Departamento do Ensino Secundário

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Transcrição da apresentação:

Departamento do Ensino Secundário

O que nos traz de novo a Revisão Curricular? 1. Organização curricular dos planos de estudo dos cursos Gerais e Tecnológicos 2. Permeabilidade entre os cursos Geral e Tecnológico 3. Carga horária e tempos lectivos 4. Área Projecto / Projecto Tecnológico 5. Valorização e reforço da dimensão experimental Departamento do Ensino Secundário

pretende-se que o ensino experimental seja uma realidade para todos 1. Organização curricular dos planos de estudo dos cursos Gerais e Tecnológicos Cursos Gerais Formação Geral Formação Específica vertente técnica e experimental pretende-se que o ensino experimental seja uma realidade para todos Área- Projecto Departamento do Ensino Secundário

No 12º ano passa a existir a disciplina de especificação 1. Organização curricular dos planos de estudo dos cursos Gerais e Tecnológicos Cursos Tecnológicos Formação Geral Formação Científico-Tecnológica No 12º ano passa a existir a disciplina de especificação As escolas podem propor outras especificações Projecto Tecnológico 10 e 11º anos - o projecto tecnológico está integrado na disciplina bienal de natureza prática ou teórico - prática (6h semanais) 12º ano (3h semanais) Departamento do Ensino Secundário

Certificação Profissional 2. Permeabilidade entre os cursos Geral e Tecnológico Curso Geral Curso Tecnológico Final do 11º ano 12º ano- reforço de 3h semanais na disciplina trienal da formação específica + 1,5h na opção sujeita a exame Final do 10º ano 11º ano- reforço de 3h semanais nas disciplinas de natureza Tecnológica ( distribuídas de acordo com as exigências de formação de cada curso) 12º ano- o plano de estudos não sofre alterações Diploma do Ensino Secundário Certificação Profissional de Nível III 1 ano após o 12º ano Departamento do Ensino Secundário

3. Carga horária e tempos lectivos Curso Geral (10º e 11º anos) 28h 30min (12º ano) 22h 30min. Curso Tecnológico 30h Tempos lectivos de 90 min. Objectivos no ensino-aprendizagem Motivar para que o aluno aprenda fazendo Aulas não expositivas de acordo com uma orientação construtivista Permitir diferentes tipos de trabalho prático Maior envolvimento dos alunos no desenho e no planeamento das actividades Departamento do Ensino Secundário

Porquê a realização de aulas experimentais? 3. Carga horária e tempos lectivos Este período de 90min permite: Uma gestão de programas de acordo com metodologias diversificadas experimentação de novas metodologias Porquê a realização de aulas experimentais? Antes da teoria motivar, identificar problemas e planear novas aprendizagens De forma integrada com a teoria construir conhecimentos e perspectivar a mudança conceptual do aluno, tendo em atenção as suas concepções alternativas. Depois da teoria comprovar, ilustrar e aplicar os conhecimentos previamente adquiridos Departamento do Ensino Secundário

3. Carga horária e tempos lectivos Pretende-se que a nova organização curricular conjugada com a unidade lectiva de 90 min facilite o ensino experimental e a integração da dimensão prática e teórica nas diferentes disciplinas Exige-se maior investimento em: recursos humanos recursos materiais nas escolas Departamento do Ensino Secundário

Algumas Finalidades 4. Área Projecto / Projecto Tecnológico Área inscrita no horário lectivo natureza inter- e transdisciplinar visa a realização de projectos concretos pelos alunos Algumas Finalidades Criar mais relações com o meio, aproximando a escola à comunidade e à sociedade em que se insere. Facilitar a aproximação dos alunos ao mundo do trabalho Mobilizar e integrar competências desenvolvidas no âmbito das diferentes disciplinas, na reflexão e resolução de problemas, e na interligação teoria/prática através da metodologia do trabalho de projecto. Elaborar produtos concretos- relatórios, ensaios, programas informáticos, filmes em suporte vídeo, páginas internet, expressando-se de forma adequada. Departamento do Ensino Secundário

O que está a ser feito? Elaboração de materiais de apoio para professores Colocação de um técnico de laboratório nas escolas secundárias Levantamento do apetrechamento das escolas- equipamento laboratorial e espaços (tipologias de laboratório) Formação de professores e acompanhantes locais da Matemática, do Português, das Ciências e do Ensino Tecnológico. Produção de brochuras no âmbito da formação no ensino experimental das ciências desenvolvida pelo DES Departamento do Ensino Secundário

Que desafios nos coloca a Revisão Curricular? Formação de professores (inicial e contínua) fundamental que os professores dinamizem os centros de formação de associação de escolas no sentido de existirem mais acções, directamente relacionadas com os novos planos curriculares. (sob a forma de oficinas de formação, círculo de estudos, …) Actualização científica contínua dos professores necessidade de recorrer aos inúmeros estudos sobre o Ensino das Ciências e sobre Ciências da Educação Departamento do Ensino Secundário

Que desafios nos coloca a Revisão Curricular? Maior cooperação entre professores e uma contínua auto-reflexão sobre o seu desempenho Explicitação do núcleo de aprendizagens fundamentais de cada disciplina Auto-formação e formação contínua ao longo da vida Ensino-aprendizagem diferenciado na sala de aula Valorização das componentes não disciplinares do currículo e das competências transversais comuns. Educação para a cidadania, competências no domínio das novas tecnologias, metodologia de projecto. Departamento do Ensino Secundário

Avaliação dos Alunos Modalidades de avaliação 1. Implica as modalidades diagnóstica, formativa e sumativa, sobre as disciplinas e áreas curriculares não disciplinares. Avaliação Diagnóstica - sempre que seja oportuno em todos os anos de escolaridade. Avaliação Formativa - contínua e sistemática, recorre a vários instrumentos de recolha de informação, adequa-se à diversidade de aprendizagem, regulação do ensino e da aprendizagem; planeamento e organização do currículo, auxiliar de decisões, continuidade e progressão na aprendizagem, identifica dificuldades, informa acerca do progresso dos alunos. Avaliação Sumativa - tem como principais funções classificação e certificação das aprendizagens dos alunos. Processa-se de duas formas: sumativa interna (professores e escola) e externa (serviços centrais do M.E.). Departamento do Ensino Secundário

Avaliação dos Alunos Modalidades de avaliação 2. A Avaliação Sumativa Interna formaliza-se em quatro momentos, a definir no calendário escolar: Dois momentos conducentes a uma classificação de frequência. Dois momentos para apreciação global das aprendizagens e progressos. 3. A Avaliação Sumativa Interna inclui a realização de Provas Globais: Cursos Gerais: 11º ano - disciplinas terminais das componentes de formação geral e especifica. 12º ano - disciplina de opção que não tenha Exame Nacional. Cursos Tecnológicos - 11º ano nas disciplinas terminais da componentes de formação geral e científico-tecnológica. Departamento do Ensino Secundário

Avaliação dos Alunos Modalidades de avaliação 4. A Avaliação Sumativa Externa compreende a realização de Exames Nacionais no 12º ano: Cursos Gerais: Língua Portuguesa. Disciplina trienal da componente de formação especifica. Disciplina de opção Cursos Tecnológicos: Disciplina trienal da componente de formação científico-tecnológica (a definir em cada curso). Departamento do Ensino Secundário

Avaliação dos Alunos Efeitos da avaliação O processo de Avaliação Sumativa permite tomar decisões nos domínios: da classificação em cada uma das disciplinas e áreas curriculares não disciplinares; da aprovação em cada uma das disciplinas e áreas curriculares não disciplinares; da progressão ao ano de escolaridade seguinte; da conclusão do Ensino Secundário. Departamento do Ensino Secundário

Muito grata pela vossa atenção! Departamento do Ensino Secundário