Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Advertisements

Sinais de uma igreja avivada
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
VOCÊ FOI CHAMADO PARA PERTENCER À FAMÍLIA DE DEUS.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017
Orientações ao professor
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Subsídio conceitual para o Advento
Remédios para o desânimo
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
Amor que restaura amizades
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Remédios para o desânimo
Nova geração, antigos pecados
Uma igreja carente de cura
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Exercício da vigilância
A perceptível presença de Deus
O privilégio de servir a Cristo
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
O SERVIÇO CRISTÃO EXEMPLIFICADO ( )
O Criador e o dinheiro 1 DE OUTUBRO DE 2016
Orientações ao professor
FILIPENSES. FILIPENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Orientações ao professor
Lição 1 Seja forte e corajoso!.
Lição 5 Muros vêm abaixo.
2ª TIMÓTEO. 2ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
DISCIPULADO CRISTÃO nas
Lição 04 O que é igreja missional?
Lição 03 Israel, o povo da missão
Lição 9 A guerra não acabou.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Lição 13 A missão foi realizada
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 04 Fiquem firmes. Lição 04 Fiquem firmes.
Lição 11 Os opositores da missão
Lição 10 Ninguém vos engane. Lição 10 Ninguém vos engane.
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
BATALHA ESPIRITUAL NO CAMPO MISSIONÁRIO
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Lição 09 Perseverem na aflição. Lição 09 Perseverem na aflição.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Lição 12: As marcas do evangelho
1 À igreja de Deus em Corinto. 1 À igreja de Deus em Corinto.
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Casamento e questões específicas
Lição 11: O próximo e o evangelho
4 A mensagem da cruz. 4 A mensagem da cruz Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir lembrar que a pregação bíblica deve conter sempre.
Lição 02: A defesa do evangelho
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Lição 06 O abençoado descanso. Lição 06 O abençoado descanso.
Transcrição da apresentação:

Lição 03 Liderem com exempo

Objetivo Promover entre os alunos da Escola Bíblica uma reflexão sobre as atitudes de Paulo entre os tessalonicenses que o destacam como alguém que liderava pelo exemplo.

Texto-base Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória. (1 Ts 2:11-12 - NVI)

Introdução Paulo foi um líder exemplar. Esse trecho da carta (1 Ts 2:1-16) nos traz uma boa reflexão sobre como deve ser a liderança cristã. Essa reflexão tem aplicação a todos os crentes em Cristo, pois todos somos ou seremos, em certa medida, líderes, seja na igreja, na família, no trabalho.

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA Planejamento e estratégias são fundamentais para qualificar um líder, mas, no ambiente cristão, mais do que isso, também se requer uma vida exemplar, tanto para os de dentro quanto para os de fora da igreja.

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA 1. Verdadeiro em seus motivos: Paulo explica que, apesar das lutas, a fonte de suas motivações estava em Deus, que lhe dava coragem para continuar pregando com ousadia. Ele era movido por um forte senso de propósito e missão.

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA 2. Exemplar em sua conduta: Se os motivos são verdadeiros, serão vistos em uma conduta coerente com o evangelho. Paulo diz que pode ser pesado, enérgico e, talvez, ditatorial, mas assume uma postura de uma mãe para com seus filhos.

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA 3. Fiel a sua mensagem: Paulo, nos versículos 13 a 16 [1 Ts cap. 2], faz questão de esclarecer aos seus leitores do que se trata a sua mensagem e se declara fiel a ela. Explica que o evangelho é a Palavra de Deus, que age eficazmente naquele que crê. Diz ainda que a fidelidade a essa mensagem se mostra na disposição em sofrer por ela.

QUESTÕES DO ESTUDO

QUESTÕES DO ESTUDO 01. Quem eram os acusadores de Paulo e quais eram as suas principais acusações? Você concorda com a frase: “Todo aquele que prega um evangelho de alegria achará caluniadores”? 02. Leia o item 1; 1 Ts 2:1-6, e responda: Quais eram as motivações de Paulo? Ele era verdadeiro em seus motivos, ao exercer a liderança? 03. Por que podemos afirmar que a liderança de Paulo era exemplar? Como era o trato de Paulo com os cristãos tessalonicenses? Baseie-se em 1 Ts 2:7-12 e no item 2. 04. Para Paulo, qual é o conteúdo do evangelho e o que significa ser fiel a essa mensagem? Quais eram as duas convicções que faziam o apóstolo ter fidelidade e equilíbrio em sua pregação? Leia 1 Ts 2:13-16 e o item 3.

II. APLICANDO À IGREJA DA ATUALIDADE 1. O líder precisa ter convicção de seu propósito. O exercício da liderança, naturalmente, leva o líder a sofrer com críticas ou perseguições. Quando isso acontece, se o propósito da liderança ou do serviço cristão estiver baseado na recompensa ou no que as pessoas dizem, facilmente o líder esmorece. 05. Comente com a classe das dificuldades de manter os olhos em Cristo e não nas circunstâncias, no exercício da liderança. Que atitudes do líder poderiam contribuir para manter-se firme em seus propósitos?

II. APLICANDO À IGREJA DA ATUALIDADE 2. O líder precisa ter clareza de suas prioridades. Paulo tinha prioridades claras. O mais importante para ele era ter a aprovação de Deus, não a dos homens (1 Ts 2:4-6). Ele buscava manter a coerência entre sua vida e sua pregação, bem como procurava ser exemplo para os seus liderados. 06. Quais eram as prioridades da liderança de Paulo? Como se aplicam à nossa vida?

Desafio da semana Liderar através do exemplo, como estudado nesta lição, passa por manter uma motivação verdadeira, uma conduta coerente e a fidelidade à mensagem do evangelho. Essa é a proposta de Paulo para líderes que se mantém esperançosos da volta do Senhor e que, por saberem que servem a ele, têm a clara noção de que seu trabalho é útil. Em qual dessas três abordagens do apóstolo você se sente mais enfraquecido? Tente identificar e sinta-se desafiado a desenvolver habilidades e rejeitar vícios, no exercício da liderança, que o estejam afastando da real motivação de uma conduta coerente ou da fidelidade à mensagem do evangelho.

Próximo estudo Lição 04 Fiquem firmes