Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
Análise dos pontos fracos e fortes
Controller Controladoria Niveis
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Matriz BCG.
Matriz BCG A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group.
Marketing Estratégico
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Administração de produtos
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
Estrategia Jefferson Bueno.
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
PRODUTOPRODUTO Curitiba *O produto será bem-sucedido se atender as necessidades dos consumidores. Necessidade.
Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?
Planejamento estratégico
MATRIZ BCG.
Administração Contemporânea
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
Diagnóstico organizacional
Administração Estratégica
ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE
Planejamento estratégico.
MATRIZ BCG* Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre.
Planejamento Estratégico
Matriz BCG.
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Curso: Análise de Sistemas – 4º ano
Portfolio de Negócios BCG - Boston Business Consult Sobral Consultoria
Estratégias Genéricas
O PLANEJAMENTO E O MARKETING.
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
MATRIZ BCG.
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Diagnóstico Organizacional
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA VIII
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
2ª Parte..
Matriz BCG & Ciclo de vida de um produto. A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial.
Tendências e Mudanças em Administração Administração Estratégica
FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA AULA 2
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Modelos de Estratégias de Crescimento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
Aula 7-Planejamento Estratégico
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
Professor Flávio Toledo
Transcrição da apresentação:

Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG) ? Alta Taxa de crescimento no mercado Baixa Alta Baixa Participação relativa no mercado

MATRIZ BCG ESTRELA Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. PONTO DE INTERROGAÇÃO Baixa participação num mercado de alto crescimento. Obter participação nesse mercado pode ser dispendioso. Mas, se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para se tornarem estrelas, ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. VACA LEITEIRA Alta participação num mercado de crescimento mais lento. A concorrência é menos intensa. Suas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisa e desenvolvimento. ABACAXI OU VIRA-LATA Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem a um grupo leal de clientes lucrativos . Porém, tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados da empresa.

Vendas do Negócio / Vendas de todo Mercado Cálculo do Market-Share 1) Cálculo da Participação de Mercado Vendas do Negócio / Vendas de todo Mercado 2) Market-Share Relativo Vendas Anuais do Negócio / Vendas Anuais do Competidor Líder

MATRIZ BCG CRESCIMENTO DO MERCADO MARKET-SHARE RELATIVO ESTRELA PONTO DE INTERROGAÇÃO CRESCIMENTO DO MERCADO VACA LEITEIRA VIRA-LATA OU ABACAXI MARKET-SHARE RELATIVO