Herança Ligada aos Cromossomos Sexuais Prof. Otoniel Alvaro da Silva Biologia.

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Transcrição da apresentação:

Herança Ligada aos Cromossomos Sexuais Prof. Otoniel Alvaro da Silva Biologia

Sequência didática Conteúdo Estruturante: Biodiversidade

Conteúdo Básico: Transmissão das Características Hereditárias

Conteúdo Específico: Herança ligada aos Cromossomos Sexuais

Folha 10 – Que herança é essa? Em nossas vidas acontecem coisas que parecem ser estranhas...

E, por mais que a gente não perceba, alguém, em algum lugar, está se perguntando: por que, comigo?

Debate * Vamos ver o que a sua turma pensa sobre a determinação do sexo.

* Organize-a em grupos de cinco pessoas e levante argumentos. * Que fatores foram determinantes na definição de nosso sexo?

* Em que momento nosso sexo foi definido?

1a. Atividade Avaliativa Quadro conceitual: gene, cariótipo, genótipo, hereditariedade, fenótipo, homozigoto, heterozigoto,

Autossômicos, heterossômicos, cromossomos, dominância, recessivilidade, daltonismo, hemofilia, luz óptica, ondas, cor primária, cor secundária.

2a. Atividade Avaliativa * Atividade Prática: Dominância Completa * Objetivo: demonstrar como se manifestam os genes dominantes e recessivos.

Material * Papel celofane transparen- te e azul * Placa de isopor quadricula-da: 5 x 5 cm * Estilete * Alfinetes

* Caneta preta para retroprojetor * Envelopes

Procedimentos * Estender o celofane sobre a placa de isopor quadriculada pregando com alfinetes para ficar firme.

* acompanhando as linhas, cortar com o estilete, 10 fichas de cada cor. * No canto superior esquerdo das fichas azuis, escrever a letra A e nas letras transparentes a letra a.

* Separar sobre a mesa três combinações de cores da seguinte maneira: - Duas fichas transparen- tes sobrepostas - Duas fichas azuis sobre- postas

- Uma ficha transparente sobreposta sobre uma ficha azul

Atividades Sugeridas De acordo com o procedi- mento, considere as combinações feitas entre as fichas e preencha a tabela:

CombinaçãoGenótipo Cor observada Homozigose / Heterozigos e 1 2 3

* Com relação à tabela anterior, responda: A) O que representa a ficha transparente e a ficha azul?

B) Que conclusões pode- se ter em relação à montagem número 3?

Sugestão para trabalho complementar * Na espécie humana, observa-se alguma característica que seja relacionada ao fator dominância? Quais são?

* Monte tabelas que possam demonstrar a dominância de um alelo sobre o outro. * Existe dominância em outras espécies? Quais são essas espécies e suas características.

3a. Atividade Avaliativa * Objetivo: Compreender a genética do daltonismo e seus impactos na sociedade.

Material * TV Multimídia * LDP de Biologia * LDP de Arte

Procedimento Teste de Ishihara (LDP de Biologia, P. 166 – 172)

Recomendações * Você tem três segundo para identificar cada uma das oito lâminas do Teste de Ishihara

* Para cada lâmina haverá um número qie deverá ser identificado. A seguir, haverá uma lâmina demonstrativa que servirá de exemplo para que você reconheça a padronização do método.

Debate Será que todos os animais enxergam cores? Vídeo O Mago das Cores

Recursos Didáticos LDP Biologia LDP Física LDP Artes Livro Didático de Biologia (PNLEM)

TV Multimídia Vídeos Textos Jornalísticos (escolher)

Sugestões de atividades avaliativas para aulas posteriores * Debate sobre vídeo Instintos Sexuais Humanos com folhas 10 que proponha discutir a

influência do comportamento instintivo na cultura humana. * Análise do filme O óleo de Lorenzo (p.176 do LDP de Biologia)

* Exemplos de questões (antes): 1. Qual o tema central do filme? 2. O que você achou mais interessante no filme?

3. Escreva sobre o que você entendeu sobre a doença de Lorenzo. 4. Quais eram os sintomas da doença?

* Exemplo de questão (posterior) 1. Seria possível encontrar a cura para doenças como a ADL?

* Debate Raça x Racismo - Objetivo: compreender a espécie humana como única em toda a sua diversidade biológica e cultural.

Material * TV Multimídia * LDP de Biologia * Computadores/sala de informática

* Material para confecção de cartazes * revistas para recorte * Material de escritório (cola, tesoura,...)

* Discussão prévia sobre o conceito de espécie com o vídeo Dancem, macacos, dancem * Fechamento parcial com o vídeo Onde você guarda seu racismo?

* Conclusão com o vídeo Diversidade humana * Confecção de cartazes