Psicomotricidade Prof. Dilson Borges

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Avaliação Psicomotora
Psicomotricidade ROSANA FACHADA.
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública

Deficiência Sensorial
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Maria Monteiro Drumond Poyares
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
Prof. MsC. Marco A. Togatlian
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
O uso de novas mídias nas escolas
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Desenvolvimento Psicomotor
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
Avaliação do desenvolvimento motor
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Judô para deficientes visuais.
Características da criança: perspectivas teóricas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
TEORIA MUSICAL Iniciante
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO
Ginástica Geral.
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
Desenvolvimento motor
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Desenvolvimento Psicomotor
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
PSICOMOTRICIDADE A importância da Psicomotricidade na prevenção das
O RITMO DO SONO.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
OUTROS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE. O ÓRGÃO Aparelho biológico - condição da existência humana do sujeito. Órgão como possibilidade de inscrição do.
Neurodesenvolvimento de 0 a 2 anos
Transcrição da apresentação:

Psicomotricidade Prof. Dilson Borges O exame psicomotor Desenvolvimento Psicomotor Avaliação Psicomotora

O exame Psicomotor Zero a dois anos – Atividades reflexas em resposta à estimulação sensorial; evolução das posturas: sentada, de pé e de marcha.

O exame Psicomotor Dois a cinco anos Estágio global e sincrético: atingindo, no final, a representação do corpo. Nesta fase devem ser observados os seguintes comportamentos. Coord. óculo.-manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Controle do próprio corpo Organização perceptiva Linguagem

O exame Psicomotor Seis a 12 anos Estágio de aperfeiçoamento e diferenciação: Coord. Dinâmica manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Organização do espaço Rapidez de execução

Desenvolvimento Psicomotor Ao enfocarmos o desenvolvimento o desenvolvimento psicomotor, levamos em conta as reações do ser ao ambiente que o cerca e as relações com os demais. A organização da motricidade passa pelas seguintes fases:

Desenvolvimento Psicomotor 1º fase O reflexo constitui-se em uma modalidade assimiladora, que se acomoda ao meio, quando se põe em funcionamento. Caracteriza-se pelas seguintes conquistas: Organização da estrutura motora, Organização do tônus. Organização da propriocepção. Desaparecimento das reações primitivas.

Desenvolvimento Psicomotor 2ª fase: Organização do plano motor Durante está fase há o aperfeiçoamento espaço-temporal das reações. Evoluem paralelamente as possiblidades de conhecimento e das relações sociais.

Desenvolvimento Psicomotor 3ª fase: Automatização do adquirido. Através da ação do sujeito as aquisições motoras vão sendo automatizadas.

Desenvolvimento Psicomotor 4ª fase: aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades motoras. A idade de cinco a sete anos apresenta uma etapa de transição no desenvolvimento. A criança passa do estágio global e sintético para o de diferenciação e análise.

Avaliação Psicomotora É de fundamental importância, ela permitirá a obtenção de dados importantíssimos relacionados ao indivíduo. Fornecerá dados quanto ao histórico familiar, características do ambiente familiar, dados pessoais, dados do DM, seu comportamento e outros.

Avaliação Fiel (Inter avaliadores) Valido (Validado) Confiança (Mede o que se pretende medir) Tipos Direto com o avaliado O avaliado e o responsável Somente o responsável

Identificação Nome:_____________________________ Idade:_______ Nascimento:__/__/____ Sexo:____ Irmão (s):___ Idade (s):___

Escolaridade Escola:_____________________________ Queixa:_____________________________ Tratamentos:_________________________ Medicação:__________________________

Dados sobre o DM Parto:______Mamou?____Até que idade__ Engatinhou?____Idade:_____ Sentou?___Com e sem apoio:___Idade___ Andou?___Observação:____Idade:____ Outros dados sobre o DM:______________

Linguagem Balbuciou?_______Idade:________ Falou?______ Idade:_________ SONO__________________________________________________________________________________________________

Equilibração Equilíbrio Estático:___________________ Equilíbrio dinâmico:_________________ Marcha:___________________________ Salta:______________ Pés Juntos e um pé só:_____________ Só o pé direito:____________________ Só o pé esquerdo:_________________

Coordenação Oculomanual ou visiomanual (dizer sobre a mão usada, com ou sem dificuldade) _____________________________________________________________________ Oculopedal ou visopedal (dizer sobre o pé usado, com ou sem dificuldade) Estática: __________________________________________________________________________

Coordenação Dinâmica global: __________________________________________________________________ Dinâmica manual:

Esquema Corporal Noção do corpo: _____________________________________________________________________ Conhecimento corporal (nomeia partes do corpo em si e no avaliador):

Respiração (qual tipo de respiração). Lateralidade Mão (pedir para desenhar): Pé (dar uma bola para chutar): Olho (para verificar o olho dominante, dar um canudo e pedir para colocar em um dos olhos): Respiração (qual tipo de respiração).

Ritmo Poderá ser feito através de ruídos diversos, colocando-os em inúmeros ritmo, pedir para repeti-los sem que esteja vendo. Poderá ser no papel (folha em branco), através de estrutura rítmicas.

ORIENTAÇÃO ESPACIAL Noções de cima, embaixo, frente, atrás, dos lados. ORIENTAÇÃO TEMPORAL Noção de hoje, amanhã, antes, depois, dia, tarde, noite.

Percepção Visual Gustativa Auditiva Tátil Olfativa

Diagnóstico __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Exercício Estabelecer uma bateria de testes que proporcione de forma simples e objetiva a avaliação dos aspectos psicomotores. Grupo de 4 alunos. Material de auxilio à prática pedagógica.