADE CUSTO VARIAVEL DE COLETA E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES, ASSESSORIA EXTERNA ETC. CUSTO FIXO DE ASSESSORIA RISCO

Região de custo mínimo $ CUSTO DE INEXATIDÃO CUSTO TOTAL $ CUSTO DE INEXATIDÃO GASTO EM ELABORAÇÃO E ANALISE DE VIABILIDADE IMPRECISÃO REGIÃO DE ÓTIMO Região de custo mínimo

gastos acumulado em elaboração e analise em função do tempo GASTO ACUMULADO EM ELABORAÇÃO E ANALISE PROJETO FINAL IDÉIA INICIAL CUSTO FIXO DE ASSESSORIA (DIAGNOSTICO) PRÉ-VIABILIDADE VIABILIDADE TEMPO gastos acumulado em elaboração e analise em função do tempo