GOVERNANÇA GRUPO ELETROBRÁS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
A Importância da Contabilidade
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
W B solutions on demand.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Atributos Modelo de Gestão Estratégico Integração de disciplinas
Perspectivas do Setor Elétrico Brasileiro
Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
BRASIL Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
Estágio Supervisionado
Responsabilidade Social 1º Encontro de Fornecedores da ELETROSUL Florianópolis – SC 11 de novembro de 2010.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Estrutura do Comitê. Estrutura do Comitê Missão Sistematizar e disseminar ações voltadas à excelência em gestão e competitividade nas organizações.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS VIII Encontro Anual CEMIG / Mercado de Capitais Uberlândia - MG 06 de Junho de 2003 Paulo Eduardo.
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2010
Organizando empresas para multiplicar resultados
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Índice de Sustentabilidade Empresarial
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Pauta Fundamentos, objetivos, funções e ambiente da administração financeira Evolução da administração financeira Administração financeira contemporânea.
Departamento Jurídico-Financeiro
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Aula 04 Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
Planejamento Financeiro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Planejamento e Responsabilidade Social
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS COMUNIDADE ACI. Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf.
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
Administração financeira
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Diagnóstico Organizacional
Governança Corporativa
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
MESTRADO PROFISSIONAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
BSC Jefferson Bueno.
Consultoria Empresarial e Educacional
Análise das Demonstrações Contábeis
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Sejam bem vindos. P. E. Finanças Carga horária: 18 horas aula; Ementa: Conceito de finanças. Planejamento Orçamentário. Controle do Fluxo de Caixa. Custos.
Administração Financeira e Orçamentária I
Curitiba | 21.novembro.2012 | Associação Médica do Paraná Bernardo Soares Assessoria de Responsabilidade Social Itaipu Binacional Sustentabilidade e Relatórios.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
1 Eletrobrás A energia que movimenta o Brasil COMISSÃO DA AMAZONIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Transcrição da apresentação:

GOVERNANÇA GRUPO ELETROBRÁS

57% Linhas de Transmissão do SIN Grupo Eletrobras - Sistema Elétrico Nacional 57% Linhas de Transmissão do SIN 38% Capacidade Geradora Instalada do Brasil Eletronorte Chesf LT (km) Cap. Inst. (MW) Furnas 19.440 8.921 Chesf 18.260 10.618 Anotações: ______________________________________________________________ Eletronorte - Interligado 7.841 7.245 Furnas Eletronorte - Sist. Isolado 2.641 1.476 Eletrosul 9.107 - Eletronuclear Eletronuclear 2.007 37.757 - 57.289 CGTEE Itaipu 490 7.000 Itaipu Eletrosul CGTEE

CONTROLADORA ELETROBRAS GRUPO ELETROBRÁS CONTROLADORA ELETROBRAS VISÃO Ser referência internacional no negócio de energia, líder no setor de energia elétrica no Brasil e na América Latina até 2020 Ser referência mundial no negócio de energia elétrica, com eficiência empresarial, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental MISSÃO Criar, ofertar e implementar soluções para a oferta de energia elétrica, atuando de forma sinérgica, com excelência empresarial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade Criar, ofertar e implementar soluções que atendam os mercados nacional e internacional de energia elétrica, atuando com excelência empresarial, com rentabilidade e responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde venha a atuar

Orçamento Empresarial ( resultados ) GRUPO ELETROBRÁS Ambiente de compromissos empresariais: Diretrizes de Negócios e de Responsabilidade Social e Ambiental Acordo de Metas da Eletrobrás com controladores ( Cons. Adm. Eletrobras ) Acordos de Metas (Físicas e Financeiras) da Eletrobrás com suas Empresas Controladas Orçamento Empresarial ( resultados ) 30/11/2006

Comitê de Investimentos da Eletrobrás e de suas controladas GRUPO ELETROBRÁS Comitê de Investimentos da Eletrobrás e de suas controladas Comitê de Sustentabilidade Empresarial - Pacto Global da ONU - Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BOVESPA - Dow Jones Sustainability Index (DJSI) Critérios para Nomeação e Obrigações dos Conselheiros da ELETROBRÁS (para aprovação )

REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DIRETORIA FINANCEIRA e de RELAÇÃO COM MERCADO 30/11/2006

OBJETIVOS : Melhoria da gestão e do resultado. Transparência das Ações Competitividade para negociação (Novos Negócios) Planejamento do risco e rentabilidade Integração da captação e aplicação Administração da carteira de ações Aperfeiçoamento do orçamento empresarial; Enfoque para acionista e para mercado Gestão tributária Gestão do giro: aplicação curto prazo e adimplência

ASPECTOS DESTACADOS: Direcionamento Estratégico dos Negócios; Gestão corporativa das subsidiárias controladas em novo ambiente de compromisso e competitividade; Foco no Plano de Metas com Avaliação dos Resultados; Aderência dos processos à Lei Sarbanes Oxley.

MACRO-FUNÇÕES: Desenvolvimento de Negócios - DFN: Planejamento risco, negociação de captação e aplicação Administração de Investimentos - DFI: Carteiras de Ação e de Financiamento (ATIVOS) Administração de Recursos de Terceiros – DFT: Compulsório, dívida financiamento e recursos setoriais Administração de Capital de Giro – DFG: Caixa, recebimento, pagamento e cobrança Planejamento Orçamentário – DFO: Orçamento empresarial e orçamento federal Contabilidade e Administração Tributária – DFC: Administração do Capital Social – DFS: Acionista e relação com mercado (relatório administração)

Organograma: