? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ENCONTRO DE DIRETORES DAS ESCOLAS DO CAMPO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
O Professor de Educação Física e os
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Desenvolver Por uma Nova Escola.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Pacto do Ensino Médio e o REM
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Trabalhando com Grupos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O aluno elaborando conceitos
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Os quatro pilares da educação.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Introdução ao Serviço Social
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica Conhecendo e Compartilhando Experiências II ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica ? ? ? ? ? Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Diretora da Magistra – SEE/MG Belo Horizonte, 2014

Saberes da experiência Como o especialista vê a sua própria profissão? Valores; Modos de se ver no mundo; Histórias de vida e suas representações; Angústias; Anseios. Saberes da experiência COMO NÓS, SEE , MAGISTRA, SOCIEDADE, O ENXERGAMOS?

RETRATO DA CONTEMPORANEIDADE Notáveis descobertas Progressos científicos Tensões latentes, movimentos sociais denunciando as injustiças acumuladas, agitação e violência; Desigualdade na distribuição de bens e serviços Problemas ambientais TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Uma análise detalhada nos mostra semelhanças entre os tempos atuais e os passados e a resposta continua a mesma – EDUCAÇÃO.

? ? ? ? ? ? PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA ? A sociedade contemporânea é uma sociedade pedagógica! (Libâneo,2009) ? ? ? MARCAS: Sociedade da informação e da comunicação - TV, IMPRENSA, RADIO, TURISMO, CINEMA – Sociedade do corpo e prevenção de doenças - Programas de Prevenção e Orientação em diferentes campos: saúde, lazer, segurança, organizações sociais e programas de assistência - Sociedade do Conhecimento - Formação continuada em todos os ramos pela necessidade de formação geral sólida, como requisito para o enfrentamento do campo produtivo. ?

A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Nelson Mandela

Neste contexto, o campo de conhecimentos que trata dessas questões entra em debate : a PEDAGOGIA EM QUESTÃO! Pedagogia é uma ciência da e para a educação (KOWARZIK), isto é, a teoria e a prática da educação. Investiga o fenômeno educativo, formula orientações para a ação prática, propõe princípios e normas relacionadas aos fins e meios da educação. É um campo de conhecimentos, de reflexão sistemática da prática da educação, do ato educativo e da prática educativa.

EDUCAÇÃO é mais do que considerar os processos formais de ensino. EDUCAR-SE é mais do que passar com sucesso pelos processos de escolarização.

EDUCAÇÃO se adquire e se faz por meio das interações entre as pessoas. Está presente nas relações sociais, nos grupos organizados, no interior das instituições. EDUCAÇÃO = CULTURA EDUCAR-SE é adquirir um modo de ser e estar no mundo.

PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PEDAGOGIA EMPRESARIAL PEDAGOGIA = não se reduz ao campo das práticas escolares. Envolve o conjunto de saberes e valores sociais e culturais produzidos cotidianamente nas interações entre pessoas e instituições. EXISTE, ENTÃO UMA DIVERSIDADE DE PEDAGOGIAS PEDAGOGIA DAS MIDIAS PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PEDAGOGIA EMPRESARIAL PEDAGOGIA ESCOLAR

SENDO ASSIM... Toda Pedagogia possui duas características fundamentais : é uma atividade intencional e uma prática social que deve ser entendida no quadro mais amplo da sociedade. E toda prática pedagógica deve saber responder a seguinte pergunta: A QUE INTERESSES ESTAS PRÁTICAS ATENDEM?

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. Bill Gates

EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI “Mais do que nunca a educação parece ter, como papel essencial, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos de seu próprio destino.” 1996, pag. 100

4 PILARES DA EDUCAÇÃO UNESCO 1- APRENDER A CONHECER - adquirir instrumentos para a compreensão do mundo. Aprender a aprender. Aprender a conhecer o mundo que o rodeia. Adquirir cultura. 2- APRENDER A FAZER – inserção e compromisso pessoal e social do trabalhador. Capacidade de comunicar-se, gerir e resolver problemas estar apto a enfrentar situação e saber trabalhar em equipe. 3- APRENDER A VIVER JUNTOS E COM OS OUTROS – noção de conjunto da realidade, percepção das interdependências e diferenças. Respeito aos valores plurais. Descoberta do outro e aprendizagem do trabalhar com objetivos comuns, em colaboração. 4- APRENDER A SER – desenvolvimento total da pessoa nas suas dimensões ética, estética, valores, atitudes e conhecimentos.

PALAVRAS DE ORDEM DA ATUALIDADE Integração Articulação Convergência Diálogo Experimentação Inovação BOAS PRÁTICAS Perspectiva colaborativa por meio da troca de conhecimentos e compromissos Formação de comunidades de aprendizagem da prática 14

Identidade do Educador e dos Estudantes ATITUDES FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA Identidade do Educador e dos Estudantes diálogo senso crítico liberdade criatividade autonomia interação flexibilidade investigação cooperação intuição DESAFIO Vencer o isolamento Saber usar as redes sociais Estabelecer parcerias 15

DIÁLOGO amoroso confiante esperançoso humilde “... o diálogo tem estímulo e significação: pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chego a ser eu mesmo quando os demais chegarem a ser eles mesmos.” PAULO FREIRE (Educação como prática da liberdade, 1980)

Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire

- educadores e educandos -, A FORMAÇÃO DOS ESPECIALISTAS... ocorre em diálogo com as práticas e no protagonismo dos sujeitos - educadores e educandos -, visando a consolidação da qualidade da educação básica e o compromisso com a produção da vida. SER EDUCADOR É SABER INFLUENCIAR PESSOAS NA TRAJETÓRIA DO CONHECIMENTO.

O QUE É SER UM PEDAGOGO/ ESPECIALISTA? Profissionais que se ocupam do domínio da prática educativa em suas diferentes manifestações e modalidades. Profissionais que, sem restringir as suas atividades ao ensino, dedicam-se às atividades de pesquisa, formação profissional, educação especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sócio cultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições. Profissionais professores do ensino público e privado que atuam em todos os níveis e modalidades de ensino.

www.educacao.mg.gov.br/magistra Av. Amazonas, 5855 – Gameleira – BH-MG CONHEÇA A MAGISTRA www.educacao.mg.gov.br/magistra Av. Amazonas, 5855 – Gameleira – BH-MG (31) 3379-8210 – magistra@educacao.mg.gov.br