Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Definições operacionais. PASSOS A SEGUIR DEPOIS DESTA AULA 1. Deixe bem claro o problema de investigação com o patrocinador (ou orientador), se preciso.
Medidas de Posição e Dispersão
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
TUTORIAL ECA NA ESCOLA PASSO A PASSO PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ENVIO DA ATIVIDADE DE TRABALHO PRÁTICO.
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Métodos Quantitativos
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Métodos Quantitativos
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar o ‘Tratamento das Irregularidades do Ponto’, com total segurança e privacidade das informações, através.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
SELECIONANDO CLIENTES
Software de Gestão Estratégica
Aprendendo a montar sua empresa...
Coordenação de Planejamento
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Capítulo 5 Análise de processos 1.
MONITORAMENTO E CONTROLE
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Medidas Estatísticas Para Dados Agrupados Prof. Gercino Monteiro Filho
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Medidas de localização
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
Ferramentas apresentadas
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Modelando Sistemas em UML
CLASSIFICAÇÃO ABC (Curva ABC )
Prof. Edison Oliveira de Jesus
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Fluxograma Juliana Borges
Backlog Lílian.
Atividades práticas de densidade
DONEC CONSULTORIA EMPRESARIAL
Curva ABC Murilo Toledo.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA PROPORÇÃO POPULACIONAL p
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
III - Amostragem Prof. Herondino.
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
Estática Estática Histórico
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Distribuição Normal de Probabilidade
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Gerenciamento de Escopo
Ferramentas da Qualidade
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Produtos Notáveis.
Gráficos – Parte I CEPZ1 – 2015 – AULA 08 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES.
DIAGRAMA DE PARETO.
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Distribuição de freqüências
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante seus estudos na área de economia sobre distribuição de renda, e descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. No ambiente empresarial, este tipo de análise encontra a sua aplicação verificando-se que 80% (ou um percentual alto) dos problemas são causados por 20% (ou um percentual baixo) das causas. Nesta linha, conclui-se que poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, levando um bom gestor a atacar essas causas prioritariamente, pois assim, resolvem-se grande parte de problemas. O Princípio de Pareto é também conhecido como a regra dos 80/20.

Construindo um Gráfico de Pareto Para a construção de um Gráfico de Pareto é preciso seguir os seguintes passos: * Primeiro Passo: projetar a coleta de dados * Segundo Passo: coletar os dados * Terceiro Passo: tabelamento e cálculo do percentual * Quarto Passo: gráfico de pareto

. Exemplo Prático – Livraria Virtual Imagine que você trabalha no Serviço de Atendimento ao Consumidor de uma livraria virtual e você é responsável por tratar as reclamações de clientes deste serviço.   * Características do Serviço de Atendimento * Centraliza todos os tipos de reclamação; * Tem como objetivo responder ao cliente, buscando minimizar o problema, mas também buscar meios de agir corretivamente, evitando novas ocorrências; * Existem problemas de diferentes tipos que acabam gerando reclamações de clientes.

Primeiro Passo: Projeto da Coleta de Dados Não é possível fazer a análise de Pareto sem informações, dados.  A coleta de dados deve ser projetada já com a resposta para as seguintes perguntas: * O que nós queremos saber? * O que nós vamos registrar? * Quais as variáveis para estratificação? * Como será feita a coleta (definições operacionais)?

Em suma, o planejamento da coleta de dados nos auxilia a definir o que irá ser medido, de forma que possamos obter as informações adequadas para a análise de Pareto, de forma que possamos priorizar o tratamento para os problemas.  No planejamento, fazemos também a definição operacional: neste item é que se  decide quem vai coletar as informações, onde vai coletar, o modo de coletar (automático, via software, preencher a mão, etc.), o período da coleta etc. No período da coleta deve-se informar duas coisas, o tempo que nós vamos coletar e com qual periodicidade (de quanto em quanto tempo vai ser feita a coleta).

Deve estar claro que o planejamento da Coleta de Dados é fundamental para o sucesso da análise, pois se você tiver poucos dados, você não conseguirá aplicar a regra 80/20.  Muitas vezes já temos a noção de quais são os tipos de problema que ocorrem e, portanto, pode-se planejar já no início a estratificação. A estratificação consiste no agrupamento das informações (dados) sob vários pontos de vista, de modo a determinar o tipo de ação a ser tomada. O agrupamento da informação é feito com base em fatores apropriados que são conhecidos como fatores de estratificação

O que nós iremos registrar? Tipo de problema que origina a reclamação. Desta forma, vamos aplicar estas perguntas ao nosso exemplo prático: Questão a ser respondida: o que nós queremos saber? A respeito do que os clientes reclamam. O que nós iremos registrar? Tipo de problema que origina a reclamação. Variável para estratificação: Tipo de problema. Definições operacionais: O que nós precisamos para fazer a coleta? Modificação do sistema de registro de reclamação para incluir o campo de tipo de problema, caso ainda não tenha. Período de Coleta: um mês Fator de Estratificação: Tipo de problema

Vamos supor ainda que na nossa coleta, nós já iremos pré-determinar alguns problemas para que a pessoa marque com um X e caso apareça algum outro problema não previsto, ela coloque em Outros e especifique no campo de observações. Sendo assim, já teremos definidos os seguintes problemas:  *Defeito no produto *Atraso na entrega *Erro no faturamento *Problemas no website *Entrega Incompleta

Segundo Passo: Coleta de Dados Depois de determinado o projeto de coleta de dados, parte-se para obter as informações para análise dentro dos parâmetros definidos. A partir dos dados coletados faz-se o tabelamento e cálculo de percentual. Foram coletados do sistema de atendimento ao cliente da livraria virtual as seguintes informações: Número Total de Reclamações do SAC: 147 *Defeito no produto = 20 *Atraso na entrega = 45 *Erro no faturamento = 6 *Problemas no website = 57 *Entrega Incompleta = 12 *Outros = 7

Terceiro Passo: Tabelamento e Cálculo de Percentual Nesta terceira etapa, com base nos dados obtidos, realizamos o tabelamento dos problemas e calculamos o percentual de cada problema dentro do espaço amostral. É interessante também fazer uma tabela dos percentuais acumulados para se ter uma idéia de qual é o grupo de problemas que irá formar os 80% dos problemas. O tabelamento das informações sempre deve ser feito em ordem decrescente:  

Observe, que no caso do nosso exemplo, os “outros problemas” acabou ficando maior que o problema “Erro no Faturamento”. Neste caso, costuma-se deixar o outros por último, conforme abaixo:

A seguir, fazemos então o cálculo do percentual e do percentual acumulado. Cálculo do Percentual

 Percentual Acumulado

Quarto Passo: Gráfico de Pareto Com base nos dados tabelados monta-se o gráfico de Pareto.  O Gráfico de Pareto é um gráfico que possui dois eixos verticais: no eixo à esquerda, iremos utilizar o número de ocorrências, em valor absoluto. No eixo à direita, colocamos o valor acumulado em porcentagem.  O gráfico então é montado da seguinte forma: constrói-se um gráfico de barras, colocando--se no eixo X os diversos tipos de problemas e no eixo y, o número de ocorrência. É importante que o gráfico seja construído, na ordem da tabela, ou seja, iremos primeiro colocar o problema que apresentou o maior número de ocorrências, indo, desta forma, do maior para o menor, mantendo-se o outros no término do gráfico. 

Depois da construção do gráfico de barras, fazemos a construção do gráfico de linhas, representando o acumulado X os tipos de problema, utilizando o eixo vertical à direita e o ponto médio das barras, como sendo o eixo X.

Uma vez que tenhamos o gráfico pronto, nós devemos encontrar o valor de X que corresponde a 80 % no percentual acumulado. Para isso, traçamos então uma linha (no nosso gráfico a linha vermelha) que vai do valor 80% no eixo que tem o percentual acumulado até encontrar a curva e em seguida traçamos uma linha até o eixo X.  Os itens que encontram-se à esquerda da linha vermelha no eixo X são os itens que devemos priorizar, pois eles representam 80% dos casos.