Aula – 6 Planejamento 27-03-2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
O QUE É RELAÇÃO HUMANA? PROFESSOR IVAN.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O ambiente organizacional
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Alteridade.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Administração para Engenharia
Administração Organizacional
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Técnicas de Negociação As Variáveis da Negociação
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Provas de Concursos Anteriores
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Fazer uma mulher feliz é muito fácil. Só é necessário ser:
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Empreendedorismo – Unidade 1
50 motivos para ser motociclista
Conceitos e Perfil do Profissional
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
CURSO DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
BENCHMARKING.
RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS
Planejamento e Gerenciamento de Pessoal
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MERCADO DE TRABALHO.
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Rio Verde - Goiás - Brasil
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Administração de Recursos Humanos II
Aula – 3 Planejamento
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
A Liderança e seus Conceitos
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

Aula – 6 Planejamento 27-03-2013

6º aula- Unidade Didática I Negociação como Processo (Continuação) Perfil do bom negociador

Conhecer os princípios básicos do perfil do negociador. OBJETIVO DESTA AULA Conhecer os princípios básicos do perfil do negociador. análise do perfil profissional baseou-se na literatura sobre o assunto, que comumente o define a partir de três grandes grupos de habilidades: i) cognitivas, ii) técnicas e iii) atitudinais e comportamentais, em que se encontram incluídas as habilidades interpessoais (Assis, 1994, Gílio 2000; Silva Filho, 1994; Whitaker, 1997). Estudos de Psicologia 2002, 7(2), 299-309

Etapas de processo de negociação: O que é perfil? Porque o perfil do negociador é importante para a negociação?  

O que está acontecendo no mundo? Você já ouviu falar em globalização? Para refletir... “(...) toda relação humana é, de certo modo, uma negociação, pois envolve compromissos e são estabelecidas condições, pois qualquer que seja a situação, alguém está assumindo uma responsabilidade em função de determinadas condições, o que importa em negociação”. Matos (1989), p .11 O que está acontecendo no mundo? Você já ouviu falar em globalização? Segundo a Revista Perspec.Contemp.,Campos Mourão, v.2, p.102,jul./dez.2007: (...) as mudanças organizacionais advindas, da globalização modificam as estruturas, os processos e a cultura das organizações.

Você sabia???... “Ao ampliar nossa visão conceitual, melhoramos também nossa cognição. Cognição é a capacidade de aquisição, organização e uso dos conhecimentos. Os profissionais que desenvolvem a visão e o senso crítico aperfeiçoam as habilidades que possuem e negociam melhor” (HILSDORF, 2005, p. 7). Conforme Fisher e Erter (1997) afirmam, “negociação é relacionamento e não ato isolado. (...) Em todo relacionamento, dois fatores estão sempre presentes: emoção e comunicação. (... A maneira como são considerados se refletem diretamente no êxito ou no fracasso da negociação.

NEGOCIAÇÃO Método de negociação PODER TEMPO INFORMAÇÃO Fonte: HILSWDORF, 2005, p.30) Informação: saber o máximo possível sobre o outro, suas necessidades, expectativas e estratégicas. Tempo: Como você se mobiliza na negociação, como faz avanços e recuos em benefício da manutenção e ganho do Poder. Poder: Condição e capacidade de influenciar comportamentos e o pensamento das pessoas para chegar ao acordo (HILSDORF, 2005, p. 30).

Características e Habilidades do Negociador Maximiliano (2000) define habilidades como competências para o desempenho das tarefas. Segundo Fisher e Ertel (1997), um negociador ideal é firme, amistoso e criativo. Afirma também que, para que uma negociação seja eficiente, todo negociador deve ter as seguintes habilidades: gerar comunicação eficaz; criar bom relacionamento; descobrir o interesse da outra parte; elaborar os diversos acordos possíveis; convencer a outra parte de que está sendo tratado com justiça; definir quais são as opções para o acordo e chegar ao compromisso final. Revista Perspec.Contemp.,Campos Mourão, v.2, p.106, jul./dez.2007

Características e Habilidades do Negociador “[...] é o comportamento concreto que o indivíduo adota regularmente ao negociar. Parte vem com a própria personalidade, é característica da pessoa e só muda lentamente e mediante forte motivação ou impacto. Parte é mais superficial e aprendida” (AMATO, 2002, p. 39). Os estilos abaixo são destacados pelo autor: Colaborativo/amigável: é caracterizado pela atenção aos objetivos e interesses da outra parte e pelo esforço para que isso se satisfaça. Pode variar do complacente, isto é, aquele que esquece os próprios objetivos em detrimento da vantagem de outrem. Colaborativo-assertivo: é aquele que considera e valoriza os objetivos e interesses dos outros, mas procura igualmente maximizar a realização dos seus próprios. Competitivo/racional: é o estilo do indivíduo que coloca seus pontos de vista em destaque e menospreza os interesses e objetivos dos outros. Caracterizado usualmente pela agressividade, procura ganhar a qualquer custo. (AMATO, 2002, p. 39). Revista Perspec.Contemp.,Campos Mourão, v.2, p.107,jul./dez.2007

Características e Habilidades do Negociador Características de um bom negociador: 01. Habilidade de preparação e planejamento 03. Paciência 05. Persistência e determinação 07. Capacidade de saber ouvir 09. Temperamento de comprometimento 11. Integridade 12. Transmitir confiança 13. Entender o que está sendo negociado 15. Experiência prévia em outras negociações 17. Habilidade de expressar pensamentos verbalmente 19. Capacidade de enfrentar riscos 21. Capacidade de ganhar respeito e confiança 23. Habilidade em organizar/coordenar atividades 25. Autocontrole, especialmente de emoções. 27. Habilidade de descobrir necessidades do oponente 29. Habilidade de entender (gesto e postura) 31. Capacidade de pensar na frente do oponente 33. Habilidade para observar uma situação 35. Capacidade de satisfação ao falar e ouvir o outro 37. Capacidade de aceitar ser incompreendido 39. Habilidade em não tornar ansioso na negociação 02. Capacidade de persuadir outros 04. Habilidade de perceber e explorar o poder 06. Conhecimento do assunto 08. Mente aberta (tolerância: ponto vista de outros) 10. Habilidade de pensar claro e rápido sob pressão 12. Transmitir confiança 14. Capacidade de liderança e controle 16. Senso pessoal de segurança 18. Capacidade de decisão 20. Habilidade de entender e de ser compreendido 22. Espírito de competitividade 24. Capacidade analítica e de resolver problemas 26. Capacidade de percepção/ análise dos sentimentos 28. Capacidade de fazer apresentação/defender idéias 30. Memória para guardar informações e detalhes 32. Capacidade de manter em mente os seus objetivos 34. Sensibilidade ao uso do tempo 36. Habilidade de causar boa impressão 38. Senso de humor 40. Capacidade de incluir dados no processo  Fonte: (AMATO, 2002, p. 49-59).

Características e Habilidades do Negociador De acordo com Matos (2003), a negociação é uma constante dentro da atividade gerencial. Desde a estratégia às práticas operacionais, a negociação deve estar presente para que a participação, a cooperação, a iniciativa e a criatividade surjam como manifestações autênticas de uma equipe integrada e produtiva. Katz (1955) dividiu as habilidades gerenciais em três categorias: Habilidade técnica – relaciona-se com a atividade específica do gerente. Envolve conhecimentos, métodos e ferramentas necessários para a realização das tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade; Habilidade humana – abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes, bem como a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas. Habilidade conceitual – diz respeito à capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Engloba a criatividade, a capacidade de diagnóstico, planejamento e raciocínio.

Características e Habilidades do Negociador Matos (2003) ressalta ainda que o perfil do negociador resulta do mesmo ter domínio sobre algumas situações e aspectos, como domínio e influência da estratégia; da cultura organizacional; da situação externa; da filosofia gerencial; das técnicas instrucionais; das relações de trabalho e das situações de mudança. Martinelli, Ventura e Machado (2004) destacam que os negociadores hoje precisam ser flexíveis, criativos e com conhecimentos generalistas, tendo boa capacidade de adaptação e entendimento das diferenças culturais. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF – 29 e 30 de outubro de 2008

Características e Habilidades do Negociador Reflita sobre suas qualidades e pontos de melhorias a fim de aperfeiçoar e alcançar as características e habilidades para negociar com eficiência e eficácia. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF – 29 e 30 de outubro de 2008