Desmistificando a Psicologia Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II A PSICOLOGIA APLICADA AO CONTEXTO ORGANIZACIONAL/ OBJETIVOS
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Qualidade de vida no Trabalho
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
PESQUISA.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
Classificação dos Transtornos Mentais
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Psicopedagogia Clínica Institucional
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
NORMAL E PATOLÓGICO O CONCEITO DE SAÚDE E DE NORMALIDADE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CRÍTICA À ABORDAGEM TRADICIONAL NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Pesquisa: Conceitos e Definições
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
PSICOPEDAGOGIA.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
PSICOMOTRICIDADE.
Terapia cognitivo comportamental
A Psicologia ou as Psicologias
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Atendimentos breves Aconselhamento psicológico
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Aplicação da Psicanálise
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Estratégias Cognitivas
 O que é senso comum – realidade cotidiana; conhecimentos aprendidos por tradição, intuição. Ex.: atravessar rua, tudo que cai vai para o chão.  O que.
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica
Saúde mental.
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
Psicodiagnóstico.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Prof. Vinicius Padilla PRÁTICA DA PSICOLOGIA CLÍNICA EM HOSPITAIS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Desmistificando a Psicologia Organizacional

A Psicologia como profissão Que profissão é essa? Reconhecida pela Lei 4.119 de 1962 Curso de graduação e se registram no CRP De acordo com a Lei: O exercício da profissão está relacionado ao uso de métodos e técnicas da Psicologia para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.

Formalidades à parte... Dúvidas comuns: O psicólogo advinha o que os outros pensam? Quando fazemos um curso de Psicologia, passamos a nos conhecer melhor? Que diferença há entre a ajuda prestada por um psicólogo e um bom amigo?

O que diferencia o trabalho do psiquiatra do trabalho do psicólogo? Qual a finalidade do trabalho do psicólogo? Quais as área e os locais em que o psicólogo atua? Há usos e também abusos da Psicologia?

O Psicólogo não adivinha nada !! Dispõe de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o que o outro diz, compreender as expressões e gestos que o outro faz, integrando tudo isso em um quadro de análise que busca descobrir as razões dos atos, dos pensamentos, dos desejos, das emoções.

Possui instrumentos teóricos para desvendar o que está implícito, encoberto, não-aparente. Para trabalhar precisa que as pessoas falem de si e junto com o paciente desvendar razões e compreender dificuldades intervenção

A Psicologia ajuda as pessoas a se conhecerem melhor Ciência permitiu-nos ter um conhecimento abrangente sobre o homem: Suas emoções, sentimentos, comportamentos, desenvolvimento e suas formas de aprender; Conhecemos suas inquietações, vivências, angústias, alegrias. Ainda há muito o que conhecer sobre o psiquismo humano.

O aprendizado do conhecimento científico permite um conhecimento sobre si mesmo ! Biologia História Economia ...

Psicólogo ≠ de um bom amigo Utiliza o conhecimento científico na intervenção técnica Dispõe de técnicas e de instrumentos apropriados cientificamente elaborados para diagnosticar, e um modelo de interpretação e intervenção.

Intervenção é intencional, planejada e fundamentada no campo da Ciência. Amigo: não planeja sua intervenção, não usa de conhecimentos específicos nem pretende diagnosticar ou intervir em algum aspecto crucial.

Amigos Religião Ciências Tentativas de melhorar a vida que não devem ser confundidas com a atuação especializada do psicólogo

A Psicologia em seu desenvolvimento histórico como ciência, criou teorias explicativas da realidade psicológica, ou descritivas do comportamento, bem como técnicas e métodos próprias de investigação.

Possui instrumentos próprios para obter dados da vida psíquica: Testes psicológicos Técnicas de entrevista (individual/grupal) Técnicas de observação e registro de dados

Os dados são compreendidos a partir de modelos de análise. Ex.: Psicanalítica – análise dos sonhos pela associação livre.

A partir dos dados pensará na intervenção: Terapia (rogeriana, psicanalítica, comportamental, psicodrama), Treinamento, Trabalho de orientação de grupo, no sentido da promoção da saúde.

Psicólogos e Psiquiatras Psicologia conhecimentos permitiram realçar a existência de uma “normalidade”, e compreender os processos e o funcionamento psicológicos Psiquiatria sistematização do conhecimento, dos aspectos e funcionamento que se desviavam de uma normalidade.

Sigmund Freud responsável pela aproximação das duas áreas Postulou: o patológico não era mais do que uma exacerbação do funcionamento normal Porém na década de 50, no século XX, o desenvolvimento da psicofarmacologia ocasionou distanciamento entre a Psicologia e a Psiquiatria

A finalidade do trabalho do Psicólogo Promover a saúde: OMS – “estado de bem-estar físico, mental e social” Pensar a saúde dos indivíduos significa pensar as condições objetivas e subjetivas de vida, de modo indissociado.

Também intervém de forma curativa através de terapias verbais ou corporais; sem valer-se de medicamentos Prática caracterizada pela aplicação de conhecimentos psicológicos, junto a indivíduos, grupos e instituições, Objetivo: autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, grupal e institucional -> promoção da saúde

Compreender-se como síntese de muitas determinações Psicologia Objeto de estudo -> fenômenos psicológicos Processos internos do indivíduo Subjetividade Compreender-se como síntese de muitas determinações

Áreas de atuação do Psicólogo Clínicas psicológicas, Hospitais, promover saúde Ambulatórios e Centros de Saúde

Instituições Educacionais (creches,orfanatos, escolas,etc.) Processo pedagógico Empresa ou Indústria Processo produtivo

Sindicatos, centrais sindicais, centro de referência dos trabalhadores, núcleo de pesquisa do trabalho... Diferentes campos de atuação levam à construção de conhecimentos específicos de cada campo

Principais aplicações do estudo do comportamento Pedagogia, Medicina, Direito, Esporte, e nas ...

Organizações Considera as pessoas em circunstâncias de trabalho e oferece informações sobre o contexto no qual a empresa se encontra inserida (clientes, fornecedores, grupos políticos,etc.) “Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário. Esta atividade permanece no domínio da psicologia clínica.”(Spector,2002,p.5)

Usos e Abusos da Psicologia Práticas repressivas que podem existir nas escolas, presídios, instituições educacionais e/ou de reabilitação, hospitais psiquiátricos, etc.