Auditoria da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
AUDITORIA.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Sistemas de Gestão Integrada
Planejamento do gerenciamento de riscos
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Instrutor: Objetivos:.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
QUALIDADE: CONCEPÇÕES
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Auditoria e Segurança da Informação
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Gestão por Competências
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Certificação e Auditoria
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Evidência de auditoria:
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Gerenciamento da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Curso de Administração Disciplina: TGA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
4.4 Implementação e Operação
FACULDADE INTEGRADAS DE TAQUARA CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA QUALIDADE ISO OHSAS Conceitos/Histórico; Requisitos /Imagens; Sistema de Auditoria;
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Auditoria da Qualidade É uma ferramenta chave de gestão para atingir os objetivos estabelecidos dentro de uma política organizacional. A Auditoria da Qualidade avalia a correspondência entre as medidas planejadas e a implementação das mesmas. As Auditorias detectam se os vários elementos que compõem o sistema de qualidade de uma empresa são efetivos e adequados, e ainda se estão contribuindo efetivamente para que os objetivos da qualidade estabelecidos sejam atingidos.

Objetivos da Auditoria Avaliar a eficácia e Adequação de um Sistema da Qualidade implementado ou em implementação em relação a uma norma estabelecida e/ou procedimentos internos; Informar a empresa os pontos fortes e fracos do sistema da qualidade; Reportar prontamente as informações relevantes para análise e tomada de ação de melhoria pela gerência e profissional envolvido; Verificar a eficácia das ações corretivas e de melhoria do sistema da qualidade pela gerência; Assegurar a manutenção do sistema da qualidade implantado.

Objetivos da Auditoria Geralmente as auditorias são realizadas pôr uma ou mais das seguintes razoes: Avaliar inicialmente um fornecedor quando se pretende estabelecer uma relação contratual; Verificar se o sistema da qualidade da própria organização continua a atender aos requisitos especificados e se está sendo implementado; Avaliar o sistema da qualidade da própria organização frente a uma norma de sistema da qualidade.

Características das Auditorias Autorizadas pela administração superior; Avaliações de práticas reais, evidentes, comparadas com requisitos estabelecidos; Têm métodos e objetivos específicos; São programadas com antecedência; São realizadas com prévio conhecimento e na presença das pessoas cujo trabalho será auditado; Realizadas por pessoal experiente, treinado e independente da área auditada; Resultados e recomendações são examinados e, em seguida, acompanhados para verificar o cumprimento das ações corretivas; Não têm ação punitiva, mas corretiva e de aprimoramento.

Tipos de Auditorias Auditoria de adequação: é uma auditoria para avaliar a documentação do sistema implantado, comparando-o com os padrões especificados pelas normas ISO. Auditoria de conformidade: neste tipo de auditoria o auditor deve procurar a evidência de que o auditado está trabalhando de acordo com as instruções documentadas.

Tipos de Auditorias Auditoria do sistema: dá ênfase aos aspectos de documentação e organização do sistema da qualidade. Auditoria de processo: avalia a execução (projeto, fabricação, construção, montagem, etc.) de um processo ou serviço. Auditoria do produto: dá ênfase à re-inspeção do produto pronto e à análise de registros dos resultados dos ensaios, testes e inspeção.

Auditoria Interna Auditoria interna: é a auditoria realizada sob a responsabilidade da própria empresa (organização), onde os auditores devem ser totalmente independentes do setor/serviço a ser auditado. A vantagem deste tipo de auditoria é que os auditores e os auditados sentem-se mais a vontade para discutir internamente os resultados.

Auditoria Externa Auditoria externa: é a auditoria realizada sob a responsabilidade de uma empresa independente da que está sendo auditada. A vantagem é o caráter de independência associado à experiência trazida pelos auditores de outras organizações. É uma auditoria externa que avalia se uma empresa (ou processo) está apta a receber o certificado da série ISO 9000.

Auditoria Externa As empresas certificadas são periodicamente avaliada por auditorias de acompanhamento (realizadas de 6 em 6 meses). Estas auditorias são realizadas para verificar se a empresa continua atendendo aos requisitos estabelecidos em auditorias anteriores. No caso da empresa não atender aos requisitos estabelecidos anteriormente, duas atitudes podem ser tomadas pelo órgão certificador: Se forem encontradas não-conformidades razoáveis, é determinado um prazo para uma nova auditoria.   Se forem encontradas não-conformidades graves, a empresa pode perder o certificado.

Funções dos Auditores Os auditores devem: Manter-se sempre no escopo da auditoria; Ser objetivo; Coletar e analisar evidências relevantes e suficientes para permitir a formulação de conclusões relativas ao sistema de qualidade auditado; Ficar atento a quaisquer indicações de evidências que possam influenciar os resultados da auditoria e possivelmente exigir uma auditoria mais ampla; Estar aptos a responder questões; Atuar de forma ética durante todo o tempo.

Postura do Auditor O Auditor deve ter forma de atuação e procedimentos de trabalho que eliminem esta visão negativa. Atitudes do Auditor: Utilizar evidencias objetivas e analisá-las de forma justa; Manter-se fiel ao objetivo da auditoria; Avaliar os efeitos das observações de auditoria e da sua interação com os auditados; Tratar com respeito o pessoal envolvido; Ser sensível a cultura do auditado; Evitar distrações em pontos irrelevantes à auditoria;

Reagir de forma sensata em situações de tensão; Utilizar processos adequados para uma boa comunicação e integração com o auditado; Ser gentil e calmo em quaisquer circunstâncias; Ser pontual; Ser preparado, determinado, direto, decidido e preciso; Fazer bom juízo, com bom senso, estando preparado para fazer algumas concessões. Ser independente em pensamento e neutro nas atitudes quando houver controvérsias; Permanecer fiel a uma conclusão apesar da pressão para mudar o que não está baseado em evidencias objetivas.

Planejamento da Auditoria De acordo com a Norma NBR 10011-1 o planejamento das auditorias deve ser aprovado pelo cliente e comunicado aos auditores e ao auditado. O plano de auditoria deve ser elaborado de um modo flexível, permitindo mudanças, e dando ênfase às informações obtidas durante a auditoria. O planejamento deve incluir: Objetivos e escopo da auditoria; Identificação dos indivíduos que têm responsabilidade direta significativa em relação aos objetivos e escopo; Identificação dos documentos de referência; Identificação dos membros da equipe auditora;

Idioma da auditoria; Data e local em que a auditoria deve ser executada; Identificação das unidades organizacionais a serem auditadas; Tempo previsto e duração de cada atividade principal da auditoria; Programação das reuniões com a gerência do auditado; Critérios de confidencialidade; Distribuição do relatório de auditoria e data prevista para a sua emissão.