CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA PROF. M.SC. ROSALINA SUELI RIBEIRO COELHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Formação Continuada de Educadores
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Professor Auxiliar.
Fundamentos da Ecologia
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Ecologia Geral Fluxo de Energia no Ecossistema Pirâmides Ecológicas
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Profº Fernando milhorança.
Ecologia das comunidades.
ECOLOGIA I.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Construtivismo em Sala de Aula
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Profª Lucia Helena Amim
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Prof. M.Sc. André Matassoli Disciplina: Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Terra, Planeta Vida: Ecologia Relações Ecológicas.
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
ECOLOGIA.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Habilidades e competências
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Perguntas de Modelação
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
ECOLOGIA Laís Souto-Maior 05/09/2014.
ISRAEL MATTÉ O objetivo da escola não deve ser passar conteúdos, mas preparar todos para a vida em uma sociedade moderna.
Biologia RELAÇÕES ECOLÓGICAS Móds. 61 e 62 Setor 1403 Prof. Rafa.
Parte I = Introdução à ecologia
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Ecologia.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Formação continuada ANO 2015
Ecologia. xx/xx2 O que é ecologia? Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos com o ambiente e com os outros seres vivos. Ecologia é o estudo.
Faculdade Piaget - Brasil
Como os seres vivos se relacionam?
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA PROF. M.SC. ROSALINA SUELI RIBEIRO COELHO

BLOCO 1 Objetivos da disciplina Ementário

Objetivos refletir sobre o ensino de Ciências e sua importância para a formação do cidadão analisar e refletir sobre os conteúdos a serem ensinados, a metodologia e os recursos utilizados no ensino de Ciências no Ensino Fundamental(séries iniciais) e Educação Infantil; analisar e discutir sobre o planejamento e aplicação de situações pedagógicas concretas neste âmbito, focalizando a questão da interdisciplinaridade desenvolver habilidades e competências necessárias para facilitar o aprendizado em Ciências da Natureza, a partir da aplicação do método científico.

Ementário As ciências naturais e o método científico: aplicação no Ensino Fundamental (1ª a 4ªsérie)e na Educação Infantil. Proposta metodológica construtivista para o ensino de ciências. Educação científica e interdisciplinaridade. Fundamentos,conteúdos e procedimentos metodológicos de Física, Química,Geociências e Ciências da Vida. Conceitos básicos em Ecologia e Educação Ambiental

BLOCO 2 Formação dos conceitos fundamentais: ensino O método científico Habilidades e Competências

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS: ENSINO? 1- Transmissão de conhecimentos , informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado, instrução; 2- Os métodos empregados para ministrar o ensino; 3- Magistério; 4- Esforço orientado para a formação ou a modificação da conduta humana; educação; 5- Adestramento, treinamento; 6- Castigo, ensinadela. Dicionário Aurélio

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS: ENSINO? Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar condições para a sua construção. Paulo Freire

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS: ENSINO? Vamos refletir e discutir? O que é fundamental para que um ensino seja de qualidade? 1- Uma organização inovadora, dinâmica e aberta; 2- um corpo de professores bem preparados; 3- boa remuneração e motivação; 4- boas condições de trabalho com infra-estrutura adequada; 5- Alunos interessados;

O MÉTODO CIENTÍFICO O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.

ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO 1º Observação do fato (fenômeno natural) 2ª Levantamento de um problema (Por quê?) 3a Elaboração de Hipóteses (tentativas de respostas) 4ª Experimentação (fase da indução) 5ª Conclusões (fechamento do trabalho)

FORMAÇÃO DAS HABILIDADES Habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. São as capacidades técnicas para realizar tarefas, desenvolvidas a partir da teoria e prática. Ex. dirigir um automóvel

FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Exemplos : Saber orientar-se em uma cidade desconhecida mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar- se, pedir informações ou conselhos ; e os seguintes saberes : ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Saber curar uma criança doente mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento ; e os seguintes saberes : identificar patologias e sintomas, primeiros socorros, terapias, os riscos, os remédios, os serviços médicos e farmacêuticos. Philippe Perrenoud

FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIAS A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS VAMOS REFLETIR. Como a escola pode desafiar o aluno a pensar ? • Apresentar situações problema; • Contextualizar o conteúdo aprendido com situação do cotidiano; • Desenvolver pesquisa Estimular a praxis

BLOCO 3 Ecologia: conceitos fundamentais Relações Ecológicas Meio Ambiente e sociedade

CONCEITOS FUNDAMENTAIS O que é ecologia? origem da palavra: oikos = a família logy = o estudo de População: Grupo de seres vivos que interagem e se cruzam. Comunidade: Populações diferentes vivendo juntas e interagindo. As populações podem interagir como concorrentes, predadores e presas ou simbioticamente. Ecosistema: Os seres vivos e seu meio ambiente físico e químico juntos em uma determinada área. “Pequenas unidades que podem sustentar a vida isolada de tudo menos dos ambientes atmosféricos.” Bioma: Áreas em grande escala de vegetação e características climáticas semelhantes. Biosfera: Película magnética sobre a superfície da Terra onde existe vida, a unificação de todos os ecossistemas. Este é um sistema altamente ordenado, coeso pela energia do sol.

NÍVEIS TRÓFICOS Produtores Consumidores : 1os , 2os, 3os ... Decompositores

Relações Ecológicas Harmônicas Desarmônicas Harmônicas Desarmônicas COLÔNIAS SOCIEDADES Harmônicas INTRAESPECÍFICAS COMPETIÇÃO CANIBALISMO Desarmônicas MUTUALISMO PROTOCOOPERAÇAO COMENSALISMO EPIFITISMO Harmônicas INTERESPECÍFICAS COMPETIÇÃO PREDATISMO PARASITISMO AMENSALISMO Desarmônicas

BLOCO 4 Biodiversidade e os reinos O mundo microscópico: bactérias e protozoários O mundo das algas e os fungos O mundo animal: invertebrados e vertebrados O mundo dos vegetais: fotossíntese e alimentação