PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

Contexto histórico - “A modernidade”
Teoria de Sistemas Maurício Serva Origem da Teoria Geral dos Sistemas l Autor principal: Ludwig von Bertalanffy (anos 40) l Proposta de um novo paradigma.
Material Avaliação Sistema de avaliação de desempenho Professor Douglas Pereira da Silva 1Aula 1 Av de Desempenho.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Teorias e abordagens da Administração Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke.
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
Max Weber Alunos: Ícaro, Matheus, Mariana e Neuri.
Prof(a) Sandra Maria Teoria Geral da Administração 1 Burocracia ?
Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração. Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de.
Curso de Administração Disciplina: TGA TEORIA DA BUROCRACIA DA ADMINISTRAÇÃO Patricia Sluce.
Aula 2: Processo de Organização
Escola Quantitativa Teoria Matemática.
Processo Administrativo
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas
Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen, Dra.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Teoria Geral da Administração
Comportamento Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
A evolução do pensamento administrativo: Dos anos 50 aos dias de hoje
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
A ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Teoria Geral da Administração
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Teoria da Contingência
Planejamento Financeiro e Orçamentário
O Sistema e a Contingência
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
MODELO DE ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICO
TEORIA CLÁSSICA Autor: HENRI FAYOL – 1841 – 1925 (engº de minas);
GEORGE ELTON MAYO George Elton Mayo Teoria das Relações Humanas
Sistema sócio técnico aberto
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Teoria da Contingência
Teoria Estruturalista
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Bruna Maria Celina Joscemar Rosimeri Rosi Mari Thiago
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCAE - CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPU IV – LITORAL NORTE SECRETÁRIADO EXECUTIVO BILÍNGUE Jady Caroline Tavares.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Origens da Teoria Estruturalista
ABORDAGEM CLÁSSICA Administração Científica Teoria Clássica
Teoria administrativa Comportamental
Teoria dos Sistemas Contribuições e conceitos Anderson Bianka Andressa CarliJéssicaLuanMagnóliaRosildaSaraPriscila.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Teoria da Administração
Teoria Geral da Administração
Gestão de Pessoas Aula 3 A perspectiva humanista da Administração Prof.ª Ms. Juliana Estácio Rios.
TEORIA CLÁSSICA FAYOL.  Jules Henri Fayol ( ) foi um engenheiro, grande gestor e pesquisador francês, criador da Teoria Clássica da Administração.
Recebeu influências para ser o que é hoje, de:
Tópicos ADM Professor Douglas Pereira da Silva
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Mecanicismo e Relações Humanas
Max Weber  .
Gestão de Produção Yuri Simão 2015.
Capítulo 4 Abordagem Integrativa.
FUNDAMENTOS DP TRABALHO
A GESTÃO DE PESSOAS E A TEORIA ADMINISTRATIVA Unidade 01.
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
ESCOLA CLÁSSICA CARACTERÍSTICAS Instituto Federal do Amazonas – IFAM Análise Organizacional e de Processos- AOP - Professor Jorge Abílio Ricardo Freitas,
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
A GESTÃO DE PESSOAS E A TEORIA ADMINISTRATIVA Unidade 01.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS

A ADMINISTRAÇÃO POSSUI UMA GRANDE AMPLITUDE DE MATÉRIAS, POR ISSO, RECEBE CONTRIBUIÇÕES DE DIFERENTES CIÊNCIAS E DIVERSOS ENFOQUES.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA CONHECIDA COMO TAYLORISMO; SE BASEIA PELO MÉTODO CIENTÍFICO, NA ADM., NA ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO, FOCA NAS TAREFAS; FAZ PARTE DA ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO, BUSCA GARANTIR O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO AOS SISTEMAS PRODUTIVOS. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: PLANEJAMENTO, PREPARO, EXECUÇÃO, CARGOS, TAREFAS E PADRONIZAÇÃO.

TEORIA DA BUROCRACIA AUTOR: MAX WEBER, JURISTA ALEMÃO, TAMBÉM CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DA SOCIOLOGIA. FUNDAMENTA DA NA RACIONALIDADE, GRANDE ÊNFASE NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA; RELAÇÕES MAIS AUTORITÁRIAS E NORMATIVAS; PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: AUTORIDADE, FORMALIDADE, IMPESSOALIDADE, HIERARQUIA E DIVISÃO DO TRABALHO.

TEORIA CLÁSSICA FAYOLORISMO, TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. SURGIU COM O ADVENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NA EUROPA. DIFERENTEMENTE DE TEYLOR, DEU ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PELA BUSCA DA MÁXIMA EFICIENCIA E PELA VISÃO DO HOMEM ECONOMICO. ELENCOU 14 PRINCÍPIOS: DIVISÃO DO TRABALHO,AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE, UNIDADE DE COMANDO, UNIDADE DE DIREÇÃO, DISCIPLINA, REMUNERAÇÃO, INTERESSES GERAIS, CENTRALIZAÇÃO, HIERARQUIA, ORDEM, EQUIDADE, ESTABILIDADE, INICIATIVA E ESPÍTITO DE EQUIPE.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS CONJUNTO DE TEORIAS ADMINISTRATIVAS QUE GANHARAM FORÇA A PARTIR DA GRANDE DEPRESSÃO DE 1932, ORIGEM NOS EUA. POSSUI TRÊS CARACTERÍSTICAS: O SER HUMANO NÃO POSSUI COMPORTAMENTO MECÂNICO; O HOMEM É GUIDAO PELO SISTEMA SOCIAL; POSSUI NECESSIDADES (SEGURANÇA, AFETO, APROVAÇÃO...)

TEORIA ESTRUTURALISTA SURGIU POR VOLTA DA DEC DE 50, COMO DESDOBRAMENTO DE AUTORES QUE TENTARAM CONCILIAR AS TESES PROPOSTAS PELA TEORIA CLÁSSICA E DAS RELAÇÕES HUMANAS. INPIROU-SE NA ABORDAGEM DE WEBER, COMEÇOU-SE A OLHAR PARA FORA E ATRAVESSAR AS FRONTEIRAS DA ORGANIZAÇÃO, PASSANDO A RECONHECER A INTERDEPENDÊNCIA DA MESMA COM O AMBIENTE. UMA ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA ABERTO QUE SE RELACIONA COM O AMBIENTE EXTERNO E COM OUTRAS.

TEORIA DOS SISTEMAS-1951 CONHECIDA COMO SIGLA TGS ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR,BUSCA ENTENDER AS PROPRIEDADES COMUNS EM DISTINTAS ORGANIZAÇÕES, NÃO BUSCA SOLUCIOANAR PROBLEMAS, MAS SIM PRODUZIR TEORIAS QUE CRIEM CONDIÇÕES APLICÁVEIS NA REALIDADE EMPÍRICA.

ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA SIGLA STS, FOI ELABORADO DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, É UMA ABORDAGEM QUE RECONHECE A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E A TECNOLOGIA EXISTENTE NAS ORGANIZAÇÕES, COMO TAMBÉM ENTRE AS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE E O COMPORTAMENTO HUMANO. POSSUI 4 PRINCÍPIOS: AUTONOMIA RESPONSÁVEL, ADAPTABILIDADE, TAREFAS INTEIRAS E O SIGNIFICADO DA TAREFA.

TEORIA NEOCLÁSSICA CONSIDERADA UM CONJUNTO DE TEORIAS, BUSCA RETOMAR ALGUNS CONCEITOS E ABORDAGENS CLÁSSICAS, REAFIRMAÇÃO DASB TEORIAS CLÁSSICAS, ÊNFASE NA PRÁTICA ADMINISTRATIVA, NA GESTÃO, NOS OBJETIVOS E TAMBÉM NOS RESULTADOS.

TEORIA COMPORTAMENTAL TEVE INÍCIO 1947, TAMBÉM CHAMADA DE BEHAVIORISTA, TRAZ UMA CRÍTICA À TEORIA CLÁSSICA E À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. ÊNFASE NAS PESSOAS, PREOCUPAÇÃO COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, COM OS PROCESSOS DE TRABALHO E O ESTUDO SOBRE A MOTIVSÇ~SO HUMANA. (TEORIA DE MASLOW)

DESENVOLVIMETO ORGANIZACIONAL POSSUI COMO CARACTERÍSTICAS PROCESSOS GRUPAIS, ORIENTAÇÕES SISTÊMICAS ABRANGENTES, ORIENTAÇÃO CONTIGENCIAL, RETROAÇÃO DE DADOS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E A INTERAÇÃO. É UM DESDOBRAMENTO PRÁTICO E OPERACIONAL DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL.

TEORIA DA CONTIGÊNCIA TEORIA CONTIGENCIAL, ENFATIZA A RELATIVIDADE,OU SEJA, NÃO EXISTE NADA DE ABSOLUTO NAS ORGANIZAÇÕES, OU NA PRÓPRIA TEORIA ADMINISTRATIVA. NASCEU DE UMA SÉRIE DE PESQUISAS REALIZADAS NAS DÉCADAS DE 60 E 70.

NOVAS ABORDAGENS COMO TODA CIÊNCIA, A ADMINISTRAÇÃO PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS E ATUALIZAÇÕES AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA. DOIS FATORES CONTRIBUÍRAM:OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A GLOBALIZAÇÃO. COM A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES,ESTAS FORAM OBRIGADAS A IMPLEMNTAR NOVOS RECURSOS, NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO,CONCEITOS DE QUALIDADE, ETC..