Como calcular uma Folha de Pagamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
Advertisements

Graciela Maffei Juíza do Trabalho do TRT da 4ª Região
ROTINAS DE PESSOAL.
JORNADA DE TRABALHO E TURNOS DE REVEZAMENTO
A folha de pagamento é composta por 5 grupos:
Aula 12: Encargos sociais e trabalhistas
Gestão Competência I Prof. Procópio –
Módulo 3 Revisando.
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
DAS VERBAS RESCISÓRIAS
Curso de Rotinas Administrativas
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 07
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
CÁLCULOS TRABALHISTAS UNIMÓDULO
IRPF 2009  .
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
RETENÇÕES SERVIÇOS AUTÔNOMOS
Fundação Coelce de Seguridade Social Planos de Benefícios Janeiro/2008.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Benefícios Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados, eles incluem.
Administração de Recursos Humanos II
ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL (FOLHA)
Contabilidade Intermediária
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Carlos Visão Global Social
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
Tributação de INSS sobre empregados INSS A contribuição patronal está inserida no SImples. A contribuição dos sócios/proprietários está incluída no Simples.
Contabilidade Empresarial
Prefeitura de PQP, está contratando médico para contrato imediato
ENCARGOS SOCIAIS Consideramos Descontos os encargos sociais incidentes sobre a remuneração do funcionário. Para o cálculo dos descontos, é necessário se.
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
Determinado trabalhador, com salário mensal fixo de R$ 1
QUADRO DE INCIDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS
FOLHA DE PAGAMENTO A confecção da folha de pagamento, além de ser um procedimento de caráter trabalhista, decorre da obrigatoriedade prevista no artigo.
DIREITO DO TRABALHO aula 8
Micro Empreendedor Individual
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
MICRO CERVEJARIA HAND BEER LTDA
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Constitui a base para a contabilização dos gastos com pessoal
Rotinas de Departamento de Pessoal
Perícia Trabalhista.
Assistente Administrativo e Financeiro Prof. Edwan Assunção profedassuncao.wordpress.com.
SUBSISTEMA DO DEPARTAMENTO PESSOAL
Paula Freire Recursos Humanos Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos 2012
Conceitos Básicos Juro – é a remuneração paga a um capital
Curso de Cálculos Trabalhistas
MÓDULO –IV PROVENTOS.
CALCULO DE IMPOSTO FEDERAIS
AULA 2015 Direito Previdenciário
CÁLCULOS TRABALHISTAS
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Exercicio custo da mão de obra
CÁLCULOS TRABALHISTAS Vale transporte Lei 7.418/85 e Dec /87 No ato de admissão o trabalhador deve assinar um termo de opção pelo benefício, onde.
CÁLCULOS TRABALHISTAS Adicional de transferência – exercício: Admissão: 21/03/08; Dispensa: 05/05/10, com aviso indenizado; Transferência: 01/05/08 até.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
SISTEMA CONTÁBIL PROJETO FINAL DE CURSO – INF 496 Graduando : Danilo Gonçalves Vicente Orientador : Mauro Nacif Rocha Site :
Sejam bem vindos.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Folha de Pagamento Introdução.
Férias. A cada 12 meses o trabalhador tem direito à férias,mas o empregador tem mais 11 meses para conceder o benefício. Deve ser avisado com no mínimo.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
Aula 3 PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista Remuneração e salário – Capítulo XXI Remuneração Descontos Contribuições Faltas.
Cedaspy PROEPE Aula 01 Prof. Elielso Programa de orientação estudantil para o primeiro emprego.
CÁLCULOS TRABALHISTAS INTRODUÇÃO APLICAÇÃO DURANTE O PROCESSO: Petição inicial; Defesa; Audiência; Instrução; Sentença.
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Transcrição da apresentação:

Como calcular uma Folha de Pagamento

Para calcular uma folha de pagamento é preciso ter conhecimentos específicos em recursos humanos, bem como sobre leis trabalhistas. A folha de pagamento é o retrato da atividade exercida pelo funcionário e o espelho da remuneração de direito desse funcionário. Através do contra-cheque , o trabalhador pode financiar um carro, um imóvel. Assim sendo, o contra - cheque de pagamento é o histórico dos ganhos de uma pessoa e também documento comprobatório para requerimento da aposentadoria. Assim sendo, a responsabilidade de quem realiza o cálculo da folha de pagamento é muito grande.

A pessoa que calcula a folha de pagamento precisa: 1. Classificar o funcionário por categoria, por exemplo: comércio, indústria, etc. Porque cada categoria é regida por uma Convenção Coletiva que dita as normas a serem seguidas.

2. Analisar o cartão ou livro ponto de cada funcionário da folha de pagamento para ver se há horas extras e quantas horas extras foram trabalhadas no mês.

3.Conferir se há algum adicional como noturno, periculosidade, insalubridade, salário família, descanso semanal remunerado, entre outros

4. Averiguar se houve faltas no período e se essas faltas foram justificadas ou não. Em havendo faltas não justificadas, deve-se descontar os dias que se faltou. Para isso é preciso dividir o valor do salário bruto por 30 e multiplicar o valor obtido pelos dias que se faltou. O resultado é descontado do valor bruto do salário.

5. Calcular o INSS que varia de 7,65 a 11%, dependendo do valor do salário. 

6. Calcular o imposto de renda, sendo a base cálculo o valor do salário deduzido o INSS. Para a determinação da base de cálculo sujeita à incidência do imposto na fonte, têm-se como dedução legal: dependentes, desconto do INSS, faltas e atrasos e pensão alimentícia. 

7. Deduzir todos os descontos ( INSS, faltas, vale refeição, vale transporte, adiantamento salarial, contribuição sindical, imposto de renda) e apurar o valor líquido a ser pago ao trabalhador

6. Calcular o imposto de renda, sendo a base cálculo o valor do salário deduzido o INSS. Para a determinação da base de cálculo sujeita à incidência do imposto na fonte, têm-se como dedução legal: dependentes, desconto do INSS, faltas e atrasos e pensão alimentícia.

7. Deduzir todos os descontos ( INSS, faltas, vale refeição, vale transporte, adiantamento salarial, contribuição sindical, imposto de renda) e apurar o valor líquido a ser pago ao trabalhador