CONSTRUÇÃO DE ÂNGULOS E

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CONSTRUÇÃO DE ÂNGULOS E Aula 03 CONSTRUÇÃO DE ÂNGULOS E DIVISÃO DE ÂNGULOS

CONSTRUÇÃO DE ÂNGULOS E DIVISÃO DE ÂNGULOS 1 Construir um ângulo de 90 graus. 2 Construir um ângulo de 45 graus. 3 Construir um ângulo de 60 graus. 4 Construir um ângulo de 30 graus. 5 Construir um ângulo de 15 graus. 6 Construir um ângulo de 75 graus. 7 Construir um ângulo de 120 graus. 8 Construir um ângulo de 22 graus e 30 minutos. 9 Dividir um ângulo AÔB de 90 graus em três partes iguais. 10 Dividir um ângulo AÔB qualquer em quatro partes iguais. 11 Dividir um ângulo AÔB qualquer em três partes iguais. Dividir um ângulo AÔB qualquer em oito partes iguais. (Método Geral) 12

1. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 90O. B 4 3 2 1 O A 1. Dado o segmento OA. 2. Traça-se uma perpendicular pela extremidade O construindo-se assim um ângulo de 90o. Início / Aula

2. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 45O. A 4 1 2 3 C 1. Seja dado o segmento de reta OB 2. Traça-se uma perpendicular pela extremidade “O” formando o um ângulo de 90o. 3. Traça-se a bissetriz do ângulo de 90o. 4. Obtendo-se assim o ângulo CÔB de 45o. B O Início / Aula

3. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 60O (GRAUS) B 2 1 A O 1. Seja dado o segmento de reta OB. 2. Com centro no ponto “O” e abertura qualquer no compasso traça-se o arco de circunferência obtendo o ponto “1” sobre o segmento AO. 3. Com a mesma abertura e centro no ponto “1” traça-se um arco obtendo o ponto “2”. 4. Une-se o ponto “O” ao ponto “2” construindo assim um ângulo de 60o. Início / Aula

4. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 30O (GRAUS) 1 2 A 3 1. Seja dado o segmento de reta OB. 2. Constrói-se um ângulo de 60o. 3. Traça-se a bissetriz do ângulo de 60o. 4. Obtendo-se o ângulo AÔB de 30o B O Início / Aula

5. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 15O 1. Seja dado o segmento de reta OB 2. Constrói-se um ângulo de 60o. A 3. Traça-se a bissetriz do ângulo de 60o obtendo-se dois o ângulos de 30o. B O 4. Traça-se a bissetriz do ângulo de 30o 5. Obtendo o ângulo AÔB de 15o . Início / Aula

6. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 75O A 1 2 3 4 1. Seja dado o segmento de reta OB 2. Constrói-se um ângulo de 90o. B O 3. Constrói-se um ângulo de 60o no interior do ângulo de 90o, dessa forma teremos um ângulo de 60o e outro de 30o. 4. Traça-se a bissetriz do ângulo de 30o obtendo-se assim dois ângulos de 15o. 5. Obtém-se o ângulo de 75o através do somatório do ângulo de 60o + 15o. Início / Aula

7. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 120O A 3 1 2 B O 1. Seja dado o segmento de reta OB. 2. Constrói-se um ângulo de 60o, obtendo-se os pontos 1-2. 3. Com centro em 2 e com a mesma abertura marca-se o ponto 3, construindo assim dois ângulos de 60O. 4. Obtendo-se um ângulo de 120o. Início / Aula

8. CONSTRUIR UM ÂNGULO DE 22O 30’ 4 1 2 A 1. Seja dado o segmento OB. O B 2. Constrói-se um ângulo de 90o. 3. Traça-se a bissetriz do ângulo de 90o dividindo-o em dois ângulos de 45o. 4. Em seguida traça-se a bissetriz do ângulo de 45o 5. Obtendo assim o ângulo de 22o30’. Início / Aula

9. DIVIDIR UM ÂNGULO AÔB DE 90O EM TRÊS PARTES IGUAIS. C 1 2 4 3 1. Seja dado o ângulo AÔB igual a 90o. 2. Com centro no Vértice “ O” uma abertura qualquer traça-se um arco de circunferência, obtendo os pontos 1-2. 3. Com centro em 1, com a mesma abertura marca-se ponto 3 sobre o arco, ainda com a mesma abertura e centro em 2 marca-se o ponto 4 sobre o mesmo arco. 4. Une-se os pontos 3 e 4 ao vértice “ O” dividindo assim o ângulo em 3 partes iguais. Início / Aula

10. DIVIDIR UM ÂNGULO QUALQUER AÔB EM QUATRO PARTES IGUAIS. 2 C 1. Seja dado o ângulo AÔB. 2. Traça-se a bissetriz do ângulo AÔB obtendo os ângulos AÔC e CÔB, dividindo-o em duas partes iguais. 3. Traça-se as bissetrizes dos ângulos AÔC e CÔB. 4. Obtendo os ângulos AÔD, DÔC, CÔE e EÔB e dividindo o ângulo em quatro partes iguais. Início / Aula

11. DIVIDIR UM ÂNGULO QUALQUER AÔB EM TRÊS PARTES IGUAIS. C D F G I J E H 1. Seja dado o ângulo AÔB. 2. Com centro no Vértice “O” abertura qualquer descreve-se uma circunferência, obtendo os pontos C e D sobre os lados do ângulo. 3. Traça-se a bissetriz do ângulo CÔD obtendo sobre a circunferência o ponto E. 4. Com centro em E abertura E O descreve-se outra circunferência obtendo sobre a bissetriz o ponto F. 5. Prolonga-se o lado BO até a circunferência obtendo o ponto G. 6. Prolonga-se o lado AO até a circunferência obtendo o ponto H. 7. Une-se o ponto F ao ponto G e ao ponto H obtendo-se sobre a primeira circunferência os pontos I e J. 8. Une-se o vértice “O” aos pontos I e J dividindo assim o ângulo em três partes iguais. Início / Aula

12. DIVIDIR UM ÂNGULO QUALQUER AÔB EM OITO PARTES IGUAIS. (MÉTODO GERAL) O A B 2´ 1´ 3´ D C 4´ G 5´ 6´ 1. Seja dado o ângulo AÔB. 2. Com centro no vértice “O” abertura qualquer descreve-se uma circunferência, obtendo os pontos C e D sobre os lados do ângulo. 7´ E 1 2 3 4 5 6 7 8 3. Prolonga-se o lado BO obtendo o ponto E sobre a circunferência. 4. Com centro em C abertura CE descreve-se um arco de circunferência. 5. Com centro em E abertura EC descreve-se outro arco obtendo o ponto F. 6. Une-se o ponto F ao ponto D obtendo sobre o diâmetro EC o ponto G. 7. Divide-se o segmento GC em 8 (oito) partes iguais. 8. Une o ponto F aos pontos de divisão de 1 a 7 obtendo sobre a circunferência os pontos de 1´a 7´ sobre a circunferência F 9. Une-se os pontos de 1´a 7´ao vértice O dividindo assim o ângulo em oito partes iguais. Início / Aula