Inteligências Múltiplas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Relação professor/aluno
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
TEORIAS PSICOLÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Inteligência Emocional
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O que é relacionamento interpessoal?
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
Inteligências Múltiplas
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
EU COMIGO, AQUI E AGORA JOÃO JÚNIOR
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIA RACIONAL
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gestão de Vendas de TI Gestão de Gestão de Gestão de Vendas de TI
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Competências e Habilidades
Mente Positiva.
Competência Interpessoal
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Paciência Angústia Otimismo Criatividade Motivação Diálogo Aflição
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
A Genética e a Inteligência
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Transcrição da apresentação:

Inteligências Múltiplas HOWARD GARDNER PROFª DENISE FERREIRA

A teoria foi elaborada a partir dos anos 80 - em Harvard O estudo originou-se do desempenho profissional de pessoas que haviam sido alunos fracos. Gardener se surpreendeu com o Sucesso obtido por vários deles. PROFª DENISE FERREIRA

O pesquisador passou então a questionar a avaliação escolar! Concluiu que as formas convencionais traduzem a concepção vigente na escola tradicional, valorizando somente a inteligência lógico matemática e a lingüística. PROFª DENISE FERREIRA

Gardner ampliou o conceito de Inteligência Demonstrou que as demais faculdades também são produtos de processos mentais. Em sua opinião inteligência é: “a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário.” PROFª DENISE FERREIRA

Características das Inteligências O psicólogo estabeleceu alguns critérios para que a inteligência seja considerada como tal, desde sua possível manifestação em todos os grupos culturais até a localização de sua área no cérebro. Identificou oito inteligências, mas não considera este número definitivo. Atualmente defende a classificação da habilidade de desenhar como uma nona inteligência. PROFª DENISE FERREIRA

Tipos De Inteligência Lógico Matemática: é a inteligência que determina a habilidade para o raciocínio dedutivo, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números. PROFª DENISE FERREIRA

PICTÓRICA É a faculdade de reproduzir pelo desenho, objetivos e situações reais mentais. E também de organizar elementos visuais de forma harmônica, estabelecendo relações estéticas entre elas. PROFª DENISE FERREIRA

Musical Pessoa que organiza sons de maneira criativa, a partir da discriminação de timbres, tons e temas. As pessoas dotadas dessa inteligência geralmente não precisam da aprendizagem formal. PROFª DENISE FERREIRA

ESPACIAL Capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar desse modelo para orientar-se entre objetos ou transformar as características de um espaço. PROFª DENISE FERREIRA

LINGÜISTCA Habilidade de lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica e sintaxe), tanto na formal quanto na escrita. No caso de sociedades letradas. PROFª DENISE FERREIRA

CORPORAL CINESTÉSICA Especial habilidade para utilizar o próprio corpo. Envolve o autocontrole corporal quanto à destreza para manipular objetos. (cinestesia, sentido pelo qual se percebe os movimentos musculares, peso, massa etc.) PROFª DENISE FERREIRA

Inteligência Emocional também chamada de Interpessoal e intrapessoal Entende-se o conjunto de habilidades para motivar-se e persistir frente as frustrações, controlar impulsos, canalisando emoções para situações apropriadas, praticar a gratificação prorrogada, motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos. PROFª DENISE FERREIRA

INTERPESSOAL É a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. PROFª DENISE FERREIRA

INTRAPESSOAL Capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitozamente na vida. Características das pessoas “ bem resolvidas.” PROFª DENISE FERREIRA

Inteligência Interpessoal No Trabalho 3. Empatia, sintonia pessoal, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) buscando canalizar interesses comuns, motivar, as pessoas que apresentam esses aspectos, geralmente são excelentes gerentes e vendedores. 4. Sensibilidade Social, detectando como as pessoas se sentem ou como são motivadas, ajuda a estabelecer harmonia interpessoal. PROFª DENISE FERREIRA

Inteligência Intrapessoal no Trabalho Conjunto de Habilidades de: 1. autoconhecimento emocional – reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. A falta de habilidade em reconhecer nossos verdadeiros sentimentos, deixa-nos a mercê de nossas emoções e isso é um risco na tomada de decisões em qualquer função dentro da organização. PROFª DENISE FERREIRA

Inteligência Intrapessoal no Trabalho 2. Controle emocional; Habilidade em lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os às situações. Pessoas pobres nessas habilidades afundam-se constantemente em sentimentos de incertezas, enquanto as com melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais rapidamente dos revezes e contratempos do trabalho se saindo melhor e conquistando promoções. 3. Automotivação - Dirigir as emoções a serviço de um objetivo mantendo-se no controle da situação. Pessoas com essa habilidade tendem a ser mais produtivas e eficazes. PROFª DENISE FERREIRA

NATURALISTA Associada a vida natural e vegetal, é também conhecida como inteligência ecológica ou biológica. Através de um programa de estimulação abre-se a compreensão do fenômeno da vida . PROFª DENISE FERREIRA

ROTA SECUNDÁRIA Sempre envolvemos mais de uma habilidade nas soluções de problemas, embora existam predominâncias. As inteligências se integram. Rota secundária se usa para, alcançar a principal, por exemplo: uma criança tem dificuldade para memorizar números, mas é musical, pode-se usar a música como rota secundária para ajudá-la na matemática. PROFª DENISE FERREIRA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aprendendo a identificar e a controlar a emoção, poderemos ser capazes de participar da vida em grupo, poderemos analisar e tentar resolver conflitos, diminuir a agressividade e encontrar o ponto gerador de paz. PROFª DENISE FERREIRA