PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

FACULDADE DOS GUARARAPES
Gerenciamento Pelas Diretrizes
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Processos de Software Introdução
A PADRONIZAÇÃO DE ÁREAS DE TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA
Administração Financeira III
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Promovido pela C&M Software
Processo e Método de Avaliação MPS
Gerência de Configuração de Software
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Formulários
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Auditoria da Qualidade
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Manuais de Procedimentos de Trabalhos - MPT
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Prof. Alexandre Vasconcelos
ITIL – Entrega de Serviços
Gerência de Configuração - GC
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Procedimento Padrão de Higiene
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof. Valéria Ota de Amorim Ne
Capítulo 5 Análise de processos 1.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Refatoração no Módulo de Grupos criação de grupos, inscrição e gerenciamento.
UNIDADE 2 PRINCIPAIS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Wagner Rios.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Fluxograma Juliana Borges
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Formulários.
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Mapeamento e Padronização de Processos
Gerenciamento de Escopo
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
4.4 Implementação e Operação
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Transcrição da apresentação:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) Profº. Carlos Nascimento

Slide de resumo PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EM OFTALMOLOGIA GOIÂNIA 14 a 17 de Maio de 2008

Procedimento Operacional O que é Procedimento? No sentido mais simples é o ato de proceder (realizar, executar). Mas, procedimento é também o “modo” de proceder. Este sentido de procedimento, como modo, método de proceder, é o que nos interessa aqui.

Procedimento Operacional Padrão Praticamente qualquer coisa que costumamos fazer, fazemos com um certo procedimento. O objetivo primário do POP é fazer com que pessoas que executem a mesma tarefa, o façam de forma uniforme. É usual conhecer os POPs como instruções de trabalho.

Procedimento Operacional Padrão O procedimento busca fazer com que um processo possa ser realizado sempre de uma mesma forma. Permite a verificação de cada uma de suas etapas. Permite rastrear as operações.

Importância dos POPs Melhor preparo na condução das tarefas. Garantia de processos consistentes. Treinamento. Profissionalismo. Credibilidade.

A lógica dos POPs É um conceito tão simples que, com muita freqüência, é negligenciado. As operações que possam envolver mais de uma pessoa, necessitam de um procedimento escrito. É preciso revisar, mudar para melhor quando oportuno. Atualizar...

A lógica dos POPs A elaboração de um POP fundamenta-se basicamente em fazer o mapeamento de um processo específico, contemplando todos os passos para a realização deste. Analisar cada passo a fim de verificar qual é mais eficiente.

Entendendo os POPs Precisamos definir pelo menos “um” procedimento, para podermos imaginar ou testar outro procedimento. Comparar os procedimentos e escolher o melhor. Como melhorar sem identificar a melhor opção?

POP do POP Uma série de passos está envolvida na elaboração de um POP, mas antes de tudo é fundamental o desenvolvimento de um formato padrão, ou seja, um POP de como fazer um POP.

POP (cabeçalho) Logo Procedimento Operacional Padrão Data versão inicial Versão atual nº Data de Vigência Pág POP Nr 003 10/12/00 00 1/3 Responsável pela elaboração/revisão Responsável pela aprovação Função: Coordenador da Qualidade Nome: Assinatura: Data: Função: Representante da Direção Assinatura: Data: Título: Recrutamento Interno

Procedimento Operacional (POP) Título (tarefa a ser executada) Objetivo (porque é feita, para que é feita) Responsável (lider do setor) Abrangência (onde essa norma será aplicada) Vigência (data de implantação do POP) Versão (a primeira sempre será 00, após, muda a cada alteração do POP.)

Exemplo do POP (as tarefas) 1. Confecção dos formulários: 1.1 Qualquer colaborador quando houver a necessidade de criar ou alterar um formulário, solicita ao líder do setor. 1.2 O líder do setor analisa e envia a Proposta de Alteração de Formulários (FA044) ao setor administrativo. 1.3 O setor administrativo analisa o impacto do novo formulário ou da alteração do mesmo, no restante do processo. 1.4 É realizada a alteração ou implantação do formulário. 1.5 Realiza-se o consenso com as partes envolvidas. 1.6 Altera-se o formulário no sistema. 1.7 Altera-se a vigência e a versão do mesmo. 1.8 Promove-se o treinamento com os envolvidos.

Regras Básicas para a confecção do POP A pessoa que executa a tarefa deverá participar da confecção do POP. Antes da implantação do POP, todas as pessoas envolvidas deverão ser treinadas. Qualquer alteração no POP, deverá ser solicitada ao responsável do setor que deverá reunir a equipe e verificar se a alteração proposta não cria impacto negativo no processo em geral.

Regras Básicas para a confecção do POP Em caso de dúvidas ou esclarecimentos o líder do setor deverá sempre solicitar o apoio do Gerente Administrativo. A responsabilidade pela confecção dos POPs, manutenção das pastas, treinamento da equipe e cumprimento de toda rotina estabelecida será do líder de cada setor.

Regras Básicas para a confecção do POP O lider do setor, deverá disponibilizar em pasta específica todos os POPs com livre acesso a todos os colaboradores. O lider do setor deverá enviar cópia dos procedimentos e das folhas de consenso devidamente assinadas para a Gerência Administrativa que manterá uma pasta com todos os setores da empresa. A gerência Administrativa deverá auditar periodicamente os setores e verificar a manutenção das pastas dos POPs.

O sistema de qualidade Um conjunto de POPs, harmonizados entre si, garantem aos clientes internos, o recebimento de tarefas-meio com a qualidade esperada. Estas tarefas resultam na qualidade percebida pelo cliente final da instituição.

POPs e Sistema de Qualidade A implementação do Sistema de Qualidade compreende adequar atividades, utilizando ferramentas comprovadamente eficazes, buscando a definição e o monitoramento de rotinas, além de promover a centralização da documentação com o caráter de definir o fluxograma do processo. Os grupos macros de atividades são: Procedimentos Operacionais Padrão: implementação de ferramentas para controle, rastreabilidade e monitoramento de todo o processo. TOC: Treinamento Operacional Customizado para técnicos e funcionários envolvidos nas operações do sistema.