Aprendizagem e Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Concepções de Aprendizagem.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Behaviorismo.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Teoria Psicogenética de Piaget
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Resultados POC – PRODEL
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
O trabalho de Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi  
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem e Desenvolvimento Profa. Ana Maria Klein Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Espécies e importância da aprendizagem Reações inatas: Reflexos e Instintos Desenvolvimento de comportamentos que possibilitam viver Necessidade de aprendizagem e período de infância Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Aprendizagem Humana Aprendizagem e experiências acumuladas historicamente Mecanismos de aprendizagem: possibilitam compreensão do desenvolvimento humano Importância da aprendizagem no desenvolvimento humano: organização de meios educacionais e escolas Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Importância da Psicologia da Aprendizagem: reflexão sobre teoria e prática educativa, escolha do método didático, organização dos programas e currículos, formulação de objetivos da educação Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Teorias Teorias provém de hipóteses e não de opiniões pessoais ou subjetivas. Teorias são submetidas à crítica de novos fatos e de novas relações verificadas. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Aprendizagem e desenvolvimento: Skinner Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) Pressupostos behaviorismo (expressividade anos 50). Behaviorismo (behavior, comportamento - em inglês) -        estudo do comportamento tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. -        Possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. -        Comportamento é determinado pelo ambiente Ana Maria Klein Ana Maria Klein

SKINNER: teoria Teoria - Construída a partir do que é cientificamente observável. - Não considera conceitos centrais para outras teorias como: consciência, vontade, inteligência, emoção e memória — os estados mentais ou subjetivos. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

SKINNER: aprendizagem Processo de aprendizado -        mudança do comportamento através do condicionamento operante  Conceito-chave - condicionamento operante: processo de aprendizagem através do qual uma resposta se torna mais provável ou mais freqüente. Modelagem de um novo comportamento –  Pelo reforço: conseqüência de uma ação quando percebida por quem a pratica. –  Reforço positivo – recompensa - Reforço Negativo - ação que evita uma conseqüência indesejada. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

SKINNER: Teoria associacionista Desenvolvimento como produto da aprendizagem Realidade absoluta Leis naturais e fixas, Imutável, Aprendizagem vem do ambiente: exógena Sujeito passivo, heterônomo Ambiente físico e psicológico: idênticos Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Aprendizagem e desenvolvimento: Piaget JEAN PIAGET (1896- 1967) Princípios que fundamentam sua teoria: Construtivismo – conhecimento resulta da ação do sujeito sobre objetos do conhecimento. Interacionismo – conhecimento resulta de trocas realizadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento (idéias, sentimentos, valores, crenças) Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Aprendizagem e desenvolvimento: Piaget Princípios que fundamentam sua teoria (cont): Estruturalismo – construção vai além dos conteúdos da interação, constrói-se a capacidade de pensar, de orgnizar, de conhecer. Ou seja, as próprias estruturas mentais, vão, durante o processo de construção de conhecimentos, tornando-se cada vez mais complexas. Genético – associado à idéia de gênese, de evolução. Entre uma estrutura (ponto de partida) e uma estrutura mais complexa (ponto de chegada) temos um processo de construção. A construção de uma nova estrutura se dá, necessariamente, pela conservação e superação da estrutura anterior. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Piaget: etapas do desenvolvimento Desenvolvimento humano segue etapas sucessivas e universais. Sensório-motor: nascimento até 18/24 meses. Presença da inteligência, mas não do pensamento. Inteligência – solução de um problema novo (coordenação de um meio para atingir um fim), Pensamento – inteligência interiorizada, apoiada sobre o simbolismo. Pré-Operatório: 2 anos até 7/8 anos. Função Simbólica – representar uma coisa por meio de outra Realiza no plano da representação o que foi construído anteriormente. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Piaget: etapas do desenvolvimento Operações Concretas: 7/8 anos até 12/15 anos Lógica dirigida a objetos manipuláveis. Capacidade de conservar um objeto no decurso das transformações que são reversíveis.. Operações Formais: 12 anos Lógica do discurso. Raciocínio sobre enunciados verbais, raciocinar sob o ponto de vista do outro. Raciocínio hipotético-dedutivo. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que provocam o desequilíbrio. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Piaget: desenvolvimento Desenvolvimento – relaciona-se a formas, às estruturas. Aprendizagem – refere-se a conteúdos. Processo endógeno. Conteúdo – Forma – Conteúdo Desenvolvimento Humano: adaptativo ao meio, através da interação entre sujeito e mundo. Adaptação: assimilação e acomodação Desequilíbrio – interação com o meio ou objetos de conhecimento. Ação movida pelo interesse em recuperar o equilíbrio. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Piaget: aprendizagem e desenvolvimento Realidade Psicológica -        que vem do sujeito -        nossa percepção da realidade relaciona-se com aspectos internos   Aprendizagem e desenvolvimento - processos de desenvolvimento são condição prévia para a realização de um aprendizado; assim, - a aprendizagem deriva do desenvolvimento - Processos de ensino: subordinados aos processos de desenvolvimento. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Aprendizagem e desenvolvimento: Vygotsky LEV S. VYGOTSKY (1896-1934) Desenvolvimento do indivíduo resultado de um processo sócio-histórico; linguagem central neste processo aprendizagem enfatizada Cerne da teoria - aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Análise genética na compreensão do desenvolvimento dos processos mentais. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Origem e desenvolvimento psicológico Filogenético: desenvolvimento da espécie humana. Ontogenético: desenvolvimento do indivíduo dentro da sua espécie. Sociogenético: história dos grupos sociais. Microgenético: história de processos psicológicos específicos da história singular de cada sujeito. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Vygotsky Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicação e interação com o meio, através da aquisição de experiências dos outros. Ser Social: o ser humano é essencialmente um ser social. Desenvolvimento - pressupõe a inserção do homem em um ambiente histórico-cultural Linguagem: instrumento central no desenvolvimento humano. Através dela transmite-se o legado cultural das gerações anteriores. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Vygotsky Aprendizagem e desenvolvimento aprendizagem essencial ao ser social desenvolvimento: maturação biológica (depende do sistema nervoso); e aprendizagem (necessária para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores – consciência, intenção, planejamento, ações voluntárias). aprendizagem produz desenvolvimento de um esquema intelectual. Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Ana Maria Klein Ana Maria Klein

Ana Maria Klein Ana Maria Klein