IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Da Remuneração de Dirigentes. Redação atual Art. 23 – A Congregação (...) não remunera os membros da Diretoria, Conselheiros e suas associadas no exercício.
Advertisements

LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
ALTERAÇÃO, SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
ÉTICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
C ONSTITUIÇÃO FEDERAL S EÇÃO II DA SAÚDE Prof.ª Dra. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório /2016.
DIREITO DO TRABALHO (Primeira Unidade - 3º D) MARICELLE RAMOS Campina Grande, PB 2016.
 N2 Terceiro Setor e Governança Global Profa. Aline Borghi.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
1 Plano de Negócio Centro de Estudos Universais Plano de Negócio elaborado por Roberto Silveira Braga O Centro de Estudos Universais é uma associação civil.
Legislação aplicada à saúde dos trabalhadores
Escritórios Associados
FUNDOS DE INVESTIMENTO
O HOSPITAL NO SUS Agosto/2017.
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Do Direito de Empresa Noções Introdutórias
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Imunidade tributária do ICMS na aquisição de mercadorias por instituições de educação e de assistência social Rafhael Wasserman.
Direito da Infância e Adolescência
INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
20 ANOS DO ECA.
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Concessão de Serviço Público e seu regime jurídico
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
Instruções de Trabalho NR 1
DIREITO ADMINISTRATIVO Direito de greve dos servidores públicos
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
SAÚDE E (OU) ASSISTÊNCIA SOCIAL
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Direito Empresarial Aula 03
PROF. FRANCISCO BRAGA (PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Avaliar desempenho de servidores
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Direito do Trabalho e Previdenciário
Direito Constitucional
Constituição federal Seção II DA SAÚDE
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
Avaliar desempenho de servidores
SLIDE 01 • CAPA » não alterar
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
TEMA: CRIME, MORAL E ÉTICA
Desenvolvimento sustentável para MPE
Razão de ser da captação de Recursos POR TRANFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
NATUREZA DESCRIÇÃO ENTIDADE ÓRGÃO DE REGISTRO SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOGADOS ENTIDADES EMPRESARIAIS REGISTRO NA OAB (LEI Nº 8.906/1994.
Unidade 2 Atividade Empresarial
Marco Legal da Inovação no Brasil
Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Alagoas
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Conheça a Defensoria Pública
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Defensoria Pública do Estado do Tocantins Um Direito seu
Transcrição da apresentação:

IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS Prof. Rafael Niebuhr Maia de Oliveira

TERCEIRO SETOR

TERCEIRO SETOR ONG? ASSOCIAÇÃO CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS

TERCEIRO SETOR PAPEL ATIVO COMO AGENDE DE MUDANÇA SOCIAL. EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DE FORMA DIRETA, PARA ALÉM DO VOTO.

O LUCRO NAS ASSOCIAÇÕES O LUCRO NÃO É VEDADO! O QUE SE VEDA É SUA DISTRIBUIÇÃO ENTRE OS SÓCIOS, COMO OCORRE EM UMA SOCIEDADE EMPRESARIAL, POR EXEMPLO.

O LUCRO NAS ASSOCIAÇÕES FONTES DE RENDA? NÃO HÁ LIMITAÇÃO, DESDE QUE LÍCITA. TRANSFERÊNCIA DE VERBA PÚBLICA: APENAS NO CASO DE OSCIP.

REMUNERAÇÃO DOS DIRIGENTES LEI 13.151/15 – POSSIBILITOU A REMUNERAÇÃO, SOB ALGUMAS CONDIÇÕES: a) não remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos serviços prestados, exceto no caso de associações assistenciais ou fundações, sem fins lucrativos, cujos dirigentes poderão ser remunerados, desde que atuem efetivamente na gestão executiva, respeitados como limites máximos os valores praticados pelo mercado na região correspondente à sua área de atuação, devendo seu valor ser fixado pelo órgão de deliberação superior da entidade, registrado em ata, com comunicação ao Ministério Público, no caso das fundações; (Redação dada pela Lei nº 13.151, de 2015)§ 4o A exigência a que se refere a alínea “a” do § 2o não impede: II - a remuneração aos dirigentes estatutários, desde que recebam remuneração inferior, em seu valor bruto, a 70% (setenta por cento) do limite estabelecido para a remuneração de servidores do Poder Executivo federal. 

REMUNERAÇÃO DOS DIRIGENTES LIMITAÇÕES: a) Impedimento de remuneração de cônjuge ou parente até 3º. Grau de instituidores, sócios, diretores, conselheiros, benfeitores ou equivalentes; b) Limitação do total pago a dirigentes a cinco vezes o valor correspondente ao limite salarial individual.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Qualidade conferida à Associações que assim desejem, e que lhes permite prestar serviços em parceria com o Poder Público, inclusive mediante remuneração deste.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Podem qualificar-se como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, desde que os respectivos objetivos sociais e normas estatutárias atendam aos requisitos instituídos pela Lei 9.790/1999.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Não são passíveis de qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, ainda que se dediquem de qualquer forma às atividades características das OSCIP: II - os sindicatos, as associações de classe ou de representação de categoria profissional;

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP A qualificação das OSCIP, observado em qualquer caso, o princípio da universalização dos serviços, no respectivo âmbito de atuação das Organizações, somente será conferida às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais tenham pelo menos uma das seguintes finalidades: I - promoção da assistência social; II - promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; III - promoção gratuita da educação, observando-se a forma complementar de participação das organizações de que trata esta Lei;

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP VI - defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; VII - promoção do voluntariado; VIII - promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; XII - estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste artigo.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP A pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, interessada em obter a qualificação como OSCIP, deverá formular requerimento escrito ao Ministério da Justiça.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP AUMENTO DE RESPONSABILIDADE POSSIBILIDADE DE SER AUDITADO PELO TCE/TCU NECESSIDADE DE PRESTAÇÕES DE CONTAS

EXEMPLO DE ÁREAS DE ATUAÇÃO Auxílio técnico para pessoas carentes que habitem em imóveis em situação de risco; Elaboração de laudos técnicos para processos judiciais em favor de partes que sejam carentes; Parcerias com outras Instituições do Terceiro Setor, como Escritórios Modelo de Advocacia.

MUITO OBRIGADO Rafael Niebuhr Maia de Oliveira @rafaelmaiaadv (47) 3351-0211 / 99950-2211 rafaelmaiaadv@gmail.com