MÉTODO CIENTÍFICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia da Pesquisa
Advertisements

Técnicas e métodos de observação em Psicologia
Bases do Método Epidemiológico
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
Metodologia do Trabalho Científico
CONCEITOS ELEMENTARES
PROJETO DE PESQUISA.
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Metodologia Científica e Tecnológica
NOÇÕES PRELIMINARES.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
Profa. Dra. Renata Medici
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Pesquisa: Conceitos e Definições
Quantitativo-Qualitativo:
Pesquisa em Comunicação
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Classificação das Pesquisas
Metodologia de Pesquisa
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
PROJETO DE PESQUISA.
Conhecer Conhecimento.
A Construção da Ciência
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Gestão de defeitos.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
A Psicologia Científica
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
A Psicologia Experimental
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
O que é Conhecimento Aula nº1.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
O que é pesquisa científica?
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Metodologia Científica
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Conceitos básicos MÉTODO.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
O que é conhecimento?.
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

MÉTODO CIENTÍFICO

O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO? Ferramenta para a aquisição e construção do conhecimento (uma forma de como se fazer algo). Conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas que tenham por finalidade a investigação de fenômenos naturais para a obtenção de conhecimentos. OBJETIVIDADE SISTEMATICIDADE Os resultados devem ser passíveis de reprodução e confirmação (conjunto de atividades que permitem alcançar um objetivo)

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Essencial na ciência → linguagem universal para aquisição e disseminação dos conhecimentos (única forma possível de um experimento ser repetido e confirmado em qualquer parte do mundo) OBJETIVOS Produzir um conhecimento teórico-prático aplicável (utilizado para previsão, explicação e controle de fenômenos e ocorrências). Permitir a fiel reprodução da sistemática aquisição do conhecimento. Ser amplamente compartilhável e transmissível (independentemente do conteúdo). Ser verificável e passível de quantificação do grau de confiabilidade.

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Chen e Nagel → técnica mais segura inventada pelo homem para controlar o fluxo das coisas e estabelecer crenças estáveis. Weatherall → versão simplificada daquilo que acontece ou que pode acontecer no processo de realização de descobertas. # Útil na disseminação das idéias e enriquecimento de princípios descobertos. # Um trabalho científico não realizado a partir de um sistema padronizado de etapas, ordenadamente dispostas, torna-se questionável devido à impossibilidade de determinação do grau de confiabilidade do mesmo → inviabilização da aceitação dos princípios descobertos e propostos pelo autor.

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Oferece suporte metodológico ao pensamento, permitindo o uso de metodologias que permitam reduzir interferências emocionais e culturais que podem surgir durante as atividades de experimentação. Principais formas de aquisição de conhecimentos → observação e a experimentação dos fenômenos OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA – utilização dos sentidos humanos na obtenção de determinados aspectos da realidade (aquisição de conhecimentos sem a interferência do pesquisador no objeto de estudo).

CATEGORIAS DE OBSERVAÇÃO Observação assistemática – não é planejada (ocorre em virtude do acaso). # aquisição de conhecimento quando um pesquisador se depara com a ocorrência de um fenômeno inesperado (em campo ou laboratório). Observação sistemática – obedece um planejamento (os objetivos e metas são predeterminados em função das metas da pesquisa). Observação não-participante – o pesquisador apenas observa sem a necessidade de estar presente no local de ocorrência do fenômeno (vindo a realizar o trabalho de análise e síntese a partir desta observação). # observação de fenômenos ou eventos gravados em meio magnéticos (fita de vídeo cassete, DVD)

CATEGORIAS DE OBSERVAÇÃO Observação individual – executada por apenas um pesquisador. # em centros de pesquisas, as atividades são realizadas em função de “linhas de pesquisa” (caracterizando a equipe de pesquisadores como um “grupo de pesquisa” – o qual possui interesses em comum em determinada área do conhecimento) Observação em campo – caracteriza-se pela execução dos trabalhos em ambiente externo (ou em ambiente diferente do habitual utilizado pelo pesquisador). # realizado com a presença de condições ambientais (ou variáveis) não controladas (luz, temperatura, umidade). Observação em laboratório – realizada em ambientes internos e controlados de maneira a viabilizar os resultados esperados.

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA Forma de aquisição de conhecimentos obtida através de experiências por parte do pesquisador. Prevê a interferência, introdução e manipulação das condições ambientais (ou de quaisquer outros fatores pelo pesquisador) em função das finalidades da pesquisa. Utilizada, fundamentalmente, nas áreas das ciências exatas, tecnológicas e biológicas. # Experimentação de campo – executada em ambientes externos (visa o teste em condições reais de funcionamento objetivando adequações às exigências de usabilidade). → rica em oportunidades para a análise e solução de problemas.

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA Experimentação em laboratório – realizada em condições controladas (a experimentação é planejada e sistematizada, permitindo resultados precisos). # uma condição essencial às atividades experimentais em laboratório é o fácil e rápido acesso ao instrumental e equipamento # o planejamento de um ambiente controlado requer o estudo das funções e condições requeridas

VARIÁVEIS Variáveis → grandezas que variam ao longo do tempo. # Toda metodologia para aquisição de conhecimentos com base no método científico emprega e leva em consideração as variáveis existentes que podem interagir com os fenômenos em estudo # O entendimento acerca das relações existentes e tipos de variáveis que podem ser utilizadas ou que interferem em experiências é extremamente importante para a realização de pesquisas. Constantes → grandezas que, para todos os fins, não variam

AMOSTRA Uma parte, um conjunto representativo que integra o total a ser pesquisado. Para a realização de um experimento faz-se necessária a seleção e determinação de uma amostra do universo a ser pesquisado (devendo possuir as mesmas características do contingente a ser pesquisado a fim de que haja validação dos resultados da pesquisa) # Amostragem – processo que visa a obtenção de amostras para o experimento.

AMOSTRA Amostragem casual simples – os elementos têm igual probabilidade de pertencer à amostra # num grupo de 50 serpentes, 5 são sorteadas para análise. Amostragem sistemática – empregada quando os elementos que compõem o universo pesquisado estão ordenados (e a verificação exige a retirada periódica de uma amostra para testes). Leva em consideração um grupo pré-estabelecido. # retirada de amostras de veneno de serpentes para análise em núcleos de pesquisa herpetológicos

MÉTODO CIENTÍFICO OBSERVAÇÃO – EXPERIMENTAÇÃO ↓ FORMULAÇÃO DO PROBLEMA FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE TESTAGEM DA HIPÓTESE