Psicologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE RUMBLE, Greville A GESTÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA - Núcleo de Educação a Distância 2004.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Psicologia e práticas educativas.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
O Início da Comunicação
A dimensão da pessoa humana
Quadro geral das Ciências da Educação.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Avaliação Institucional
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Retratos da Independência
Prof. Orlando Miranda Júnior
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicologia Educacional.
A Importância da Educação Continuada
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Motivação e Expectativas
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Psicologia Educacional
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política Educacional Brasileira
Inclusão que bicho é esse?
Psicopedagogo clínico
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
• Manejo – Formação – Professor.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Softwares Educacionais
Softwares Educacionais.  Primeiramente, o que é um software? - Softwares são programas de computador, que são responsáveis por fazer seus computadores.
Transcrição da apresentação:

Psicologia Educacional

Objetivos O que é a Psicologia Educacional? Dentro da Psicologia Educacional, ela trata também a Psicologia Escolar: O que é a Psicologia Escolar? Qual a função do psicólogo na Instituição Escolar? Quais os métodos da Psicologia Educacional? Função do pedagogo.

O que é a Psicologia Educacional? É a psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: • Os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos • A eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais • O estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização.

O que é a Psicologia Escolar? A Psicologia Escolar são os psicólogos educacionais que desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.

Qual a função do psicólogo na Instituição Escolar? A Psicopedagogia vai atuando com muito sucesso nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências.

Quais os métodos da Psicologia Educacional? Role playing é um dos métodos da Psicologia Educacional. O Role Playing é um modelo de ensino que pertence à família das Interacções Sociais. Este ajuda os alunos a compreender o comportamento social, o seu papel nas interacções sociais e as formas de resolver problemas de uma forma mais eficaz.

Funções do pedagogo A função do pedagogo é planear, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a qualidade do docente no ensino infantil é fundamental.

Curiosidades Videos: http://www.youtube.com/watch?v=d6GrJnsV6rU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=mzlaYY_Zp8M

Trabalho elaborado por : Andreia Silva Nº 2 Bianca Rodrigues Nº3 Jéssica Patalão Nº11 Margarida Sousa Nº16 Sónia Silva Nº 22 1º TAGD