GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Implantação GFSM no Brasil Setembro, Estatísticas de Finanças Públicas Pilares para o Desenvolvimento Estatístico 2 Dados Primário s Metodologia.
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
Orçamento na CF/88 Princípios
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
A CONSOLIDAÇÃO DAS NBC T SP NO BRASIL:
CASP: O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA, A CONTABILIZAÇÃO E O GERENCIAMENTO DOS RISCOS FISCAIS E PASSIVOS CONTIGENTES.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
MCASP AMBIENTE DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Atuação do CONACI nos Grupos Técnicos STN/NBCASP
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Novas Normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC)
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC)
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP
Padronização de Procedimentos Contábeis entre os Entes da Federação
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
GT – Padronização de Procedimentos Contábeis
Planejamento dos trabalhos CONFAZ-RIO-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro/BA.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Ministério da Cultura.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
A Contadoria Geral do Estado do rio de Janeiro
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
Fórum de Secretários Executivos
Secretaria de Estado de Fazenda
Proposta de encaminhamentos SITUAÇÃO DO ENVIO DOS RELATÓRIOS ANUAIS DE GESTÃO – RAG DE 2007 E 2008 NO ESTADO DA BAHIA.
Procedimentos contábeis para atender as exigências internacionais das International Public Sector Accounting Standards – IPSAS Palestrante: Profa. Diana.
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
Coordenação Geral de Contabilidade
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
Palestrante: Profa. Diana Vaz de Lima – Universidade de Brasília João Pessoa-PB, 27 de maio de A Nova Contabilidade dos RPPS.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
1 Por Otoni Gonçalves Guimarães São Paulo-SP, 22 de agosto de 2014 Registro de “Ganhos e Perdas” na Carteira de Investimentos do RPPS Questões do Fórum.
“Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - GEFIN” Augusto Monteiro Coordenador Executivo do GEFIN Reunião da COGEF Salvador, 14 de Novembro de 2012.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Orientação Estratégica da Contabilidade Pública no Brasil Maio 2008 Tesouro NacionalConselho Federal de Contabilidade.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
GT-01 – Educação 2010 Coordenadores: MT – Mauro Nakamura Filho RN – Valdemar Silva Filho.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Rosangela Dias Marinho (RJ)
APRESENTAÇÃO DO GEFIN Pré-CONFAZ Belo Horizonte, Setembro/2010 Célia Carvalho - MG Presidente Augusto Monteiro –BA Coordenador Executivo.
Atividades no Trimestre GEFIN- Campo Grande Setembro/2012 Presidente – Célia Carvalho/MG.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho (RJ)
PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Adriano de Souza Pereira - Contador da Fazenda Estadual – SEF/SC Conselheiro CRCSC Diretoria de Contabilidade Geral DCOG/SEFAZ – Santa Catarina Experiência.
Wanderlei Pereira das Neves, MsCSlide 1 * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial.
Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público: Projetos e Desafios da Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
GIFUS/SP - FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL FNHIS FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho (RJ) 1

Análise e elaboração de diagnósticos e estudos visando à padronização mínima de conceitos e práticas contábeis, plano de contas e classificação orçamentária de receitas e despesas públicas no âmbito da União, Estados, DF e Municípios, visando reduzir divergências em benefício da transparência da gestão fiscal e da racionalização de custos nos entes da federação. Objetivos do Grupo Técnico 2

Acompanhar e divulgar os estudos realizados no âmbito do GTCON/STN - Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis, instituído pela Portaria MF nº 136, de 06 de março de 2007, do Ministério da Fazenda; Acompanhar e divulgar os estudos realizado no âmbito do GTREL/STN - Grupo Técnico de Padronização de Relatórios, instituído pela Portaria nº 135, de 6 de março de 2007, do Ministério da Fazenda Acompanhar e divulgar os estudos realizado no âmbito do GTREL/STN - Grupo Técnico de Padronização de Relatórios, instituído pela Portaria nº 135, de 6 de março de 2007, do Ministério da Fazenda. Objetivos do Grupo Técnico 3

Acompanhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Secretaria do Tesouro Nacional voltados para o cumprimento da normas aprovadas pela Portaria do Ministério da Fazenda nº 184, de 25 de agosto de 2008, que dispõe sobre as diretrizes a serem observadas no setor público (pelos entes públicos) quanto aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná- los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Objetivos do Grupo Técnico 4

Representação do GEFIN nas reuniões dos GTCON e GTREL, participando das discussões a fim de evitar aprovação de normas que podem gerar dificuldades operacionais ou contrariar os interesses dos Estados; Realização de reuniões de Contadores dos Estados para debater metodologia de trabalho em busca de melhores práticas; Acompanhamento de Projetos de Leis relacionados com a CASP (Precatórios, LQF, etc.); Apresentação de propostas de melhorias nos normativos federais que tratam das regras de administração financeira, para resguardar os interesses dos Estados; Ações Realizadas em

Atualização das legislações aprovadas, via correio eletrônico do GEFIN; Participação nos debates com vistas a aprovação do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP; Realização pesquisas, via Google Docs, para subsidiar demandas dos Secretários e Gestores. Ações Realizadas em

Buscar junto à STN: A ampliação do número de representantes do GT 06 – Contabilidade nos grupos técnicos de Padronização de Relatórios – GTREL e de Padronização de Procedimentos Contábeis – GTCON; A participação de representantes do GT 06 – Contabilidade no novo grupo técnico criado GT de Padronização de Sistemas – GTSIS. Ações a serem Realizadas em

Subsidiar o GEFIN com orientações aos Estados em relação às mudanças das normas contábeis; Promover reuniões dos contadores dos Estados para debate das medidas exigidas para a mudança dos procedimentos contábeis em decorrência das novas normas; Promover a troca de experiências entre os contadores dos estados; Realizar pesquisas, via Google Docs, para subsidiar demandas dos Secretários e Gestores. Ações a serem Realizadas em

Buscar forma de estabelecer debates via moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - é um software livre, de apoio à aprendizagem); Manter representantes do GT 06 – Contabilidade nos Subgrupos instituídos no âmbito da STN/MF (Consórcios Públicos, Fundos, RPPS e Outros que vierem a ser constituídos); Manter forte interação entre os Estados para a Convergência da CASP às NICSP/IPSAS; Monitorar projetos de leis de interesse dos Estados e enviar sugestões para as matérias em estudo. Ações a serem Realizadas em

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOV