Meta-análise em Medicina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Passos para preparar e manter revisões sistemáticas
Advertisements

Técnico em enfermagem do trabalho
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS EM PSIQUIATRIA SOCIAL E COMUNITÁRIA
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Tipos de Pesquisa Clínica
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica
Metodologia Científica
Metodologia Científica
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Estudos de Prevalência
Métodos de Investigação Epidemiológica em Doenças Transmissíveis
PROCESSO DE REVISÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS
Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores
Inferência causal & principais tipos de estudos
Ensaios Clínicos.
Quantitativo-Qualitativo:
Estudos de Caso-Controle
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Medicina baseada em evidências
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Grau de Recomendação & Nível de Evidência
Introdução à pesquisa clínica
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Fundamentos de Metodologia
Metodologia de Pesquisa
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Introdução à Estatística
1/10 Avaliação da estrutura do resumo de 67 temas livres Maceió 2007 Aldemar Araujo Castro.
Revisão Sistemática e Metaanálise 2014
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Tipos de Estudos Epidemiológicos
A estatística nas investigações cientificas em saúde: usos e abusos
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
Título do projeto Nome do aluno e filiação (formação principal e vínculo) Nome do orientador (formação principal e vínculo)
FICHAMENTO.
Análise de sobrevida 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Entrevista.
Principais tipos de estudo descritivos
Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP.
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Ensaio clínico controlado
Uma proposta para organizar Avaliação:
Resumo – principais tipos de estudo
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009.
VIII Curso de Metodologia Científica do IMIP
Ensaio clínico controlado
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
Erros sistemáticos – viés de aferição
estudos longitudinais
ESTUDOS DE COORTE E CASO-CONTROLE
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Finalidades da pesquisa científica
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Ciências Cirúrgicas) Coordenador: Prof. Dr. Alberto Schanaider.
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
Transcrição da apresentação:

Meta-análise em Medicina Uma breve introdução HJM

Meta-análise - Uma definição Os primeiros estudos de meta-análise surgiram nas áreas de Psicologia e Educação, na década de 70. Glass define meta-análise como “Uma análise estatística de uma grande coleção de análises, resultante de estudos individuais com o propósito de integração dos resultados” Educ Res 5:3-8, 1976.

Meta-análise - Uma definição Assim, podemos “entender” meta-análise como uma integração (estatística) de estudos independentes do mesmo tópico. Mas, ressalte-se, uma integração estatística de resultados, e não de observações individuais. Assim, a unidade de análise é uma estatística.

Meta-análise em Medicina - Uma definição Em Medicina e Saúde, meta-análise é uma avaliação sistemática, organizada e estruturada com uma síntese de um problema de interesse, baseada em muitos estudos independentes sobre esse problema (como causa de uma doença, efeito de tratamento, método diagnóstico, prognóstico, etc..) Jenicek, M. 1995.

Meta-análise em Medicina - Componentes Meta-análise em Medicina tem dois componentes: Meta-análise qualitativa - compreende uma aplicação sistemática e uniforme de critérios pré-determinados de qualidade (como como consistência dos dados, ausência de vieses, erros aleatórios, análise estatística adequada, e adequação da interpretação).

Meta-análise em Medicina - Componentes Meta-análise quantitativa: No sentido original, é uma integração estatística de uma informação numérica (uma estatística) sobre um assunto determinado, a partir de vários estudos independentes. A homogeneidade dos achados ou a avaliação do tamanho do efeito (RR, OR, FE).

Meta-análise em Medicina - Componentes Num sentido epidemiológico, os resultados de estudos diferentes tornam-se uma nova unidade de observação e o objeto do estudo é um novo conjunto de dados. É um estudo de estudos, ou uma epidemiologia dos resultados. Um terceiro componente seria a integração dos achados qualitativos com os quantitativos.

Meta-análise em Medicina - Objetivos Os objetivos principais de uma meta-análise em Medicina seriam: Confirmar uma informação; Encontrar erros; Buscar achados adicionais (indução); Encontrar novas idéias para pesquisas adicionais.

Meta-análise em Medicina - Um viés meta-analítico Rosental (1979) chamou a atenção para o problema dos trabalhos não publicados. Em psicologia e educação, assume-se que os estudos não publicados, na sua maioria, confirmam a hipótese nula (são resultados negativos). A “Cochran’s library” já cataloga estudos não publicados.

Meta-análise em Medicina - Métodos Uma meta-análise quantitativa em Medicina pode ser definida como uma avaliação sistemática e uniforme de dimensões. Pode ser medida atrvés dos estudos como: magnitude de um problema de saúde; força ou especificidade de uma relação causal em pesquisa etiológica;

Meta-análise em Medicina - Métodos Força ou especificidade do impacto de uma medida de intervenção preventiva ou terapêutica; Validade interna ou externa de instrumentos clínicos (e.g. métodos diagnósticos); Custos e benefícios de métodos diagnósticos e tratamentos.

Meta-análise em Medicina - Métodos Há três abordagens principais na estimação do tamanho do efeito entre os vários estudos: Médias dos resultados dos estudos originais; Método de Mantel-Haenszel para observações estratificadas; Recomendações de Cochran para combinar taxas de ensaios clínicos individuais.

Meta-análise em Medicina - Métodos Metodogias alternativas: Uma metodologia baseada na abordagem empírica de Bayes já foi proposta para avaliação de benefícios e riscos de cirurgias (Gilbert, McPeek, Mosteller, 1977); Modelagem do tamanho do efeito ou métodos de meta-regressão (Greenland e Rothman, 1998).

Meta-análise em Medicina - Métodos O método do Odds Ratio típico ou Odds Ratio através de estudos (Mantel-Haenszel): Dos componentes básicos de análise apresentados nos estudos originais, como valores esperados e observados, e sua variância, número total de pacientes, número de pacientes em cada grupo, informações resumidas são obtidas através dos estudos

Meta-análise em Medicina - Métodos GT = total de O-E; VT= (S V O - E); TOR = exp (GT/VT) log TOR = GT/VT; TOR95%= exp(GT/VT  1,96 VT)

Meta-análise em Medicina - Métodos Já a meta-análise qualitativa em medicina pdoe ser definida como “um método de avaliação” da importância e relevância da informação médica, pela aplicação de critérios pré-estabelecidos de aceitabilidade”.

Meta-análise em Medicina - Objetivos da análise qualitativa Determinar a prevalência, homogeneidade e distribuição de atributos de qualidade; Expandir o conhecimento de dados ausentes ou imperfeitos; Avaliar e interpretar “outliers”.

Meta-análise em Medicina - Métodos Há vários métodos para se avaliar a qualidade da informação dos estudos originais. O grupo da McMaster usa um critério de complacência para estudos científicos baseado na validade interna e externa, critérios de inclusão e exclusão claramente definidos e descrição clara dos procedimentos de acompanhamento.

Meta-análise em Medicina - Critérios de qualidade Também os estudos de meta-análise devem ser avaliados segundo critários bem estabelecidos, como: uma lista dos estudos integrados; critérios de seleção e avaliação dos estudos; decrição clara da metodologia da meta-análise; apresentação de todos os resultados qualitativos e quantitativos da meta-análise.