Novas Formas de Associação Humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Tecnologia da Informação e a Sociedade
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Informática na Educação
Fundamentação Teórica
PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Realizado por: Luís Cardoso
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
O Uso Pedagógico do Blog
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
O “Inegável” Mundo Da Internet.
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRC – Associação Portuguesa Rede dos Cidadãos – Agosto 2011 “rede dos cidadãos” Rede dos Cidadãos Cidadão: Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Serviços básicos da Internet
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Novas Formas de Associação Humana As Comunidades Virtuais

Introdução Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Introdução Ao longo dos tempos, os media, para além de modificarem o espaço e o tempo, tiveram também um papel de extrema relevância ao nível das relações sociais, e na alteração do conceito de comunidade existente até ao aparecimento dos ditos meios de comunicação social. Estas comunidades, que se foram desenvolvendo a par do surgimento da Internet na década de 90, tiveram rápida propagação, principalmente no mundo Ocidental, apesar de hoje em dia estarem presentes em todas as partes do mundo, inclusive países em vias de desenvolvimento, apesar de serem mais escassas nestes últimos.

Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Propomos assim neste trabalho abordar: Uma definição do conceito de comunidade virtual; Uma pesquisa e análise dos diversos tipos de comunidades existentes; A realização de uma pesquisa de campo na web, nomeadamente a visita a comunidades virtuais existentes; A importância destas comunidades virtuais ao nível das relações humanas e às novas formas de aprendizagem (e-learning); Um balanço final do tema, tendo em conta a temática da disciplina de Prática Pedagógica II -Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.

I - A Sociedade de Informação Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno I - A Sociedade de Informação O conceito: é fruto de uma conjuntura, provocada pelo alcance tecnológico de novas formas de comunicação, nomeadamente a Internet, durante a Guerra-fria; Foi intensamente disputada a sua monopolização; Meio encontrado para os EUA se afirmarem como pioneiros na “revolução informática”, e ao mesmo tempo de reforçarem o seu “título” de elos mais fortes no panorama mundial.

Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Contudo… É na União Europeia que surge o conceito de “Sociedade de Informação” que hoje nos chega aos ouvidos. Foi na UE que se viu-se na Internet uma oportunidade para colocar todo o mundo em contacto, quer a nível financeiro, quer a nível humano. Acabaram assim com a barreira da língua, e transformaram a Internet num meio acessível a todas as Culturas. É desta forma, a nosso ver, que o conceito de “Sociedade de Informação” alcança a sua verdadeira forma, o seu verdadeiro objectivo, transformando um planeta acidentado do ponto de vista geográfico, num local plano, sem barreiras, no qual toda a gente “pode” entrar em contacto mútuo, apenas à distância de um “click”. Este conceito enquadra-se pois num outro já muito debatido – Aldeia Global.

Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno A Exclusão Digital Contudo, nem toda a gente pode fazer esse “click” mágico e conectar-se com todo o mundo; A esse fenómeno ambíguo de limitação de recursos de informação – nomeadamente Internet – dá-se o nome de Exclusão Digital; “existência de barreiras socio-económicas entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, a qual decorre da desigualdade quanto ao acesso e uso das tecnologias da informação e comunicação, hoje simbolizadas na Internet.” (in: www.inforum.insite.com.br ).

Disparidades existentes no acesso às plataformas informáticas Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Disparidades existentes no acesso às plataformas informáticas O fenómeno de proliferação das plataformas electrónicas de informação surge alienada ao fenómeno da Globalização. Logo… O acesso às plataformas torna-se extremamente elitista, e apenas ao alcance de algumas carteiras… Essa, é a resposta para o porquê da maioria dos portugueses acederem às comunidades virtuais a partir das escolas, universidades e centros de utilização públicos. O direito à informação, apesar de dito Universal, contém ainda algumas lacunas.

II - Comunidades virtuais: Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno II - Comunidades virtuais: Comunidade Conjunto de pessoas que vivem num mesmo espaço, partilhando os mesmos valores, crenças e cultura. Podem assumir as mais variadas formas, podendo ser comunidades religiosas, políticas, comunidades desportivas, comunidades de emigrantes, comunidades virtuais… As Comunidades são uma forma de associação, de funcionamento em rede, cuja principal finalidade é estabelecer uma “contínua dinâmica de trocas” (Maturana & Varela)… Grupo que partilha entre si as mais diversas coisas, desde informação, a cultura, a lazer, bens materiais, e até mesmo afecto.

As Comunidades Virtuais e o seu Impacte nas Relações Sociais/ Humanas Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno As Comunidades Virtuais e o seu Impacte nas Relações Sociais/ Humanas Remetem os seus utilizadores para um mundo de ilusões, de fantasias, de relacionamentos à distância, substituindo o contacto humano directo; Abstrair os seu utilizadores das realidades existentes; Pode até proporcionar momentos de conforto, de realização pessoal; Servem também para nos dar acompanhamento a todos os níveis: saúde, informática, religião...soas com HIV; As CMC’s (Comunicações Mediadas por Computador) abrangem toda e qualquer área, e, desta forma, identificam-se com qualquer sujeito; Existência de chats para todos os gostos (de índole sexual, religiosos, políticos…); À excepção dos simuladores virtuais…

Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Pode a máquina substituir o homem? Pode esta dar ao homem tudo aquilo o que ele precisa? Por vezes, basta um simulador virtual, dotado de alguma “inteligência artificial”, que o dota de respostas para algumas questões, e que, por vezes, consegue mesmo enganar quem se encontra do outro lado. Exemplificando, temos o simulador da página oficial do filme Inteligência Artificial do Steven Spielberg, onde se pode dar dois dedos de conversa com o “Chatbot”. www.ai-movie.it Em suma, pode-se dizer que a nível do relacionamento humano, tanto podem funcionar de um ponto de vista favorável, como desfavorável, pois… as comunidades virtuais tanto podem funcionar como um forte impulsionador de distanciamento social pelos indivíduos, como podem colocá-los mais perto, e em maior contacto. Tudo isto é muito susceptível àquilo que os indivíduos procuram, e ao tipo de personalidade de cada um.

O Porquê das Comunidades Virtuais Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno O Porquê das Comunidades Virtuais É fulcral estabelecer um paralelismo entre a expansão das comunidades virtuais e com a expansão da Internet; A Internet surgiu, primordialmente, aliada aos Serviços de Inteligência Norte Americanos durante a Guerra Fria, com o nome de ArphaNet, e tinha o objectivo de estabelecer uma ligação segura entre as diversas bases militare; Descobriram-se as imensas potencialidades deste meio de comunicação por satélite, revolucionando-se assim toda a Rede de Informação; A Sociedade da Informação lança assim as primeiras pedras na sua construção; Por “ciberespaço” sugerem-nos “uma alucinação consensual experimentada diariamente”, por todo o mundo, por crianças e idosos, para fins de trabalho e de lazer… Quanto à noção de comunidades virtuais, temos que aliar esta à concepção de Internet enquanto “tecnologia social”, na qual interagem por seu intermédio, um número indeterminável de actores sociais; Em suma, é, como tema do próprio trabalho sugere, uma nova forma de associação humana.

Os diversos Tipos de Comunidades Virtuais Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Os diversos Tipos de Comunidades Virtuais e-mail mailing-lists Chat fóruns guestbook Sms Mms chat do teletexto blotoothing

III As Comunidades Virtuais e o seu papel na Educação através das TIC Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno III As Comunidades Virtuais e o seu papel na Educação através das TIC Por meio das TIC, passa a ser possível a construção do conhecimento colectivo com sujeitos localizados em espaços e tempos distintos, mas que integram o mesmo ambiente virtual ou a mesma comunidade virtual de aprendizagem; Simplifica-se a busca de informação, visto que esta passa a estar on-line (b-ON, por exemplo; Surge uma relação mais democrática entre professor e aluno, no qual os dois são agentes activos no processo ensino-aprendizagem; As TIC funcionam como elemento estruturante carregado de conteúdo que possibilite uma nova forma de ser, pensar e agir; Contudo… Por vezes, há uma confusão entre a utilização das TIC como forma de aprendizagem ou fundamento, e como ferramenta pedagógica ou instrumento; Concluindo, a introdução das TIC na Educação, bem como dos seus novos meios e linguagens incorporados à aprendizagem, acabam por gerar novas formas de conceber o mundo, estruturando novas relações e novas maneiras de agir.

Conclusão: Novas Formas de Associação Humana: As Comunidades Virtuais PP II - Fátima & Nuno Conclusão: «A chamada comunidade “virtual” não é apenas um número imenso de pessoas envolvidas numa actividade comum, mais ou menos directamente, mais ou menos constantemente. É também uma presença imediata e contingente em tempo real, como um trabalho activo do espírito» (Kerckhove, 1999: 68). Comunidades Virtuais ≠ Comunidades Fictícias Uma Comunidade Virtual as mesmas características que qualquer outra comunidade ou grupo social: Há comunicação entre os actores sociais; persistência de uma identidade individual, Existência de património cultural E apesar de Não proliferarem muito em certos países e meios mais desfavorecidos, retratam a diversidade multicultural, colocam o Mundo inteiro conectado, em contacto directo! É claro que este contacto é um pouco frio a nível humano, contudo, isso é muito subjectivo, como já vimos, e, em oposição, a nível cultural é extremamente enriquecedor, e deveras aliciante!