AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONTRADIÇÕES DE UMA PRÁTICA Helena Maria Scherlowski Leal David - UERJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direitos étnicos e coletivos dos povos e comunidades tradicionais
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Modelo Assistencial Brasileiro
Organização do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
SAÚDE COLETIVA – UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE
Escola Técnica em Saúde
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Projeto Bandeira Científica
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Educação Permanente em Saúde :
Direito humano a alimentação adequada
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Habilidades em Comunicação V
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Bases da Promoção da saúde
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Introdução A Escola de Saúde Publica de Mato Grosso (ESPMT), vem atuando na formação de Indígenas a partir de 1987, onde iniciou a execução do Projeto.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
ESF Integralidade da assistência
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
REFORMA SANITÁRIA.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Políticas Públicas de Saúde: PSF
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
Administração do Terceiro Setor
Estratégia de Saúde da Família
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Transcrição da apresentação:

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONTRADIÇÕES DE UMA PRÁTICA Helena Maria Scherlowski Leal David - UERJ

Trabalhadores de saúde oriundos da comunidade existem em muitas culturas; exemplos documentados: Rússia, século XVII – treinamento de leigos para o cuidado a militares; China – após a revolução em 1949, o governo treinou os trabalhadores denominados médicos de pés descalços, cujo foco eram as áreas rurais distantes; Na América Latina, os chamados promotores de salud começaram a surgir na década de 50 (alguns associados a lutas camponesas ou indígenas, como a experiência de Chiapas na década de 60). Muito antes do PACS....

Trabalhadores que vêm da comunidade onde trabalham, Definidos para serem a instancia mediadora entre comunidade e serviços, Recebem treinamento para desenvolver ações de promoção e educação em saúde, e alguns serviços (de escopo limitado). Promovem a saúde junto a grupos que historicamente foram excluídos do acesso ao cuidado adequado; trabalham por uma oferta eqüitativa de serviços; Respondem de modo criativo à sua realidade local e nacional; Trabalham na perspectiva da Educação Popular. Características dos projetos iniciais

IV) É direito e dever dos povos participar individual e coletivamente no planejamento e na execução de seus cuidados de saúde; 5 – (Os cuidados primários de saúde...)Requerem e promovem a máxima autoconfiança e participação comunitária e individual no planejamento, organização, operação e controle dos cuidados primários de saúde, fazendo o mais pleno uso possível de recursos disponíveis, locais, nacionais e outros, e para esse fim desenvolvem, através da educação apropriada, a capacidade de participação das comunidades. Antecedentes - Alma-Ata (1978)

7 – Baseiam-se, nos níveis locais e de encaminhamento, nos que trabalham no campo da saúde, inclusive médicos, enfermeiros, parteiras, auxiliares e agentes comunitários,conforme seja aplicável, assim como em praticantes tradicionais, conforme seja necessário, convenientemente treinados para trabalhar, social e tecnicamente, ao lado da equipe de saúde e responder às necessidades expressas de saúde da comunidade.

Os projetos iniciais no Brasil: Formação política x formação técnica (o trabalho do ACS como luta/resistência); Conflitos em relação às concepções de APS (medicina pobre para pobres?); Conflitos em relação à prática profissional (identidade do ACS);

Os projetos iniciais no Brasil: Propostas de alcance local, lideradas por organizações religiosas, ONGs e outros; Formação política x formação técnica (o trabalho do ACS como luta/resistência); Conflitos em relação às concepções de APS; Conflitos em relação à prática profissional (identidade, espaço e regulação do trabalho);

Processo histórico dos ACS – marcos: Estruturação dos Programas Nacionais (PNACS, PACS) – final década 80, início 90; Expansão da cobertura até meados dos anos 90; Integração ao PSF após a NOB-96; Profissionalização (no âmbito exclusivo do SUS).

Em relação aos pressupostos históricos.... Quanto ao seu papel mediador situando-a em relação à mudança de modelo assistencial......discutindo o papel do ACS na equipe multidisciplinar... Discutindo o caráter transitório do PACS... Podemos problematizar a prática do ACS...

Lógica da comunidade x controle sanitário do Estado; Educador popular x repassador de informações; Trabalhador visto na sua integralidade x mão-de-obra de baixo custo. Quem é, e quem poderia ser o ACS?