II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O Rádio e o Desenvolvimento Infantil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Realidade dos Centros Urbanos
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Programas sociais para a infância
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
O NEPSO completa cinco anos no Pólo RS!
Educação no contexto do Trabalho
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
A noção de nautonomia, ou seja,
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Pastoral da Educação e da Cultura
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O Rádio e o Desenvolvimento Infantil

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL De que rádio estamos falando ? Presença 90% IBGE 2003 Linguagem oral amplificada O rádio como um bom lugar para se conversar, sobre a vida e o mundo, sobre os seres humanos e sua história. Uma conversa que se projeta do estúdio para a rua, da rua para os lares, das casas para os estúdios, estabelecendo uma interação social potencialmente capaz de provocar o pensamento crítico e fortalecer os sonhos, sempre atuais e desafiadores de transformação da realidade. Encontro de locutores e ouvintes Radialista profissional e cidadão

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Múltiplas possibilidades de ações comunicativas Programações mobilizadoras Contribuição para a qualidade de vida das pessoas O papel social do radialista

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O diálogo como tônica do discurso radiofônico Os desejos A pluralidade da fala social Interlocução radiofônica Espaço de participação individual e coletiva

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Uma voz disposta a esclarecer Serviço de interesse público O contexto de cada problema A crítica responsável Cuidados essenciais Ação concreta em defesa da vida

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Agente de mobilização social Relação de confiança com os ouvintes Estimular a valorização da cultura local As mudanças de hábitos e comportamentos Multiplicador de informações Apoio a projetos e políticas públicas

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O rádio e a criança em defesa da vida A infância como um momento especial da vida As responsabilidades da família e do Estado Forma diferente de comunicação Competências cognitivas / lúdicas com graus progressivos de autonomia (Vital Didonet) Desenvolvimento infantil / quebra da transmissão intergeracional da pobreza e construção dos fundamentos da paz (Unicef)

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Competências Sociais Investimento da família e da sociedade A família é a instituição mais competente A família como provedora das necessidades básicas das crianças nos primeiros anos de vida. Competências da comunicação social O alcance social do rádio O rádio, o radialista e a infância

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL As oficinas Rádio pela Infância SP, PA, BA, SE, MS e no RS Três vezes no RS / Projeto Primeira Infância Melhor A Cartilha e o CD Rádio pela Infância- Desenvolvimento infantil, destinados ao radialista O material educativo, editado pelo Unicef A Rede de Comunicadores Solidários

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL A capacitação do comunicador Sensibilização do comunicador Respeito às lógicas do rádio Todo o trabalho é conduzido a partir da cartilha Rádio pela Infância – Desenvolvimento Infantil Informações sobre o tema a partir do olhar de médicos, psicólogos, pedagogos e comunicadores CD com trinta spots: a) depoimentos de artistas; b) dramatizações sobre o dia-a-dia da criança na família, na escola e na comunidade

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL A capacitação do comunicador Condições básicas para o entendimento do radialista Motivação para mobilizar a comunidade para a causa da infância Atividade presencial / caráter de compromisso dos envolvidos Mútua aprendizagem / troca de experiências Trabalho em grupo / fortalecimento da articulação

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Oficina em construção coletiva 20 horas de trabalho com produção coletiva Programação prévia com espaços para a expressão das especificidades de cada grupo Oficina marcada por um clima de descontração e entrosamento do grupo Metodologia dialógica / exploração da brincadeira

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Oficina em construção coletiva Programas radiofônicos (spots, radioteatros, entrevistas, debates etc) fundamentados nas informações da Cartilha Rádio pela Infância- Desenvolvimento Infantil Consideração pelas peculiaridades da realidade local Priorização das próprias experiências Dinâmicas de grupo Da prática para a teoria

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Oficina em construção coletiva Espiral prática-avaliação/teoria-prática Aprender a fazer, fazendo e avaliando Vivência no rádio / técnicas radiofônicas

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Conquista da audiência / função educativa Interesse em continuar em articulação Criação de vínculos de Rede entre os comunicadores coletivo para troca de experiências Troca de materiais referentes ao assunto / outras oficinas

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O saber que nasce no dia-a-dia UCBC / ALER Considerando que as classes populares elaboram o seu saber a partir de experiências práticas Projeto Rádio pela Infância / Cerca de 300 comunicadores Ampliação dos espaços para a temática relacionada com a cidadania ligada à família e a infância

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O saber que nasce no dia-a-dia Os radialistas foram, aos poucos, descobrindo que atuar em defesa da causa da infância significa mudar a forma de ver o mundo Postura em defesa da vida

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL A redescoberta do sentido de atuar no rádio Numa oficina realizada em Belém do Pará, por exemplo, o radialista Edson Matoso, de larga experiência e bastante ouvido em todo o estado manifestou a emoção de estar redescobrindo o fazer rádio. Na minha vida de comunicador sempre soube que sem desgraça não tem audiência, porque nós radialistas só exaltamos o que não presta. Estou aprendendo que é possível fazer rádio de uma outra maneira, valorizando as boas iniciativas e outras fontes. Aprendi também que preciso repensar a forma de me relacionar com o meu filho de três anos.

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Perfil dos radialistas Sistematização dos dados de cinco estados:SP/BA/SE/MS/PA Perfil predominante do radialista: radialista com ensino médio concluído, que atua mais diretamente nas áreas de locução, produção e de jornalismo Cerca de 40% dos pesquisados nunca participaram de curso na área radiofônica Demonstraram grande interesse pela temática Perfil das emissoras: mais da metade dos participantes atuam em rádios comunitárias e cerca de 20% estão nas rádios comerciais

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Rede de Comunicadores Solidários O que é? Capacitadores: Ronízia Gonçalves, Nanci Alves, Andréa Pinheiro, Francisco Morais e Élson Faxina Assessoria de Pedro Sanchez, da Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica, ALER.

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Perfil dos radialistas Sistematização dos dados de cinco estados:SP/BA/SE/MS/PA Perfil predominante do radialista: radialista com ensino médio concluído, que atua mais diretamente nas áreas de locução, produção e de jornalismo Cerca de 40% dos pesquisados nunca participaram de curso na área radiofônica Demonstraram grande interesse pela temática Perfil das emissoras: mais da metade dos participantes atuam em rádios comunitárias e cerca de 20% estão nas rádios comerciais