Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia Histórico-Cultural – Vigotski, Luria e Leontiev
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS
Psicologia Histórico-Cultural
Lev Semenovich VIGOTSKI
História da educação Tendência Liberal renovada
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Tecnologia de Informação e Comunicação. O blog foi criado pela acadêmica do 4º período de Letras Português/Inglês. Este blog foi desenvolvido em conjunto.
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Teorias de Desenvolvimento
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
Sócio interacionismo vygotsky.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O materialismo histórico
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
MEDIAÇÃO.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
Psicologia da Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio Neuziene Garcia Olivia Sobreira Patrícia Conrado

Vygotsky e suas contribuições - ensino como processo social

LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Biografia LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Lev S. Vygotsky (1896-1934) , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget Nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsha – Bielo-Rússia.

LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Biografia LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Sua educação, até os 15 anos, processou-se totalmente em casa, através de tutores particulares – era um estudante dedicado e ávido por informações. Gostava de literatura, e assuntos relacionados às artes em geral. Aos 17 anos completou o curso secundário – recebeu medalha de ouro por seu desempenho.

LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Biografia LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Formou-se em direito em 1917; Além do alemão e do russo, Vygotsky lia e escrevia em hebraico, francês e inglês e aprendeu latim e grego; De 1917 a 1923 lecionou literatura e psicologia;

LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Biografia LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Em 1920 adquire tuberculose; Morreu 11 de junho de 1934 – Moscou. Suas últimas palavras foram: “eu estou pronto”; Vygotsky foi enterrado em Moscou; Ele tinha apenas 37 anos de idade

LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Biografia LEV SEMJONOVITSCH VYGOTSKY Durante o governo de Stalin (1924 – 1953), Vygotsky começou a receber severas criticas; Após sua morte, teve publicação de sua obra proibida na União Soviética, em 1936; Foi redescoberta em 1956 e no Brasil somente em 1984.

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO Sua teoria se baseava em pensamentos contrários ao de Piaget; Vygotsky direcionava sua atividade científica, para a pesquisa no campo da psicologia infantil, tendo como objetivo o processo formal de ensino-aprendizagem.

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO Uma abordagem vigotskiana da educação não deve apenas analisar o ensino e a aprendizagem como parte de práticas instrucionais existentes, mas deve criar atividades instrucionais fundamentalmente novas e avançadas.

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO MEDIAÇÃO SIMBÓLICA Vygotsky enfatizou que as interações sociais são mediadas por meios auxiliares. O ser humano utiliza símbolos e instrumentos culturais para mediar sua interação com os outros e com o meio ambiente

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO LINGUAGEM A linguagem permite uma compreensão do evento mesmo sem ter presenciado; Os sistemas simbólicos, especialmente a linguagem, funcionam como elementos mediadores que permitem a comunicação entre os indivíduos.

PENSAMENTO E LINGUAGEM VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO PENSAMENTO E LINGUAGEM Pensamento e linguagem se encontram e dão origem ao modo de funcionamento psicológico mais sofisticado; A criança aprende a usar a linguagem como instrumento do pensamento e como meio de comunicação.

NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento real ou afetivo; Desenvolvimento potencial ou proximal.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL “O que está na zona de desenvolvimento proximal em um determinado estágio é apropriado e se move, atualizando-se, para o nível de desenvolvimento de um segundo estágio. Em outras palavras, o que a criança é capaz de fazer em colaboração hoje, será capaz de fazer sozinha amanhã” (Vygotsky, 1987, p. 211).

QUATRO ESTÁGIOS DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO QUATRO ESTÁGIOS DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL O desempenho é assistido por indivíduos mais capazes; O desempenho é auto-assistido; O desempenho é desenvolvido, automatizado e fossilizado; A desautomatização do desempenho conduz a um retorno à zona de desenvolvimento proximal.

"Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra."(Vygotsky)