Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências.

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Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências

Trabalho – Plano de Aula Professoras: Edilene F. Antunes de Souza Cristiane B. Ferreira Portugal Profª Drª Kuniko Iwamoto Haga

Circulação no Caule

Público Alvo: 6ª série do E. F Público Alvo: 6ª série do E.F. Número de aulas: 02 Ambiente: Laboratório

Desenvolvimento da Atividade A atividade será desenvolvida em grupos, no laboratório da escola, com o objetivo de comprovar que a seiva circula pelo caule, através de procedimento prático e teórico.

Descrição da Atividade Tingir a água de um dos copos com anilina, o outro ficará com água pura; Colocar uma das flores no copo com água pura e a outra no copo com a solução colorida; Cortar as hastes das flores próximo à extremidade inferior, mantendo as flores dentro da água, para evitar que bolhas de ar atrapalhem a circulação da solução colorida dentro da haste; Deixar os copos guardados por 1 (um) dia e verificar o resultado; Preencher, individualmente, o relatório explicando o fenômeno observado.

Anilina (qualquer cor); Uma faca. Recursos necessários para a atividade Cada grupo recebeu os seguintes materiais - 02 (dois) copos com água; Duas flores recém-colhidas, de preferência de pétalas brancas (sugestão: cravo-branco); Anilina (qualquer cor); Uma faca.

Cronograma da Atividade 1ª Etapa: Preparar os copos 2ª Etapa: Colocar as flores como indicado no procedimento 3ª Etapa: Preencher o relatório de acordo com o observado durante a atividade

Avaliação Será realizada através da observação do experimento prático e do relatório individual.

Feedback Após análise dos relatórios dos alunos foi realizado um debate dos resultados obtidos pelos diferentes grupos, onde retomamos os pontos necessários à continuidade do conteúdo.