PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Educação Permanente em Saúde :
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Formação de Professores na UFMS:
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Pró-Reitoria de Planejamento
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Ministério da Educação
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Uma Escola do Tamanho do Brasil

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG A QUESTÃO CONCEITUAL A QUESTÃO CONCEITUAL Análise Institucional Instituição: Lógica constitutivo-prescritiva que rege todo o tecido de uma formação social; está acima dos estatutos das organizações. Análise da produção: - Discursiva/processos de significação; - Normativa; - Relações de poder. Instituição Educação

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG Organização: Nível da realidade social em que as relações são regidas por estatutos que acontecem no interior de estabelecimentos, espaços físicos determinados. - Âmbito organizacional realização de ações de interesse social, político etc.; instituição, órgão, organismo, sociedade. O que seria a institucionalização? UFMG

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG Percursos Iniciais e Consolidação Institucional da EaD na UFMG Ações Pontuais entre 1975 e 1988 - projeto de EaD denominado “Atividades Matemáticas que Educam” - capacitação de professores, realizados pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG); 1996 - implantação da “Cátedra UNESCO de Formação Docente na Modalidade de Educação a Distância” - desenvolvimento de metodologias de produção e avaliação de materiais didáticos e ambientes virtuais de aprendizagem, além da formação de tutores para cursos nessa modalidade;

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG 1998 – criação da Assessoria de Educação a Distância e aprovada a Resolução Complementar nº 1/98 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que conferia às atividades a distância o status de atividade acadêmica curricular válida para a integralização dos cursos de graduação. final da década de 1990 - implementação do Curso de Especialização em Informática na Educação, oferecido pela Faculdade de Educação. Integrante do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), o curso previa a formação de professores multiplicadores responsáveis pela otimização pedagógica dos laboratórios de informática implementados pelo Governo Federal nas escolas públicas.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG 1999 - o Centro de Extensão da Faculdade de Letras passou a ministrar um importante curso on-line, denominado “Redigir”. Tendo como público inicial os funcionários da própria universidade, sua oferta foi estendida a alunos de diversos cursos de graduação, aprimorando a produção de textos de um público bastante significativo. 2002 - início do chamado “Projeto Veredas”, resultado de parceria da SEE-MG com a UFMG e outras dezessete instituições de ensino superior de Minas Gerais. Especificamente na Faculdade de Educação, cerca de 560 alunos se matricularam no curso, que objetivava habilitar professores dos primeiros anos do nível fundamental, em atendimento à exigência legal de nível superior para o exercício do magistério.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG Gandin (1983) – Planejamento como prática educativa - Estabelecimento do Marco Situacional: “Compreensão socioeconômica-política-cultural do momento, porque é neste todo que está integrada a educação.” (nível da leitura da realidade) Formação Inicial para Professores dos Ensinos Fundamental e Médio que não tinham habilitação legal para o exercício da função (licenciatura); demanda social por oferta de novas alternativas de formação superior a distância para a população do interior do estado, o que significaria inclusão social pela via da interiorização, sem perder de vista, contudo, a reconhecida qualidade acadêmica de seus cursos presenciais;

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG a promoção do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, instrumento de superação de históricas desigualdades sociais e culturais do estado; Análise diagnóstica das realidades sócio-educacionais (indicadores): baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); predominância de taxa de analfabetismo superior à média nacional; tempo de escolarização médio inferior a três anos; elevado índice de trabalho infantil; problemas no que tange ao acesso da população ao ensino superior.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG Adesão aos programas do MEC (concomitância) 2005 - a UFMG foi credenciada pelo MEC para a criação e a oferta de cursos superiores a distância. 2006 – o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE e o Conselho Universitário aprovaram, intrainstitucionalmente, a criação de cursos de graduação nessa modalidade, apresentando ao MEC projetos para a implantação das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. em janeiro de 2006 - foi publicado o resultado do primeiro processo seletivo de cursos para o Pró-Licenciatura. Os cursos a distância de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química propostos pela UFMG foram aprovados.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG No segundo semestre de 2007, sob a coordenação do CAED, a Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve) realizou vestibular específico, no qual foram ofertadas, para cada um dos cinco polos, cinquenta vagas de cada curso. As quinhentas vagas foram destinadas exclusivamente para professores ainda não habilitados e em exercício na rede pública de ensino há, pelo menos, um ano. Em 2008, ocorreram as primeiras ofertas da UFMG no âmbito da UAB, com o início das Licenciaturas em Química, Ciências Biológicas e Pedagogia e do Bacharelado em Geografia. No ano seguinte, foi iniciado o curso de Licenciatura em Matemática. Todos os cursos estão vinculados aos respectivos departamentos ou unidades acadêmicas da universidade, além de contar com autonomia para desenvolver seus projetos político-pedagógicos, que são gerenciados pelos respectivos Colegiados de Curso.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG - Estabelecimento do Marco Doutrinal: (fundamento teórico para a ação e axiológico) “crenças e valores comuns, ideais, a forma de ver o mundo, a filosofia educacional que defendem, a forma de atuação frente aos desafios, bem como a intenção dos componentes em relação ao trabalho que realizam.” (nível dos fins) Inclusão (a sociedade precisa ser funcional) – reestruturação/demanda social/publ. Interiorização; Democratização/Universalização (acesso, permanência, percurso); Qualidade (qual qualidade? Mercadológica ou cidadã); Republicanismo (modelo de negócio x intervenção político-educacional) Federalismo; Inovação Educacional (incremento tecnológico/convergência modal - Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 - oferta de 20% da carga horária total dos cursos de graduação na modalidade semipresencial).

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG - Estabelecimento do Marco Operativo: “enunciar os grandes posicionamentos que guiarão a ação da instituição como um todo e das pessoas que compõem seus quadros.” (nível dos meios) PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) UFMG 2008-2012 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Objetivo • Ampliar e consolidar os projetos de Educação a Distância da UFMG. Metas • Desenvolver sistemas de informação para dar apoio à execução de cursos de Educação a Distância.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG • Expandir os polos de Educação a Distância da UFMG em Minas Gerais, para oferta de cursos em regiões carentes de profissionais especializados. • Desenvolver modelos de Educação a Distância, em consonância com os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos na UFMG. • Produzir recursos instrucionais impressos e de mídia, em consonância com as propostas pedagógicas dos cursos oferecidos na UFMG. • Divulgar o processo de criação, implantação e avaliação dos cursos oferecidos pela UFMG na modalidade a distância. • Ampliar parcerias e convênios com o Estado, municípios e entidades de representação pública para a oferta de cursos na modalidade a distância. • Consolidar o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) na estrutura da UFMG.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG - Definição do peso estratégico da EaD na Instituição (fins, diagnóstico/distância, intervenção): Universidade Federal de Minas Gerais Plano de Desenvolvimento Institucional 2008 – 2012 “Outro eixo de sustentação da política de inovação educacional desenvolvida na UFMG diz respeito à expansão de oportunidades e de programas de qualidade ofertados na Instituição,na modalidade de Educação a Distância (EAD), que envolve cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação. Além de possibilitar que populações, hoje excluídas da Universidade Pública, nela venham a ingressar, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino permitirá que seja ampliado o âmbito da ação educacional da UFMG.”

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG - Criação de uma instância administrativa autônoma e de um aparato técnico-burocrático. (planejamento, articulação, execução e apoio) O Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) 2003 – criação Vinculação - ligado diretamente ao Gabinete do Reitor, tarefa inicial - fornecer assessoria para o credenciamento de cursos de graduação a distância junto ao Ministério da Educação (MEC).

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG O Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) 2010 - Consolidação da institucionalização – tornou-se uma unidade administrativa ligada à Pró-Reitoria de Graduação, objetivos: administrar, coordenar e assessorar o desenvolvimento de cursos de graduação, pós-graduação e extensão a distância; desenvolver estudos e pesquisas sobre EaD; promover a articulação da UFMG com os polos de apoio presencial; assessorar, produzir e editar livros acadêmicos e livros didáticos impressos e digitais sobre EaD na UFMG.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG recente ampliação de suas instalações (localizadas na Unidade Administrativa III – Campus Pampulha) e de seu corpo de profissionais, outros passos importantes têm colaborado para a realização dos objetivos do CAED: oferta de cursos de formação de tutores e aperfeiçoamento em EaD; a realização de seminários sobre EaD; obtenção de seu cadastramento como editora na Agência Brasileira do International Standard Book Number – ISBN (Fundação Biblioteca Nacional), com vistas à publicação de livros e materiais didáticos relativos à modalidade.

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG A Diretoria de Educação a Distância da UFMG criada em 2010, paralelamente à consolidação do CAED como unidade administrativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Finalidade: implantar, estruturar e articular a EaD na UFMG, oferecendo cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. encontram-se subordinados a essa diretoria o CAED, o Colegiado Especial da Educação a Distância (CEGEAD).

PANORAMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NA UFMG O Colegiado Especial de Educação a Distância - CEGEAD criado pela Resolução nº 04/2009, de 25 de agosto de 2009. Responsável pela administração acadêmica dos cursos de graduação a distância da UFMG, o CEGEAD é composto por um coordenador e um subcoordenador, supervisores dos cursos de graduação e um representante discente Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenação Geral do Programa Escola de Gestores da Educação Básica. Coordenação de Projetos Especiais.

A UFMG e a UAB A UFMG está presente em 24 polos UAB em MG:

A UFMG e a UAB Cursos oferecidos:

A UFMG e a UAB Oferta de vagas:

e-mail: pedagogico@caed.ufmg.br OBRIGADO! e-mail: pedagogico@caed.ufmg.br