A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Sistema de Administração de Recursos Humanos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Principais características da Abordagem Comportamental
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Educação Ambiental - GPEEA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Gestão do Clima Escolar
POLÍTICA SALARIAL.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Funções e Atribuições do Diretor
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Gestão da Qualidade – Motivação
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Trabalho de Conclusão de Curso
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Professora Andréia Vicente
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
Trabalho de Conclusão de Curso
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Educação básica de qualidade para todos
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Teoria dos dois Fatores de herzberg
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Dos Conceitos às Aplicações
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
MOTIVAÇÃO.
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Transcrição da apresentação:

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA Adriana Mendes Baía Águida Cristina Barbosa Moraes Márcia Rios Lamounier Araújo Suzana Aparecida Costa Carvalho Vagner Vidal A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA Belo Horizonte Fundação Getúlio Vargas Agosto/2007

Principal abordagem do Trabalho de Conclusão de Curso O setor público educacional, ao lado de outros segmentos essenciais, como saúde e segurança, foi um dos que mais se deteriorou nas últimas décadas, oferecendo um ensino de qualidade sempre questionada, com reflexos no corpo docente, que vão da completa desmotivação, até a repercussão na saúde dos mestres, culminando com afastamentos e aposentadorias precoces.

O presente trabalho busca demonstrar que a implementação de Programas de QVT, com ênfase na motivação, beneficia o professor e reflete na qualidade do ensino público.

Caracterização da Instituição A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais é órgão integrante da administração direta, que tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado, relativas à garantia e à promoção da Educação, com a participação da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho. Divide-se em 46 Superintendências Regionais de Ensino e possui em seu quadro de pessoal 246.000 servidores.

1. O salário e o plano de carreira. Pesquisa de campo permitiu identificar os principais fatores que interferem de forma negativa na qualidade de vida no trabalho do corpo docente nas escolas públicas: 1. O salário e o plano de carreira. 2. A comparação de salário com outros docentes da mesma rede de ensino e com outros profissionais de mesmo nível.

1. O salário É ponto pacífico que a baixa remuneração interfere no seu desempenho profissional; Toda ação política que vise melhoria é benvinda e amplamente divulgada pela mídia do país, como resposta aos anseios da sociedade por uma melhor educação pública; O piso nacional de 850,00 foi anunciado pelo Governo Federal e o Governo de Minas se antecipou propondo o reajuste já para janeiro/08.

2. O Plano de Carreira De acordo com os dados da pesquisa realizada em duas escolas públicas, inclusive localizadas em áreas sociais diferentes, a insatisfação com o Plano de Carreira foi fortemente identificada.

3. COMPARAÇÃO DE SALÁRIOS Os trabalhadores, de modo geral, fazem comparações entre si, e isso não é diferente com os professores. Um fator que chama a atenção na pesquisa realizada é a insatisfação do professor quando compara seu salário com colegas da mesma rede ou de outra rede de ensino.

Como fatores de motivação foram identificados: Condições físicas da sala de aula, infra-estrutura e material pedagógico; O uso de múltiplas habilidades pessoais e a liberdade para executar tarefas relativas ao trabalho; A importância do trabalho e a realização profissional; A gestão escolar, o reconhecimento profissional, a fixação de metas e a participação e concordância com as decisões.

A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A QUALIDADE DE ENSINO PRESTADO Demonstra-se o reflexo da Qualidade de Vida no Trabalho na qualidade de ensino prestado, por meio do resultado acima da média estadual apresentado pela Escola Estadual Leon Renault no Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública –SIMAVE. Conforme pesquisa de campo, fatores motivacionais como a satisfação com as tarefas relativas ao trabalho; a segurança pessoal; o uso de múltiplas habilidades pessoais; a liberdade para planejar e executar tarefas relativas ao trabalho; a importância do trabalho; a realização profissional; o reconhecimento pela chefia; a infra estrutura (laboratórios, biblioteca, equipamentos); o material pedagógico; a direção e gestão escolar; a fixação de metas; a participação nas decisões e concordância com estas, dentre outros fatores, refletem positivamente no profissional e, por conseqüência, na qualidade do ensino.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A implantação de programa de QVT deve ser considerada um processo dinâmico e contingencial, tendo em vista as constantes mudanças, a realidade de cada organização e do contexto em que está inserida. Isso quer dizer que, para ser implantado, é preciso estar atento às necessidades dos indivíduos que fazem parte da organização, de forma a ser traçado o alinhamento entre os objetivos da instituição e os do indivíduo.

SUGESTÕES No que tange aos reflexos da remuneração, verificou-se a premente necessidade da mudança nos critérios de recompensas ao corpo docente, onde a fixação de índices de desempenho fosse o requisito primordial para implantação da remuneração variável, considerando o desempenho individual, de equipe e da escola. Aprender a equilibrar os fatores saúde e trabalho, considerados essenciais para o auto-desenvolvimento e auto-preservação para a qualidade de vida no trabalho é tarefa fundamental.

ALGUNS GRÁFICOS DA PESQUISA DE CAMPO

Nível de satisfação com o salário recebido. Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito 0% 3% 97% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito

Oportunidade de uso de habilidades pessoais Fortemente insatisfeito 0% 7% 53% 7% 33% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito

Reconhecimento pela chefia 3% 3% 10% 27% 57% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito

Infra-estrutura – Material Didático 30% 7% 7% 7% 49% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito