Psicomotricidade Prof. Dilson Borges O exame psicomotor Desenvolvimento Psicomotor Avaliação Psicomotora
O exame Psicomotor Zero a dois anos – Atividades reflexas em resposta à estimulação sensorial; evolução das posturas: sentada, de pé e de marcha.
O exame Psicomotor Dois a cinco anos Estágio global e sincrético: atingindo, no final, a representação do corpo. Nesta fase devem ser observados os seguintes comportamentos. Coord. óculo.-manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Controle do próprio corpo Organização perceptiva Linguagem
O exame Psicomotor Seis a 12 anos Estágio de aperfeiçoamento e diferenciação: Coord. Dinâmica manual Coord. Dinâmica geral Equilíbrio Organização do espaço Rapidez de execução
Desenvolvimento Psicomotor Ao enfocarmos o desenvolvimento o desenvolvimento psicomotor, levamos em conta as reações do ser ao ambiente que o cerca e as relações com os demais. A organização da motricidade passa pelas seguintes fases:
Desenvolvimento Psicomotor 1º fase O reflexo constitui-se em uma modalidade assimiladora, que se acomoda ao meio, quando se põe em funcionamento. Caracteriza-se pelas seguintes conquistas: Organização da estrutura motora, Organização do tônus. Organização da propriocepção. Desaparecimento das reações primitivas.
Desenvolvimento Psicomotor 2ª fase: Organização do plano motor Durante está fase há o aperfeiçoamento espaço-temporal das reações. Evoluem paralelamente as possiblidades de conhecimento e das relações sociais.
Desenvolvimento Psicomotor 3ª fase: Automatização do adquirido. Através da ação do sujeito as aquisições motoras vão sendo automatizadas.
Desenvolvimento Psicomotor 4ª fase: aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades motoras. A idade de cinco a sete anos apresenta uma etapa de transição no desenvolvimento. A criança passa do estágio global e sintético para o de diferenciação e análise.
Avaliação Psicomotora É de fundamental importância, ela permitirá a obtenção de dados importantíssimos relacionados ao indivíduo. Fornecerá dados quanto ao histórico familiar, características do ambiente familiar, dados pessoais, dados do DM, seu comportamento e outros.
Avaliação Fiel (Inter avaliadores) Valido (Validado) Confiança (Mede o que se pretende medir) Tipos Direto com o avaliado O avaliado e o responsável Somente o responsável
Identificação Nome:_____________________________ Idade:_______ Nascimento:__/__/____ Sexo:____ Irmão (s):___ Idade (s):___
Escolaridade Escola:_____________________________ Queixa:_____________________________ Tratamentos:_________________________ Medicação:__________________________
Dados sobre o DM Parto:______Mamou?____Até que idade__ Engatinhou?____Idade:_____ Sentou?___Com e sem apoio:___Idade___ Andou?___Observação:____Idade:____ Outros dados sobre o DM:______________
Linguagem Balbuciou?_______Idade:________ Falou?______ Idade:_________ SONO__________________________________________________________________________________________________
Equilibração Equilíbrio Estático:___________________ Equilíbrio dinâmico:_________________ Marcha:___________________________ Salta:______________ Pés Juntos e um pé só:_____________ Só o pé direito:____________________ Só o pé esquerdo:_________________
Coordenação Oculomanual ou visiomanual (dizer sobre a mão usada, com ou sem dificuldade) _____________________________________________________________________ Oculopedal ou visopedal (dizer sobre o pé usado, com ou sem dificuldade) Estática: __________________________________________________________________________
Coordenação Dinâmica global: __________________________________________________________________ Dinâmica manual:
Esquema Corporal Noção do corpo: _____________________________________________________________________ Conhecimento corporal (nomeia partes do corpo em si e no avaliador):
Respiração (qual tipo de respiração). Lateralidade Mão (pedir para desenhar): Pé (dar uma bola para chutar): Olho (para verificar o olho dominante, dar um canudo e pedir para colocar em um dos olhos): Respiração (qual tipo de respiração).
Ritmo Poderá ser feito através de ruídos diversos, colocando-os em inúmeros ritmo, pedir para repeti-los sem que esteja vendo. Poderá ser no papel (folha em branco), através de estrutura rítmicas.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL Noções de cima, embaixo, frente, atrás, dos lados. ORIENTAÇÃO TEMPORAL Noção de hoje, amanhã, antes, depois, dia, tarde, noite.
Percepção Visual Gustativa Auditiva Tátil Olfativa
Diagnóstico __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exercício Estabelecer uma bateria de testes que proporcione de forma simples e objetiva a avaliação dos aspectos psicomotores. Grupo de 4 alunos. Material de auxilio à prática pedagógica.