Herança Ligada aos Cromossomos Sexuais Prof. Otoniel Alvaro da Silva Biologia
Sequência didática Conteúdo Estruturante: Biodiversidade
Conteúdo Básico: Transmissão das Características Hereditárias
Conteúdo Específico: Herança ligada aos Cromossomos Sexuais
Folha 10 – Que herança é essa? Em nossas vidas acontecem coisas que parecem ser estranhas...
E, por mais que a gente não perceba, alguém, em algum lugar, está se perguntando: por que, comigo?
Debate * Vamos ver o que a sua turma pensa sobre a determinação do sexo.
* Organize-a em grupos de cinco pessoas e levante argumentos. * Que fatores foram determinantes na definição de nosso sexo?
* Em que momento nosso sexo foi definido?
1a. Atividade Avaliativa Quadro conceitual: gene, cariótipo, genótipo, hereditariedade, fenótipo, homozigoto, heterozigoto,
Autossômicos, heterossômicos, cromossomos, dominância, recessivilidade, daltonismo, hemofilia, luz óptica, ondas, cor primária, cor secundária.
2a. Atividade Avaliativa * Atividade Prática: Dominância Completa * Objetivo: demonstrar como se manifestam os genes dominantes e recessivos.
Material * Papel celofane transparen- te e azul * Placa de isopor quadricula-da: 5 x 5 cm * Estilete * Alfinetes
* Caneta preta para retroprojetor * Envelopes
Procedimentos * Estender o celofane sobre a placa de isopor quadriculada pregando com alfinetes para ficar firme.
* acompanhando as linhas, cortar com o estilete, 10 fichas de cada cor. * No canto superior esquerdo das fichas azuis, escrever a letra A e nas letras transparentes a letra a.
* Separar sobre a mesa três combinações de cores da seguinte maneira: - Duas fichas transparen- tes sobrepostas - Duas fichas azuis sobre- postas
- Uma ficha transparente sobreposta sobre uma ficha azul
Atividades Sugeridas De acordo com o procedi- mento, considere as combinações feitas entre as fichas e preencha a tabela:
CombinaçãoGenótipo Cor observada Homozigose / Heterozigos e 1 2 3
* Com relação à tabela anterior, responda: A) O que representa a ficha transparente e a ficha azul?
B) Que conclusões pode- se ter em relação à montagem número 3?
Sugestão para trabalho complementar * Na espécie humana, observa-se alguma característica que seja relacionada ao fator dominância? Quais são?
* Monte tabelas que possam demonstrar a dominância de um alelo sobre o outro. * Existe dominância em outras espécies? Quais são essas espécies e suas características.
3a. Atividade Avaliativa * Objetivo: Compreender a genética do daltonismo e seus impactos na sociedade.
Material * TV Multimídia * LDP de Biologia * LDP de Arte
Procedimento Teste de Ishihara (LDP de Biologia, P. 166 – 172)
Recomendações * Você tem três segundo para identificar cada uma das oito lâminas do Teste de Ishihara
* Para cada lâmina haverá um número qie deverá ser identificado. A seguir, haverá uma lâmina demonstrativa que servirá de exemplo para que você reconheça a padronização do método.
Debate Será que todos os animais enxergam cores? Vídeo O Mago das Cores
Recursos Didáticos LDP Biologia LDP Física LDP Artes Livro Didático de Biologia (PNLEM)
TV Multimídia Vídeos Textos Jornalísticos (escolher)
Sugestões de atividades avaliativas para aulas posteriores * Debate sobre vídeo Instintos Sexuais Humanos com folhas 10 que proponha discutir a
influência do comportamento instintivo na cultura humana. * Análise do filme O óleo de Lorenzo (p.176 do LDP de Biologia)
* Exemplos de questões (antes): 1. Qual o tema central do filme? 2. O que você achou mais interessante no filme?
3. Escreva sobre o que você entendeu sobre a doença de Lorenzo. 4. Quais eram os sintomas da doença?
* Exemplo de questão (posterior) 1. Seria possível encontrar a cura para doenças como a ADL?
* Debate Raça x Racismo - Objetivo: compreender a espécie humana como única em toda a sua diversidade biológica e cultural.
Material * TV Multimídia * LDP de Biologia * Computadores/sala de informática
* Material para confecção de cartazes * revistas para recorte * Material de escritório (cola, tesoura,...)
* Discussão prévia sobre o conceito de espécie com o vídeo Dancem, macacos, dancem * Fechamento parcial com o vídeo Onde você guarda seu racismo?
* Conclusão com o vídeo Diversidade humana * Confecção de cartazes