Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.

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Transcrição da apresentação:

Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007

PROJETO ESPECIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PEDAGOGAS E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ. O mestre chama o discípulo à existência. Pois a palavra que ensina é uma palavra que transforma o mundo e a humanidade. G. Gusdorf

OBJETIVO: Propiciar a apropriação e compreensão dos fundamentos teórico-metodológicos necessários à explicitação crítica do processo ensino, possibilitando ao professor tomar decisões de natureza didático- pedagógica sobre sua própria prática docente, buscando a construção coletiva da qualidade da aprendizagem de todos os alunos do CEP. Se percebessem a riqueza potencial que há nos braços e nos cérebros dos pobres, os ricos brasileiros poderiam reorientar o modelo de desenvolvimento em direção aos interesses de nossas massas populares. Cristovam Buarque Maestrina Aline e alguns alunos do Coral do CEP.

A pobreza de visão dos ricos impediu também de verem a riqueza que há na cabeça de um povo educado. Ao longo de toda a nossa história, os nossos ricos abandonaram a educação do povo, desviaram os recursos para criar a riqueza que seria só deles, e ficaram pobres: contratam trabalhadores com baixa produtividade, investem em modernos equipamentos e não encontram quem os saiba manejar, vivem rodeados de compatriotas que não sabem ler o mundo ao redor, não sabem mudar o mundo, não sabem construir um novo país que beneficie a todos. A pobreza da riqueza Cristovam Buarque Alguns alunos do CEP no coral com a Maestrina Aline.

Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir a escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Cristovam Buarque