PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS
A ADMINISTRAÇÃO POSSUI UMA GRANDE AMPLITUDE DE MATÉRIAS, POR ISSO, RECEBE CONTRIBUIÇÕES DE DIFERENTES CIÊNCIAS E DIVERSOS ENFOQUES.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA CONHECIDA COMO TAYLORISMO; SE BASEIA PELO MÉTODO CIENTÍFICO, NA ADM., NA ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO, FOCA NAS TAREFAS; FAZ PARTE DA ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO, BUSCA GARANTIR O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO AOS SISTEMAS PRODUTIVOS. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: PLANEJAMENTO, PREPARO, EXECUÇÃO, CARGOS, TAREFAS E PADRONIZAÇÃO.
TEORIA DA BUROCRACIA AUTOR: MAX WEBER, JURISTA ALEMÃO, TAMBÉM CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DA SOCIOLOGIA. FUNDAMENTA DA NA RACIONALIDADE, GRANDE ÊNFASE NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA; RELAÇÕES MAIS AUTORITÁRIAS E NORMATIVAS; PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: AUTORIDADE, FORMALIDADE, IMPESSOALIDADE, HIERARQUIA E DIVISÃO DO TRABALHO.
TEORIA CLÁSSICA FAYOLORISMO, TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. SURGIU COM O ADVENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NA EUROPA. DIFERENTEMENTE DE TEYLOR, DEU ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PELA BUSCA DA MÁXIMA EFICIENCIA E PELA VISÃO DO HOMEM ECONOMICO. ELENCOU 14 PRINCÍPIOS: DIVISÃO DO TRABALHO,AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE, UNIDADE DE COMANDO, UNIDADE DE DIREÇÃO, DISCIPLINA, REMUNERAÇÃO, INTERESSES GERAIS, CENTRALIZAÇÃO, HIERARQUIA, ORDEM, EQUIDADE, ESTABILIDADE, INICIATIVA E ESPÍTITO DE EQUIPE.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS CONJUNTO DE TEORIAS ADMINISTRATIVAS QUE GANHARAM FORÇA A PARTIR DA GRANDE DEPRESSÃO DE 1932, ORIGEM NOS EUA. POSSUI TRÊS CARACTERÍSTICAS: O SER HUMANO NÃO POSSUI COMPORTAMENTO MECÂNICO; O HOMEM É GUIDAO PELO SISTEMA SOCIAL; POSSUI NECESSIDADES (SEGURANÇA, AFETO, APROVAÇÃO...)
TEORIA ESTRUTURALISTA SURGIU POR VOLTA DA DEC DE 50, COMO DESDOBRAMENTO DE AUTORES QUE TENTARAM CONCILIAR AS TESES PROPOSTAS PELA TEORIA CLÁSSICA E DAS RELAÇÕES HUMANAS. INPIROU-SE NA ABORDAGEM DE WEBER, COMEÇOU-SE A OLHAR PARA FORA E ATRAVESSAR AS FRONTEIRAS DA ORGANIZAÇÃO, PASSANDO A RECONHECER A INTERDEPENDÊNCIA DA MESMA COM O AMBIENTE. UMA ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA ABERTO QUE SE RELACIONA COM O AMBIENTE EXTERNO E COM OUTRAS.
TEORIA DOS SISTEMAS-1951 CONHECIDA COMO SIGLA TGS ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR,BUSCA ENTENDER AS PROPRIEDADES COMUNS EM DISTINTAS ORGANIZAÇÕES, NÃO BUSCA SOLUCIOANAR PROBLEMAS, MAS SIM PRODUZIR TEORIAS QUE CRIEM CONDIÇÕES APLICÁVEIS NA REALIDADE EMPÍRICA.
ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA SIGLA STS, FOI ELABORADO DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, É UMA ABORDAGEM QUE RECONHECE A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E A TECNOLOGIA EXISTENTE NAS ORGANIZAÇÕES, COMO TAMBÉM ENTRE AS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE E O COMPORTAMENTO HUMANO. POSSUI 4 PRINCÍPIOS: AUTONOMIA RESPONSÁVEL, ADAPTABILIDADE, TAREFAS INTEIRAS E O SIGNIFICADO DA TAREFA.
TEORIA NEOCLÁSSICA CONSIDERADA UM CONJUNTO DE TEORIAS, BUSCA RETOMAR ALGUNS CONCEITOS E ABORDAGENS CLÁSSICAS, REAFIRMAÇÃO DASB TEORIAS CLÁSSICAS, ÊNFASE NA PRÁTICA ADMINISTRATIVA, NA GESTÃO, NOS OBJETIVOS E TAMBÉM NOS RESULTADOS.
TEORIA COMPORTAMENTAL TEVE INÍCIO 1947, TAMBÉM CHAMADA DE BEHAVIORISTA, TRAZ UMA CRÍTICA À TEORIA CLÁSSICA E À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. ÊNFASE NAS PESSOAS, PREOCUPAÇÃO COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, COM OS PROCESSOS DE TRABALHO E O ESTUDO SOBRE A MOTIVSÇ~SO HUMANA. (TEORIA DE MASLOW)
DESENVOLVIMETO ORGANIZACIONAL POSSUI COMO CARACTERÍSTICAS PROCESSOS GRUPAIS, ORIENTAÇÕES SISTÊMICAS ABRANGENTES, ORIENTAÇÃO CONTIGENCIAL, RETROAÇÃO DE DADOS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E A INTERAÇÃO. É UM DESDOBRAMENTO PRÁTICO E OPERACIONAL DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL.
TEORIA DA CONTIGÊNCIA TEORIA CONTIGENCIAL, ENFATIZA A RELATIVIDADE,OU SEJA, NÃO EXISTE NADA DE ABSOLUTO NAS ORGANIZAÇÕES, OU NA PRÓPRIA TEORIA ADMINISTRATIVA. NASCEU DE UMA SÉRIE DE PESQUISAS REALIZADAS NAS DÉCADAS DE 60 E 70.
NOVAS ABORDAGENS COMO TODA CIÊNCIA, A ADMINISTRAÇÃO PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS E ATUALIZAÇÕES AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA. DOIS FATORES CONTRIBUÍRAM:OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A GLOBALIZAÇÃO. COM A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES,ESTAS FORAM OBRIGADAS A IMPLEMNTAR NOVOS RECURSOS, NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO,CONCEITOS DE QUALIDADE, ETC..