DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Elisa Maria de Assis
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Contexto de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Mediação e Relações Pedagógicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Curso de Docência Universitária
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11 º Congresso Internacional ABED
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
A ATUAÇÃO DA EGAP/FUNDAP NA FORMAÇÃO DE TUTORES E A CUSTOMIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE. Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP Escola de Governo.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Laboratório de Ensino a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Papel do Tutor em EAD.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Curso de Doutorado em Educação - UFAL Seminário da disciplina: Avaliação da aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância fundamentada.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
O papel pedagógico do órgão gestor
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE: Desafios do Design Instrucional na Educação Superior II Encontro de DI XV CIAED – ABED Organizadoras: Profa. Dra. Vani Kenski Profa. Dra. Andrea Filatro Participação: Profa. Dra. Lucila Pesce (PUC/SP) lucilapoli@terra.com.br

Quem é o DI? Profissional que: Atua na interface dos contextos tecnológico, comunicacional e educacional. Compõe e, por vezes, orquestra equipes multidisciplinares: diálogo entre conteúdo, estratégias de planejamento, mediação e avaliação, recursos (tecnológicos e comunicacionais).

O que cabe ao DI? Pensar as concepções educacionais subjacentes aos desenhos didáticos dos cursos oferecidos. Ampliar o olhar para o contexto macro-estrutural em que se inserem tais cursos. Ter ciência das distintas propostas educacionais que amparam os cursos.

Atuar desfetichizando as TIC Ambigüidade das TIC: emancipação ou alienação. Emancipação: ajudam na democratização do acesso à informação e no diálogo entre indivíduos distantes geograficamente, mas com circunstâncias históricas semelhantes. Cristalização: manutenção do status quo, racionalidade instrumental dos princípios neoliberais. No entendimento dos limites e das possibilidades das TIC incide a atuação profissional teoricamente consistente e socialmente consciente.

Desenho Didático de cursos Treinamento Formação Vertente educacional instrucionista (transmissão da informação) Vertente educacional construcionista (construção histórica do conhecimento) Trabalhadores que lidam no plano operacional Alunos / Trabalhadores que lidam no plano simbólico DD auto-instrucional DD sócio-interacionista (cenários, situações-problema, projetos) Sem interação Interação (fórum, chat, webconference etc.) Avaliação somativa Avaliação formativa (processual e auto-regulador: portfólio, diário de bordo, memorial reflexivo etc.)

Referências Filatro (2004; 2008) Design Instrucional contextualizado Design Instrucional na prática Kenski (2005) Gestão e uso das mídias em EAD França (2008) Design Instrucional na EAD

Dimensões dos desenhos didáticos Dimensões dos desenhos didáticos de cursos online: (MARCO SILVA, 2008) Conteúdos de aprendizagem Propostas de atividades Atuação nas interfaces

Premissa Pensar nos desenhos didáticos de cursos online implica pensar a relação dialética de três elementos: (PESCE, 2008) Fundamentos Organização Docência

Determinantes circunstanciais da docência online: Fundamentos: materialização das concepções educacionais nos desenhos didáticos de cursos online. Organização: limites e possibilidades do meio digital, levando em conta os recursos interativos e imersivos da Web 2.0. Determinantes circunstanciais da docência online: a) Interações nos ambientes de rede b) Temporalidade da aprendizagem nestes ambientes c) Acompanhamento e avaliação da aprendizagem

Agir comunicativo habermasiano Interação dialógica freireana Dialogia bakhtiniana Interação dialógica freireana No intertexto, a fundamentação da proposta de desenhos didáticos dialógicos (PESCE, 2007)

Questões Existe uma filosofia e uma política de DI definida? Tais políticas ainda estão em processo de amadurecimento. Assumem outros papéis, para além do âmbito de atuação específica do DI.  Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/fmm.php?pwd=aa0fa4-8843

Questões Qual a relação do DI com a equipe? Há equipes por segmentos: graduação, espacialização (COGEAE)... As equipes são enxutas e têm uma relação intensa entre si e com os professores. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/fmm.php?pwd=aa0fa4-8843

Questões Quais as ferramentas utilizadas? 3 LMS: COGEAE, Teleduc, Moodle (hegemônica). Há tendência dos cursos migrarem todos para o Moodle, pela autonomia que o LMS dá aos professores para gerenciar seus cursos e atuar como conteudistas. LMS em cursos online e como apoio às aulas presenciais. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/fmm.php?pwd=aa0fa4-8843

Questões Quais os maiores desafios do DI? Continuar trabalhando no fortalecimento da cultura tecnológica dos professores e alunos da PUC/SP, criando materiais, oferecendo oficinas (fluência tecnológica nos LMS), auxiliando os alunos como usuários, dando suporte aos professores no gerenciamento de seus cursos (tendência dos professores em assumir a autoria dos cursos sob sua responsabilidade, com suporte dos DI). Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/fmm.php?pwd=aa0fa4-8843

Eixos Norteadores da Formação do DI Fundamentos Ontológicos e Epistemológicos Dispositivos e Interfaces PUC/SP Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais Especialização em Design Instrucional

Estéticas tecnológicas Planejamento / Desenvolvimento / Implementação Fundamentos Estéticas tecnológicas Cultura e tecnologia Sobrevôo em arte-tecnologia Hist. cult., cult. contemporânea Concepções epistemológicas Avaliação da aprendizagem em AVA Concepções clássicas em abordagens em EAD Principais vertentes e decorrências nos AVA Planejamento / Desenvolvimento / Implementação Currículo, planejamento, validação junto ao conteudista, TI e gestor

Dispositivos e Interfaces Design da Informação Ergonomia visual, arquitetura da informação Mídias Sistemas de hipermídia Orquestração harmoniosa nos AVA Do “material bruto” do conteudista para linguagens comunicacionais mais imersivas Dispositivos e interfaces Potencialidade de recursos como avatar, personagem, objetos de aprendizagem, mapas conceituais, análise de LMS

Desafios da Formação em DI na Educação Superior Formar profissionais aptos a desenhar cursos que refutem o agir instrumental e que busquem o agir comunicativo (Habermas, 2003). Responsabilidade social: atuação, para além dos aspectos técnicos e metodológicos. PUC/SP Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais Especialização em Design Instrucional

Desafios da Formação em DI na Educação Superior Formação do DI na PUC/SP (graduação e especialização): Atuar com densidade conceitual, consciência crítica e responsabilidade social. Formação ética e estética do DI: entre o epistemológico e o ontológico. OBRIGADA ! Lucila Pesce – lucilapoli@terra.com.br

Bibliografia FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2004. ______. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education, 2008. FRANÇA, George. Design instrucional na educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica. São Paulo: Esfera, 2007. HABERMAS, Jürgen. Agir comunicativo e razão descentralizada. Trad. L. Aragão. Revisão D. C. da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002. ______. Consciência moral e agir comunicativo. 2ª ed. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. KENSKI, Vani M. Gestão e uso das mídias em projetos de EAD. Revista E-Curriculum. São Paulo. v. 1, n. 1, dez-jul. 2005-06. http://www.pucsp.br/ecurriculum

Bibliografia PALLOFF, Rena & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. ______. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004. PESCE, Lucila. A formação ética e estética do profissional de EAD. Anais do XIII CIAED: em busca de novos domínios e novos públicos através da EAD. Curitiba, 2 a 5 de setembro de 2007. ______. Desenho didático de cursos online: um enfoque dialógico. Anais do XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 27 a 30 de abril de 2008. SILVA, Marco. O desenho didático: subsídios para uma pesquisa interinstitucional em ambiente online. Anais do XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 27 a 30 de abril de 2008.