Técnicas da Intervenção Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Didáctica da Matemática
ESTUDO ACOMPANHADO.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Projeto de reforço de Matemática
Programa aluno pesquisador
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Aprendizagem.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
GRUPO 510 Análise do diagnóstico feito sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, estratégias e resultados obtidos.
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Pederneiras- São Paulo
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
RECURSOS DIDÁTICOS.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Dominando as práticas pedagógicas
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Avaliação Educacional
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Estratégias de eLeraning que funcionam Robert N. Bilyk.
FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Análise de uma ferramenta ou recurso
Estratégias informais de cálculo
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Laboratório de Aprendizagem
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Método de Ensino.
Orientador: Mestre António José Marques Monteiro.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

Técnicas da Intervenção Pedagógica -Instrução: -Informação Inicial; -Instrução (propriamente dita); -Conclusão (final sessão); -Organização/Gestão; -Clima relacional/Disciplina.

Informação Inicial Princípios Fundamentais -Começar a aula na hora exacta; -Os alunos devem saber com antecedência o local da aula; -Verificar rapidamente as presenças; -Comunicar a informação consumindo o mínimo tempo;

Instrução (propriamente dita) -O Prof. Transmite informações aos alunos sobre a matéria de ensino, tendo como referência os objectivos de aprendizagem; -Utiliza os meios de comunicação que favoreçam e ajudem os alunos a acompanhar, compreender e assimilar a mensagem.

Princípios Fundamentais (Instrução Propriamente Dita) -Garantir a qualidade e Pertinência da Instrução: -Adequação da linguagem; -Certificar-se frequentemente da compreensão da informação por parte dos alunos (questionamento). -Diminuir o tempo de exposição da informação: -Utilização de meios auxiliares de ensino (meios audiovisuais, demonstração, etc.); -Estruturação da informação de forma simples e clara; -Audição.

Conclusão (final sessão); -O professor faz uma síntese das aprendizagens realizadas na aula; -Identificam-se e reforçam-se os conteúdos fundamentais da aula; -Analisam-se as principais dificuldades detectadas, relacionando as aprendizagens com os objectivos seleccionados.

Organização/Gestão Princípios Fundamentais: -Diminuir os tempos de transição; -Gerir com ritmo, dinamismo e entusiasmo o fluxo das actividades; -Dar instruções de organização claras e precisas; -Estruturar as rotinas de aula.

Clima relacional/Disciplina Princípios Fundamentais (Disciplina): -Definir com clareza as regras da aula; -Motivar o comportamento apropriado com interacções positivas; -Variar os métodos de interacção; -Ignorar quando possível o comportamento inapropriado; -Usar estratégias de castigo específicas e eficazes. Princípios Fundamentais (Clima): -Acompanhamento frequente e atento do trabalho dos alunos; -Valorização da prestação dos alunos; -Aperfeiçoamento do feedback pedagógico; -Aumentar e diversificar os feedbacks, privilegiando os positivos.