CUSTO BRASIL AGRONEGÓCIO Matheus Zan Grazilio. O QUE É CUSTO BRASIL? Denominação genérica dada a uma série de custos de produção, ou despesas incidentes.

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Transcrição da apresentação:

CUSTO BRASIL AGRONEGÓCIO Matheus Zan Grazilio

O QUE É CUSTO BRASIL? Denominação genérica dada a uma série de custos de produção, ou despesas incidentes sobre a produção, que tornam difícil ou desvantajoso para o exportador brasileiro colocar seus produtos no mercado internacional, ou então tornam inviável ao produtor nacional competir com os produtos importados. O “Custo Brasil” é um termo recorrente apontado como a principal causa da perca de competitividade da economia, e sobretudo, da perca de competitividade da indústria de transformação. 2

O QUE ELE FAZ? O Custo Brasil reúne distintos custos vigentes na economia brasileira. Esses custos decorrem de deficiências em diversos fatores relevantes para a competitividade industrial. O Custo Brasil independe de estratégias empresariais, pois decorre de deficiências em fatores sistêmicos, que somente poderão ser migradas com políticas de Estado. 3

ALGUNS CUSTOS QUE SE AGREGAM Legislação trabalhista (que gera pesados encargos sociais); Institucionais (excesso de burocracia para a instalação de empresas ou para a exportação de produtos); Tributários (excesso de impostos, contribuições e taxas) sobre produtos que direta ou indiretamente participam das exportações ou sofrem concorrência de produtos estrangeiros; Infraestrutura (falta de estradas de rodagem bem conservadas, deficiência de estradas de ferro e de hidrovias, comunicações deficientes e caras, além de portos e aeroportos ineficientes e de alto custo operacional); Corporativas (domínio de sindicatos de trabalhadores sobre certos tipos de atividade, dificultando a incorporação do progresso técnico e o aumento da produtividade), entre outros. 4

A SOJA PLANTADA POR AMERICANOS E BRASILEIROS Americanos Menos produtivo Mais lucrativo Brasileiros Mais produtivo Menos lucrativo 5

6

Trazendo o assunto para o setor de produção Nos Estados Unidos, por exemplo, a produção pode ser 25% mais barata em relação ao Brasil. O Custo China é 1/3 mais barato do que o Custo Brasil. E não é só o baixo custo com a mão-de-obra que empurra a economia chinesa como muitos pensam. Claro, é um fator importante. Contudo, vale lembrar que, enquanto o modal rodoviário, mais caro e que exige maior atenção acerca de investimentos e qualidade de serviços, independentemente do país, transporta mais de 70% das cargas brasileiras, nos Estados Unidos não chega a 30% e na China está em torno de 10%. Ou seja, percentuais inversos a extensão territorial desses países. 7

Então... Da má gestão, corrupção e subdesenvolvimento histórico, isso quer dizer toda a herança maldita em forma de infraestrutura precária, falta de segurança, saúde, educação; tudo isso também está no Custo Brasil. 8