Marketing de Guerrilha Gisely Melo – Gestora de Marketing (gisely.melo@citi.org.br)
Agenda Características do Marketing de convencional - atividade Surgimento do Marketing de guerrilha - Características Gerais Tipos de Guerrilha Como fazer o marketing de guerrilha Guerrilhas que deram certo Guerrilhas que deram errado Guerrilha no CITi Agenda
Características do Marketing Convencional Dinâmica
Características do Marketing Convencional
"Pessoas comuns conseguem espalhar boas e más informações sobre marcas mais rapidamente que as pessoas de marketing." (Ray Johnson)
Surgimento do Marketing de guerrilha 1929 – Edward Louis Em 1929 Edward Louis Bernays, sobrinho de Freud e um respeitado Relações Públicas, criou a primeira ação de Marketing de Guerrilha de que se tem notícia: Passou a seguinte DICA super quente para a imprensa – Haverá uma manifestação feminista e durante a manifestação iam acender a tocha da liberdade. Quando todos os fotógrafos chegaram, cada feminista, todas modelos contratadas, acederam um LUCK STRIKE e fumaram na frente dos fotógrafos. Lembre-se que em 1929 as mulheres NÃO fumavam em público.
Surgimento do Marketing de guerrilha Características Baixo custo Maior impacto Comentários nas redes sociais Busca mais transações com antigos clientes
Emboscada Invisível Embora um pouco condenado pela ética, a emboscada é uma outra forma de Marketing de Guerrilha. Trata-se de aproveitar-se de uma situação onde tenha vários meios de comunicação e promover uma marca. Na copa de 2004 durante a transmissão de uma partida do Brasil, um torcedor abriu uma faixa com a marca COC, no momento em que filmavam a torcida. Uma transmissão ao vivo para mais de 100 países e não havendo maneira de edição. Quem não se lembra do desabamento da obra do Metrô em São Paulo e apareceram várias modelos distribuindo RED BULL para as pessoas que estavam trabalhando no resgate de vítimas. Isso é emboscada, os meios de comunicação não esperam que aconteça e quando acontece já foi transmitido em rede nacional.
Estratégias Numa Guerrilha
Estratégias Numa Guerrilha Passos básicos Analise de mercado. Definição do público-alvo Criação da estratégia de divulgação
Guerrilhas que deram certo ABF
Guerrilhas que deram certo
Guerrilhas que deram certo Sony – Playstation 3 http://www.youtube.com/watch?v=3U5BZLh6f8E&feature=player_embedded
Guerrilhas que deram errado
Guerrilhas que deram errado Chuva de Twix virou fiasco em SP
Guerrilhas que deram errado P&G
Guerrilhas que deram errado
Guerrilha no CITi
Guerrilha no CITi Agora é com vocês
VARIAS AÇÕES DE GUERRILHA Material Adicional VARIAS AÇÕES DE GUERRILHA Link: http://d-lists.co.uk/2009/08/25/guerrilla-advertising-creative-attention-seeking/
Material Adicional Site da empresa: http://www.youtube.com/gffnet - pagina da empresa que tem vídeos de guerrilha
Material Adicional Site do grupo que a empresa faz parte: http://www.talkability.com.br/#/quemsomos/
Monografia interessante sobre marketing! Material Adicional Monografia interessante sobre marketing! Link: http://pt.scribd.com/doc/2716377/Monografia-Ana-Paula-Possamai-Marketing-Guerrilha
Dúvidas
Dúvidas ?