Graduanda Curso Pedagogia UESB _ Ildene Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Como produzir um jornal escolar
Plano de Trabalho Docente
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
“Sempre há planejamento no fazer humano.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Curso de Capacitação Docente
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Gestão Competente da Escola Pública
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Pederneiras- São Paulo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Tecnologia e Educação.
O papel do conteudista.
Portfólio de Estágio Supervisionado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Antonia Silva Lima Azevedo
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Encontro Estadual de Formação
História nas atuais propostas curriculares
Roteiro de observação de estágio
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Gestão participativa
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Sejam bem vindos! O_Elefante_Acorrentado (1).pps
Planejamento de Ensino
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização e desenvolvimento do HTPC
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Transcrição da apresentação:

Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira GESTÃO ESCOLAR Bem vindos as nossas atividades sobre Gestão escolar . Clique em introdução para começar. INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÕES Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira

Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira Introdução Há bem pouco tempo era comum o diretor centralizar a tomada de decisões. Contudo, com a democratização das relações escolares, da rediscussão das formas de escolha dos diretores e do avanço teórico-prático da educação e de sua gestão, observa-se uma mudança nessa lógica tradicional de gestão. Nesse sentido, a organização e a gestão da escola passaram a ser assunto dos diferentes segmentos que compõem as comunidades local e escolar. Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira

Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira Tarefas Elabore um planejamento de reunião com professores, funcionários e pais de alunos de ensino fundamental para discutir a temática Gestão Escolar. Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira

Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira PROCESSO       O grupo 1 deverá enfocar a “Gestão Escolar e Legislação”; O grupo 2 deverá especificar a “Gestão Escolar e a Democratização”;         Textos: Disponíveis na web:   Oliveira, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precariazação e flexibilização.   Marques, Luciana Rosa. Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar. Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira

Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira Avaliação A avaliação será baseada:  a) na participação dos componentes do grupo; b) no planejamento por escrito; c) na exposição do planejamento (domínio do conteúdo, clareza na exposição das idéias, uso adequado de recursos e do tempo) Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira

Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira Conclusões Como você pode observar, a efetivação de uma lógica de gestão democrática está pautado na idéia de processo e, portanto, permanente aprendizado. Trata-se de um processo pedagógico que envolve vários fatores, dentre eles: o conhecimento da legislação, práticas docentes comprometidas com qualidade da educação e criar mecanismos para participação de todos os atores da comunidade escolar.   Graduanda Curso Pedagogia - 2010 - UESB _ Ildene Oliveira