Administração Geral I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Administração de Produção e Operações
Pessoas e a organização em operações
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
Teoria Clássica da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
TGA- Teoria Geral da Administração
Administração – Principais correntes
A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Burocracia X Estruturalismo
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Técnicas de Negociação
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Antecedentes Históricos da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Comportamento Organizacional
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Teoria Geral da Administração
Introdução à Teoria Geral da Administração
O que é Administração? Definições:
Comportamento Organizacional
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Prof.: Ms. Marcos Lopes.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Gestão em saúde Bruno Silva
Teoria Geral da Administração
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Prof.: Ms. José Vicente HISTÓRICO ADMINISTRAÇÃO E ATIVIDADES.
1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.
Teoria Clássica Origens
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
1 1.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
Comportamento Organizacional
Teoria da Administração Científica Taylorismo
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Bases da Moderna Administração
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
A evolução do pensamento administrativo
Transcrição da apresentação:

Administração Geral I

ADMINISTRAÇÃO E ATIVIDADES ORGANIZADAS EXISTEM HÁ MILHARES DE ANOS HISTÓRICO ADMINISTRAÇÃO E ATIVIDADES ORGANIZADAS EXISTEM HÁ MILHARES DE ANOS EX.: AS PIRÂMIDES EGÍPCIAS E A GRANDE MURALHA DA CHINA QUALQUER QUE FOSSE O NOME DADO AOS GERENTES NA OCASIÃO, ALGUÉM TINHA QUE PLANEJAR O QUE SERIA FEITO, ORGANIZAR AS PESSOAS E OS MATERIAIS, FORNECENDO DIREÇÃO AOS TRABALHADORES

HISTÓRICO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – INGLATERRA (~ 1750) MUDANÇAS TECNOLÓGICAS - MÁQUINA À VAPOR - ENERGIA - TEAR MUDANÇAS ECONÔMICAS - DONO DO CAPITAL - DIVISÃO DO TRABALHO - PRODUÇÃO EM MASSA

HISTÓRICO MUDANÇAS SOCIAIS - ÊXODO RURAL - FORMAÇÃO DAS CIDADES - QUASE AUSÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO GOVERNAMENTAL

HISTÓRICO MAS ESSAS FÁBRICAS EXIGIAM HABILIDADES GERENCIAIS. TORNAVA-SE NECESSÁRIA UMA TEORIA FORMAL PARA ORIENTAR OS GERENTES A ADMINISTRAR SUAS ORGANIZAÇÕES E CONTRAPOR OS CRÍTICOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (Karl Marx : 1818 – 1883).

ORGANIZAÇÃO É UMA ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS CARACTERIZADAS POR: PRODUZIR BENS E PRESTAR SERVIÇOS A SOCIEDADE; POSSUIR ESTRUTURAS FORMADAS POR PESSAS E SER PERENE NO TEMPO. A ORGANIZAÇÃO CONTRIBUI PARA O SURGIMENTO DOS ADMINISTRADORES.

ADMINISTRAÇÃO CONSISTE EM REALIZAÇÕES CONCRETAS QUE BUSQUEM SATISFAZER NECESSIDADES SOCIAIS (DRUCKER -1981).

TAREFAS OPERACIONAIS DO ADMINISTRADOR: Recursos Financeiros; Recursos Tecnológicos; Recursos Materiais/ Produção; Recursos Mercadológicos; Recursos Humanos.

ADMINISTRADOR GENERALISTA X ESPECIALISTA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS X OBJETIVOS INDIVIDUAIS

TEMAS QUE ESTÃO INFLUENCIANDO A TGA: CONHECIMENTO / INFORMAÇÕES DIGITALIZAÇÃO / VIRTUAL INTEGRAÇÃO / REDES INTERLIGADAS INOVAÇÃO IMEDIATISMO DIVERSIDADE CULTURAL ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL ESPÍRITO EMPREENDEDOR VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS E COMPETÊNCIAS QUESTÕES SOCIAIS

Introdução

FORNECEM OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA FORNECEM OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO OS TEÓRICOS DE MAIOR DESTAQUE: FREDERICK TAYLOR – ENGENHEIRO MECÂNICO – (1856 – 1915) LIVRO: OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - 1911

OS TEÓRICOS DE MAIOR DESTAQUE: FREDERICK TAYLOR PROCUROU DEFINIR DIRETRIZES PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA DA PRODUÇÃO. DEFINIU PRINCÍPIOS DE SELEÇÃO, TREINAMENTO, COOPERAÇÃO, DIVISÃO DE TRABALHO, PRODUTIVIDADE, MÉTODOS, PROCESSOS, RESPONSABILIDADE. AFIRMOU QUE SUA ADOÇÃO RESULTARIA NA PROSPERIDADE DA ADMINISTRAÇÃO E DOS TRABALHADORES. PRODUÇÃO EM MASSA E LINHA DE MONTAGEM - HENRY FORD ( 1863-1947).

OS TEÓRICOS DE MAIOR DESTAQUE: B) HENRI FAYOL – ENGENHEIRO DE MINAS – FRANCÊS – (1841 – 1925) SUA TEORIA FICOU CONHECIDA COMO TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. ESTABELECEU 14 PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO QUE TRATAM DE CONCEITOS COMO: DIVISÃO DO TRABALHO, AUTORIDADE, DISCIPLINA, COMANDO, DIREÇÃO, SUBORDINAÇÃO, REMUNERAÇÃO, EQÜIDADE, ESTABILIDADE, INICIATIVA E ESPÍRITO DE EQUIPE.

SEGUNDO HENRI FAYOL - 1920 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO LIDERANÇA OU DIREÇÃO CONTROLE

SEGUNDO HENRI FAYOL - 1920 FUNÇÃO PLANEJAMENTO: Metas da organização Estratégias para alcançar as metas Hierarquia de planos e atividades

SEGUNDO HENRI FAYOL - 1920 FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO: DETERMINAÇÃO DAS TAREFAS QUEM EXECUTA, COMO AGRUPÁ-LAS E QUEM TOMARÁ AS DECISÕES

SEGUNDO HENRI FAYOL - 1920 FUNÇÃO LIDERANÇA OU DIREÇÃO: COORDENAR AS PESSOAS SOLUCIONAR CONFLITOS

SEGUNDO HENRI FAYOL - 1920 FUNÇÃO CONTROLE: METAS FIXADAS E PLANOS FORMULADOS ARRANJOS ESTRUTURAIS DEFINIDOS PESSOAS CONTRATADAS E MOTIVADAS PARA GARANTIR A ADMINISTRAÇÃO PRECISA MONITORAR O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO (MONITORAR / COMPARAR E CORRIGIR)

OS TEÓRICOS DE MAIOR DESTAQUE: C) MAX WEBER – SOCIOLÓGO ALEMÃO (1864 – 1920) DESCREVEU A TEORIA DAS ESTRUTURAS DE AUTORIDADE E CONCEITO DA BUROCRACIA, NA QUAL CONSTAM CONCEITOS COMO: REGRAS E REGULAMENTOS FORMAIS, IMPESSOALIDADE E ORIENTAÇÃO DE CARREIRA.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: ANOS 30 PERSPECTIVA QUE ESTUDA A ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DA CONSIDERAÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM E EXPLICAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: PIONEIROS ROBERT OWEN (1771 – 1858) HUGO MÜNSTERBERG (1863 – 1916) MARY PANKER FOLLETT (1868 – 1933) CHESTER BARNARD (1886 – 1961)

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: ELTON MAYO (1880 - 1949) EXPERIÊNCIAS NOS ESTUDOS DE HAWTHORNE CONCLUIRAM QUE COMPORTAMENTO E SENTIMENTOS ERAM ESTREITAMENTE RELACIONADOS, QUE AS INFLUÊNCIAS DO GRUPO AFETAVAM SIGNIFICATIVAMENTE O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: ELTON MAYO ENTRE AS PRATICAS ORGANIZACIONAIS ATUAIS QUE DEVEM SUAS RAÍZES AOS ESTUDOS DE HAWTHORNE, ENCONTRAM-SE OS LEVANTAMENTOS DE ATITUDES, O ACONSELHAMENTO DO FUNCIONÁRIO, O TREINAMENTO GERENCIAL, A TOMADA DE DECISÃO PARTICIPATIVA E OS SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO BASEADOS NO TRABALHO EM EQUIPE.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: DALE CARNEGIE - (1888 - 1955) COOPERAÇÃO DAS PESSOAS É ESSENCIAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. LIVRO: COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS .

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: ABRAHAN MASLOW - (1908 - 1970) PSICOLÓGO, QUE CLASSIFICOU CINCO CATEGORIAS DE NECESSIDADES MOTIVACIONAIS:FISIOLÓGICAS, DE SEGURANÇA, SOCIAIS, DE ESTIMA E AUTO-REALIZAÇÃO.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA: DOUGLAS MC GREGOR - (1906 - 1964) FORMULOU A TEORIA X (VISÃO NEGATIVA) E A TEORIA Y (VISÃO POSITIVA) SOBRE A NATUREZA HUMANA. CONTRIBUIÇÕES GERAIS DA CIÊNCIA COMPORTAMENTAL (PSICOLÓGOS, SOCIOLÓGOS, ECONOMISTAS, ANTROPÓLOGOS) DESDE A 2ª GUERRA MUNDIAL AOS DIAS DE HOJE.

ABORDAGEM QUANTITATIVA: 2ª GUERRA MUNDIAL PESQUISAS OPERACIONAIS QUE INCLUEM APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICAS, MODELOS DE INFORMAÇÕES E SIMULAÇÕES DE COMPUTADOR. CONHECIDO COMO MÉTODOS QUANTITATIVOS, É MUITO UTILIZADO PARA DECISÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE.

Conclusão

SIMPLIFICAR E DESCOMPLICAR PARA ENFRENTAR A COMPLEXIDADE FAZER E VIVER A MUDANÇA, ALÉM DE ENCARAR AS INCERTEZAS PESSOAS: INTELIGÊNCIA, TALENTO E CONHECIMENTO NÃO SÓ BENEFICAR O CLIENTE OU USUÁRIO, MAS TODOS OS MEMBROS QUE PARTICIPAM DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE DAS ORGANIZAÇÕES

UTILIZAR TODA A IMENSA SINERGIA ORGANIZACIONAL PARA MELHORAR A VIDA DE TODAS AS PESSOAS E DA SOCIEDADE É O PAPEL FUNDAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

MANTRA DA TEORIA ADMINISTRATIVA: “ APONTAR CONTÍNUA E GRADATIVAMENTE NOVOS RUMOS E PROPORCIONAR NOVAS SOLUÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES E, AFINAL DE CONTAS, TORNAR O MUNDO CADA VEZ MELHOR E FELIZ. UM MUNDO MELHOR PARA SER VIVIDO E CURTIDO SEJA POR NÓS, SEJA PELAS NOSSA FUTURAS GERAÇÕES. UM LONGO CAMINHO SEM FIM.” (IDALBERTO CHIAVENATO)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATO, IDALBERTO. INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, RIO DE JANEIRO, ELSEVIER, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BERNARDES, CYRO. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – A ANÁLISE INTEGRADA DAS ORGANIZAÇÕES,SÃO PAULO,ATLAS,1993. MAXIMIANO,ANTONIO CESAR AMARU.TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO,SÃO PAULO,ATLAS,2002. MOTTA,FERNANDO.TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO-UMA INTRODUÇÃO,SÃO PAULO,PIONEIRA,1995. ROBBINS,STEPHEN.ADMINISTRAÇÃO-MUDANÇAS E PERSPECTIVAS,SÃO PAULO,SARAIVA,2002.