Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências
Trabalho – Plano de Aula Professoras: Edilene F. Antunes de Souza Cristiane B. Ferreira Portugal Profª Drª Kuniko Iwamoto Haga
Circulação no Caule
Público Alvo: 6ª série do E. F Público Alvo: 6ª série do E.F. Número de aulas: 02 Ambiente: Laboratório
Desenvolvimento da Atividade A atividade será desenvolvida em grupos, no laboratório da escola, com o objetivo de comprovar que a seiva circula pelo caule, através de procedimento prático e teórico.
Descrição da Atividade Tingir a água de um dos copos com anilina, o outro ficará com água pura; Colocar uma das flores no copo com água pura e a outra no copo com a solução colorida; Cortar as hastes das flores próximo à extremidade inferior, mantendo as flores dentro da água, para evitar que bolhas de ar atrapalhem a circulação da solução colorida dentro da haste; Deixar os copos guardados por 1 (um) dia e verificar o resultado; Preencher, individualmente, o relatório explicando o fenômeno observado.
Anilina (qualquer cor); Uma faca. Recursos necessários para a atividade Cada grupo recebeu os seguintes materiais - 02 (dois) copos com água; Duas flores recém-colhidas, de preferência de pétalas brancas (sugestão: cravo-branco); Anilina (qualquer cor); Uma faca.
Cronograma da Atividade 1ª Etapa: Preparar os copos 2ª Etapa: Colocar as flores como indicado no procedimento 3ª Etapa: Preencher o relatório de acordo com o observado durante a atividade
Avaliação Será realizada através da observação do experimento prático e do relatório individual.
Feedback Após análise dos relatórios dos alunos foi realizado um debate dos resultados obtidos pelos diferentes grupos, onde retomamos os pontos necessários à continuidade do conteúdo.